Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Normas e Procedimentos / Orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Modelo de Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve conter todos os itens definidos no Modelo de Trabalho de Conclusão de Curso do PPGSTEH e a classificação do produto acadêmico de acordo com a classificação vigente da CAPES. O resumo do produto também deve seguir o modelo do PPGSTEH.

Evite expor dados pessoais, como endereço, telefone, CPF, entre outros, no TCC.

A versão do final do TCC deve ser entregue no padrão PDF/A, conforme tutorial disponível abaixo.

Links:

Manual para elaboração e normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso

A organização e a formatação do TCC (layout, numeração de páginas, citações, referências, etc.) deverão seguir as orientações presentes no manual elaborado pela Biblioteca Central da UNIRIO.

Link: Manual para elaboração e normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso da Biblioteca Central UNIRIO

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica é um elemento obrigatório e deve constar no verso da folha de rosto do TCC. A Biblioteca da UNIRIO disponibiliza um sistema para geração de ficha catalográfica para a produção acadêmica da UNIRIO.

Link: Sistema de geração de ficha catalográfica

Citação da UNIRIO em publicações científicas

Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades realizadas ou financiadas, integral ou parcialmente, pela UNIRIO, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, conforme Instrução Normativa PROPGPI nº 4 de 10 de agosto de 2022 (clique para visualizar).

Trabalhos desenvolvidos no Hospital Universitário Gaffré e Guinle

Os trabalhos que tenham sido desenvolvidos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) de forma integral ou parcial deverão fazer referência à Instituição de forma padronizada, de acordo com a Orientação - SEI nº 1/2022/GEP/HUGG-UNIRIO / EBSERH (clique para visualizar).

Financiamento CAPES

Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. (Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018). Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"