Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Histórico do Programa

Histórico do Programa

Descrição do Curso

MESTRADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL

 

O Mestrado Profissional é uma proposta que se consolida há mais de 10 anos no Brasil. É regulado pela Capes por meio da Portaria Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União (23/06/2009).  Esta portaria define o Mestrado Profissional como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu.

De acordo com esta mesma Portaria, o título de mestre obtido nos cursos de Mestrado Profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

O diferencial do Mestrado Profissional em relação ao mestrado acadêmico é que ele visa à intervenção para resolução de problemas identificados exclusivamente na prática profissional assistencial. Portanto, busca capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR (PPGSTEH)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, criado pelo processo nº 23102002396/2012, é coordenado pela professora Dra. Karinne Cristinne da Silva Cunha e oferece o curso de Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, estando a Profª Dra. Danielle Galdino de Paula como coordenadora

Missão

A ideia deste Mestrado Profissional foi sonhada há quatro anos influenciada por Mestrados Profissionais já existentes, com os quais queríamos partilhar o mesmo espaço numa perspectiva interdisciplinar e criar um modelo de programa que associava SAÚDE e ARTE para pensar o CUIDADO e as TECNOLOGIAS - inovadas e/ou criadas.

A perspectiva desta proposta é articular profissionais de diferentes áreas da saúde e construir um modelo de pensar e fazer fundamentado nos princípios da interdisciplinaridade. O interesse em propor o Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia, de caráter profissional, fundamenta-se nas considerações e metas a seguir:

Fortalecer e ampliar o movimento, no espaço hospitalar de produção de tecnologia forjada no próprio hospital como laboratório de produção de conhecimento e tecnologia numa prática interdisciplinar qualificada.

 

Manter os profissionais interessados no desenvolvimento de estudos que os encaminhe à produção de tecnologias ou de inovações que beneficiem toda a sociedade e em especial aqueles que procuram hospital.

 

Fortalecer a prática interdisciplinar qualificada e ampliar a articulação entre a UNIRIO e instituições de ensino e de fomento a fim de fortalecer a demanda dos profissionais e prepará-los para olhar e viver o mundo sob a ótica da integração entre sabe, pensar e fazer fora do seu território profissional.

 

Criar um núcleo como um órgão de apoio à divulgação considerando a interdisciplinaridade, a epidemiologia, a bioestatística e a inovação tecnológica como marco de trabalho e de produção.

Princípios

A intenção principal do PPGSTEH fundamenta-se nos princípios:

 

Criação de uma linguagem e comportamento que contribua com o processo de criação-ação;

 

Preparo dos profissionais de saúde da área hospitalar para uma ação de diagnosticar, intervir e cuidar buscando a minimização de RISCOS ou resolutivas deles quando identificados;

 

Fortalecimento da filosofia interdisciplinar entre saberes e práticas que resultam em produção de conhecimento, melhoria do espaço hospitalar, do ensino e da extensão Universitária.

Objetivos

Qualificar profissionais que trabalham no Espaço Hospitalar para a aquisição de um alto nível de competência no desenvolvimento de suas habilidades práticas na área da saúde que sejam capazes de:

Desenvolver estudos interventivos a partir de evidências identificadas na prática que resultem em benefícios não só para área de conhecimento de cada um, mas para os clientes que serão atendidos por eles.

Contribuir para o desenvolvimento teórico da área de Saúde no Espaço Hospitalar, de forma a aprofundar e ampliar as bases teórico-conceituais e metodológicas sobre as quais se assentam as ações de cuidado, diagnóstico e tratamento nos diversos espaços hospitalares.

Desenvolver pesquisas condizentes com as funções e atuais exigências do cuidado em Hospitais.

Atender a orientação de produção de inovação tecnológica (dura, leve-dura, leve) no espaço hospitalar a partir de evidências identificadas.

Propor estudos/projetos a partir do conhecimento fundamentado na metodologia Científica, Epidemiologia e Bioestatística.

Área de Concentração

Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar

Diagnóstico, intervenção, tratamento e cuidados para clientes internados ou ambulatoriais com ou em desvio de saúde e a gestão dos serviços, do ambiente e dos cuidados no Espaço Hospitalar e desenvolvimento de tecnologias leves, leve-dura e dura.

 

Linhas de Pesquisa

 

Políticas e Tecnologias em Saúde no Espaço Hospitalar

Espaço de apresentação e discussão das Políticas Públicas para a Saúde e das Políticas Inovacionais como produtos pensados e criados no âmbito do Espaço Hospitalar e do Gerenciamento de cuidados para os clientes em situações diversas quando internados (clínicos, cirúrgicos e situações de alta complexidade, obstétricas e pediátricas).

Cuidado em Saúde no Espaço Hospitalar- Diagnóstico, Tratamento e Intervenção

Espaço de ação-reflexão-ação sobre efeitos dos cuidados a partir de evidências identificadas nas práticas dos Profissionais de Saúde que trabalham no Espaço Hospitalar, onde o objeto/sujeito de investigação são clientes em situações diversas de desvio de saúde.