Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / 2022 / Convidados

Convidados

Salomea Gandelman - homenageada

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982), Especialista em Piano - UFRJ (1951), Bacharel em Piano e Licenciatura em Música - UFRJ (1949). Fundadora dos Seminários de Música PRO-ARTE, Diretora do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Decana do Centro de Letras e Artes e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO (PPGM-UNIRIO), onde atua como membro permanente. nas áreas de Práticas Interpretativas e Música e Educação. Neste Programa, exerceu o cargo de coordenadora, foi editora-chefe do periódico Cadernos do Colóquio. Foi Vice Presidente da ANPPOM e atua como consultora para a CAPES e o CNPq, além de parecerista para periódicos da área de Música. Pesquisa principalmente a obra de compositores brasileiros contemporâneos, atualmente focalizada em questões rítmicas na escrita de Almeida Prado e na relação entre cognição e a prática da poliritmia. Em dezembro de 2013 recebeu o título de Professora Benemérita da UNIIRIO. Em março de 2019 foi eleita para a cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Música.

 

Conferência Magna - Macos Balter (Columbia University)

Marcos balter

Elogiada pelo The Chicago Tribune como “minuciosamente trabalhada” e “totalmente adorável”, The New York Times como “extravagante” e “surreal”, e The Washington Post como “sombria e profundamente poética”, a música do compositor Marcos Balter (n. 1974, Rio de Janeiro, Brasil) é ao mesmo tempo emocionalmente visceral e intelectualmente complexa, principalmente enraizada em manipulações experimentais de timbre e hiperdramatização de performances ao vivo.

Apresentações recentes incluem um Miller Theatre Composer Portrait em 2018 e aparições no Carnegie Hall, Köln Philharmonie, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, ArtLab na Universidade de Harvard, Lincoln Center, Walt Disney Hall, Teatro Amazonas, Sala São Paulo, Park Avenue Armory, Teatro de Madrid, Bâtiment de Forces Motrices de Genève e o Museu de Arte Contemporânea de Chicago. Aparições recentes em festivais incluem as do Tanglewood Contemporary Music Festival, Ecstatic Music Festival, Acht Brücken, Aldeburgh Music Festival, Aspen, Frankfurter Gesellschaft für Neue Musik, Darmstadt Ferienkurse e Banff Music Festival.

Honras anteriores incluem bolsas da Fundação John Simon Guggenheim, Fundação Civitella Ranieri e Tanglewood Music Center (Leonard Bernstein Fellow), bem como encomendas da Filarmônica de Los Angeles, Chicago Symphony Music Now, Meet the Composer, Fromm Foundation at Harvard, The Holland/America Music Society, The MacArthur Foundation e Art Institute of Chicago. Seus trabalhos são publicados pela PSNY (Schott), e gravações comerciais de sua música estão disponíveis através da New Amsterdam Records, New Focus Recording, Parlour Tapes+, and Navona Records.

Os destaques em 2019-2020 incluem convite para residências na Stanford University, Harvard University, University at Buffalo, University of California San Diego, Yellow Barn e Egelsholm Castle, um novo trabalho para o contratenor Anthony Roth Constanzo e o Shanghai Quartet encomendado pela Phillips Collection e Chamber Music America, novo trabalho para o violoncelista Jay Campbell e o pianista Conor Hanick encomendado pelo 92Y, o lançamento da gravação ao vivo de “Pan” da flautista Claire Chase no Meyer Sound Studio, e apresentações do JACK Quartet, do International Contemporary Ensemble (ICE ), Constellation Chor, nois saxophone quartet, Los Angeles Chamber Orchestra, San Francisco Symphony's Soundbox Series, entre outros.

Colaboradores recentes incluem a banda de rock Deerhoof, o dj King Britt e Alarm Will Sound, yMusic e Paul Simon, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, American Contemporary Music Ensemble, American Composers Orchestra e os maestros Susanna Malkki, Steven Schick e Karina Canellakis.

Tendo lecionado anteriormente na Universidade de Pittsburgh, Northwestern University, Lawrence University, Columbia University e Columbia College Chicago, ele é atualmente Professor Associado de Composição Musical na Montclair State University e pesquisador convidado na Universidade da Pensilvânia (outono de 2019). Atualmente vive na cidade de Nova York.

https://marcosbalter.com

Adriana Rodrigues Didier (CBM/Fladem)

adriana

Presidente do FLADEM (Internacional) Foro Latinoamericano de Educación Musical. Doutora em Música (UNIRIO), Mestre em Música e Educação (UNIRIO), graduada em Musicoterapia e licenciada em Música (Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário CBM CEU). Membro do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) da UNIRIO. Coordenadora da Especialização em Educação Musical, parceria FLADEM/Fladem Brasil e CBM CEU. Professora do curso de Licenciatura em Música do CBM CEU. Professora dos cursos da Pós-Graduação em Regência Coral e Educação Musical do CBM CEU. Membro permanente do Consejo Asesor de la Cátedra Libre de Pensamiento Pedagógico Musical Latinoamericano do Departamento de Artes Musicales y Sonoras de la Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina. É coautora com Cecilia Conde e Marcos Nogueira do livro Sons & Expressões: a música na educação básica (Rovelle, 2013). Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores, autonomia e expressão criadora na música e educação.

http://lattes.cnpq.br/7141780381740652

 

Anthony Seeger (UCLA)

anthony seeger

Antropólogo, etnomusicólogo, arquivista audiovisual, produtor musical e músico. É graduado pela Universidade de Harvard e PhD em Antropologia pela Universidade de Chicago. Nascido em uma família extensa de musicólogos e músicos, ele desenvolveu um interesse precoce em como a música fazia parte da vida social e da mudança social. É autor de três livros sobre os povos indígenas Kĩsêdjê/Suyá no Brasil, quatro volumes editados e mais de 130 artigos e capítulos de livros que abordam a música dos povos indígenas, arquivamento audiovisual, propriedade musical, etnomusicologia aplicada, entre outros temas. Lecionou no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1975-1982), no Conservatório Brasileiro de Música (1980-1982), na Indiana University (1982-1988) e na UCLA (2000-2013). Ele atuou como diretor dos Arquivos de Música Tradicional da Universidade de Indiana (1982-1988), curador fundador e diretor da Smithsonian Folkways Recordings (1988-2000) e Distinguished Professor of Ethnomusicology na UCLA (2000-2012). Ele detém nomeações eméritas da UCLA e da Smithsonian Institution. Foi ex-presidente (1997-1999) e secretário-geral (2001-2005) do ICTM, ex-presidente da Society for Etnomusicology, ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia e Fellow da American Academy of Arts e Ciências.

 

Cedrik Fermont

Cedrik

Cedrik Fermont (também conhecido como C-drík, Kirdec, Cdrk) é um compositor, músico, engenheiro de masterização, autor, apresentador de rádio, organizador de concertos, investigador independente e gestor de uma editora (Syrphe) radicado em Berlim que trabalha no campo da noise musci, música eletrônica e experimental desde 1989.

Suas composições e instalações variam de arte sonora e eletroacústica, noise music, música industrial, música de dança mais convencional, como eletrônica ou ácida e assim por diante. Fez várias turnês na Eurásia, África e América do Norte, e sua principal pesquisa se concentra em música eletrônica, eletroacústica, experimental e noise music da Ásia e da África.

Ocasionalmente compõe música para instalações sonoras, vídeo, teatro e coreografias.

http://syrphe.com/c-drik.html

 

 Marcel Cobussen (Universiteit Leiden)

Cobussen

Prof. Dr. Marcel Cobussen é Professor Titular de Cultura Auditiva e Filosofia Musical na Universidade de Leiden (Holanda) e no Instituto Orpheus em Ghent (Bélgica). Estudou piano jazz no Conservatory of Rotterdam e Art and Cultural Studies na Erasmus University Rotterdam, (Holanda).

Cobussen é autor de vários livros, entre eles The Field of Musical Improvisation (LUP 2017), Music and Ethics (Ashgate 2012/Routledge 2017, coautora Nanette Nielsen) e Thresholds. Repensando a espiritualidade através da música (Ashgate 2008). Ele é editor do The Routledge Companion to Sounding Art (Routledge 2016, co-editores Barry Truax e Vincent Meelberg) e Resonanties. Verkenningen tussen kunsten en wetenschappen (LUP 2011). Ele é editor-chefe do Journal of Sonic Studies online de acesso aberto. A sua dissertação de doutoramento Desconstruction in Music (Erasmus University Rotterdam 2002) é apresentada como um website online.

 

Paulo Castagna (UNESP - São Paulo)

paulo castagnaPaulo Castagna é graduado e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Brasil) e Doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade, além de graduado em Biologia no Instituto de Biociências da USP. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, produzindo partituras, livros, artigos, cursos, conferências, programas de rádio e televisão na área de musicologia histórica, e coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs. É colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001, pesquisador do CNPq (bolsista PQ) desde 2007 e membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013. Participa de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos desde 1987, tendo coordenado vários deles no Brasil. Dedica-se à musicologia histórica, tendo produzido partituras, livros, capítulos e artigos, cursos e conferências, coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs e participando da elaboração de programas de rádio e televisão.

https://paulocastagna.com