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Linha 1 - Biblioteconomia, Cultura e Sociedade

 Letramento informacional e midiático em espaços informacionais

Prof. Dr. Alberto Calil Elias Junior

http://lattes.cnpq.br/9490009776453579

A pesquisa tem por objetivo principal investigar o letramento informacional e midiático, em seus aspectos teóricos, metodológicos E práticos. Considera que as práticas voltadas para os processos de construção de habilidades informacionais na contemporaneidade, bem como suas análises, têm convergido para os estudos sobre a competência em informação e sobre o letramento informacional. Propõe a utilização de uma perspectiva de análise estrutural, partindo do pressuposto de que as práticas de letramento informacional e midiático são partícipes de uma matriz de relações complexas, que envolvem sujeitos, instituições e artefatos sociotécnicos situados no tempo e no espaço. Pretende-se investigar o letramento informacional e midiático nas seguintes vertentes: a) produção científica do campo Infocomunicacional; b) matriz curricular dos cursos de graduação em biblioteconomia; c) práticas sociotécnicas nos espaços informacionais

Bibliotecas e cidade: percursos de mediação da cultura e da informação em territórios de in/exclusão

Prof. Dr. Alberto Calil Elias Junior

http://lattes.cnpq.br/9490009776453579

O presente projeto tem como objetivo realizar um mapeamento da distribuição espacial das bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro, a partir das relações estabelecidas e dos ordenamentos produzidos por esses dispositivos culturais. Como local de pesquisa propõe-se que a investigação ocorra tanto de maneira presencial, em bibliotecas de acesso público do município do Rio de Janeiro, como em ambientes virtuais ligados a esses dispositivos culturais, como as redes sociais Facebook e Instagram. A metodologia da pesquisa ocorrerá em três etapas: a primeira está relacionada ao processo de aproximação e de formação dos estudantes nas práticas teórico-metodológicas de uma pesquisa científica. Já a segunda etapa compreende o estudo do arcabouço teórico que servirá de base para realização do projeto. A terceira etapa, por fim, abarca a realização do trabalho de campo, observação dos aspectos levantados pela revisão de literatura, coleta de dados, análise dos dados coletados e produção dos resultados da pesquisa. Como produto da pesquisa pretende-se construir um espaço de divulgação e interlocução sobre as questões discutidas e refletidas na pesquisa, incluindo a divulgação dos dispositivos culturais investigados, a partir da criação de perfil em plataforma digital.

Histórias e Trajetórias: análises sociométricas em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Prof. Drª. Bruna Silva do Nascimento

http://lattes.cnpq.br/2530231528011883

Ao propor o tema de análise da produção científica sob a ótica da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, intenta-se trabalhar com opções metodológicas distintas, mas complementares, a saber, a quantitativa e a qualitativa. Cumpre ressaltar que os estudos científicos com ênfase em dados quantitativos são, não raro, alvo de inúmeras críticas seja pela superficialidade dos dados, seja pela dificuldade em relacioná-los com o contexto social. Em sendo assim, considera-se original a proposição de alinhavar esses dois modelos de pesquisa e, para fugir do lugar comum, propõe-se estabelecer um diálogo entre os dados quantitativos e seus diferentes impactos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação no país.

Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional

Prof. Drª. Cládice Nóbile Diniz

http://lattes.cnpq.br/5264867259795382

O projeto propõe-se a pesquisar a biblioteca sob o prisma de que é uma organização criativa que visa a otimização do conhecimento para todos, voltada para a inclusão social; no entanto, para ela se concretizar como recurso de aprendizagem efetivo para alguns indivíduos, precisa se adequar, seja quanto à acessibilidade para atender às pessoas com deficiência ou com mobilidade, capacidade intelectual, audição e visão reduzidas, seja quanto às exigências daqueles que a procuram já informacionalmente fluentes, por excelente capacitação prévia e/ou por altas habilidades ou superdotação. Para isso, busca contribuir para a educação de jovens e adultos, especialmente aqueles universitários, com soluções educacionais sustentáveis, valendo-se de tecnologias assistivas e tecnologias educacionais socialmente inovadoras. A metodologia da pesquisa, com fins exploratórios, é documental, bibliográfica e de campo, utilizando o ferramental de recursos metodológicos da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Engenharia, com tecnologias assistivas e de produção de serviços e ainda da Educação, a Educação Especial e Inclusiva.

Bibliotecas Públicas Brasileiras: espaços de experiência, memória e cidadania

Prof. Drª. Daniele Achilles Dutra da Rosa

http://lattes.cnpq.br/1675500756212795

Aponta a biblioteca pública brasileira como um espaço social em crise. Levanta a questão de como esse tipo de biblioteca tem sentido para a sociedade. Objetiva identificar os elementos inerentes à construção do conceito de biblioteca pública e seus usos a partir da análise dos processos de perda de experiência compartilhada que atingem diretamente o exercício da cidadania no século XXI. Busca ainda analisar as várias implicações dessa realidade que nos levam a refletir sobre novos usos e funções para a biblioteca pública na atualidade. Possibilita a criação de novos entendimentos para essa instituição.

Gestão de bibliotecas em contexto de pandemia

Prof. Drª. Jaqueline Santos Barradas

http://lattes.cnpq.br/5206195266468729

Bibliotecas, em todas as tipologias e segmentos, tiveram que repensar sua forma de atuação a partir da instalação da pandemia de COVID-19 eclodida em 2020 no mundo. Estão entre os primeiros equipamentos a serem fechados no contexto das cidades e das organizações e, certamente, serão os últimos a voltar a funcionar nos planos de reabertura das cidades ao final do isolamento e lockdown instaurados. Bibliotecas são consideradas equipamentos culturais e de pesquisa, têm por finalidade suprir as mais diversas necessidades informacionais de pessoas e de organizações. São, por natureza, gregárias. Precisam de pessoas, vivas, presentes. Assim, cabe-nos perguntar: o que é preciso fazer para manter as bibliotecas funcionando em contexto de pandemia? Que aspectos precisam ser revistos para que possam atuar com segurança? O que os gestores de bibliotecas fizeram, estão fazendo ou pretendem fazer para se adaptar ao contexto da pandemia? O presente estudo busca refletir acerca da gestão de bibliotecas em contexto de pandemias. Para tanto, tem por objetivo investigar o planejamento e a coordenação de ações de gestores públicos e privados para adequação do funcionamento das bibliotecas durante e depois da pandemia e suas consequências. O referencial teórico sustenta-se no conceito das bibliotecas e suas tipologias; nas formas de planejamento propostas para mitigar e minimizar as situações relacionadas aos riscos da pandemia COVID19: plano de contingência e plano de ação; e pela compreensão das iniciativas adotadas por bibliotecas e porórgãos ao qual estão subordinadas, como recomendações e protocolos, tendo em vista a segurança epidemiológica. A metodologia da pesquisa caracteriza-se, segundo os objetivos, como exploratória; no que se refere às fontes, como pesquisa de campo. Por sua vez, o campo empírico é composto por bibliotecas públicas e as de caráter público, e de bibliotecas universitárias, públicas e privadas, com recorte geográfico limitado às cidades do Rio de Janeiro, estendida à sua região metropolitana, e a Petrópolis. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e levantamento. Posteriormente, os dados quali-quantitativos colhidos serão tratados utilizando-se análise de conteúdo e recursos da Estatística, e analisados confrontando a literatura da área. Planeja-se sua execução para um período de 24 meses, a contar do 2º semestre de 2020. Os resultados da pesquisa comporão um diretório de bibliotecas, considerando os recortes conceituais e geográficos, a ser disponibilizado por meio de um banco de dados, onde se possa hospedar dados coletados. Pretende-se ainda elaborar um plano de gestão de dados da pesquisa, a fim de prover acesso e a reutilização dos dados futuramente em outras pesquisas e por outros pesquisadores. Por fim, pretende-se fomentar a formação de recursos humanos qualificados em pesquisa na UNIRIO.

Biblioteconomia e memória: pertencimentos, identidades, vínculos e biblioexperiências como potências rumo aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030

Prof. Drª. Kelly Castelo Branco da Silva Melo

http://lattes.cnpq.br/5819423523394268

O projeto propõe a aplicação da memória no fazer biblioteconômico como possibilidade de resposta às demandas por posturas diferenciadas dos profissionais bibliotecários que emergem das novas configurações da atualidade. Ressalta a função do bibliotecário como algo que extrapola as atividades técnicas e de salvaguarda de patrimônio. Sugere uma aproximação entre biblioteconomia e memória para além do viés patrimonial. Objetiva a) investigar formas de experimentação de memória viva nas bibliotecas; b) desvelar como as bibliotecas compõem/podem vir a compor as memórias dos grupos aos quais pertencem; c) desenvolver ações promotoras dessa experiência de memória para promoção de sustentação dos elos identitários e de coesão social e pertencimento por meio de adesão afetiva; d) analisar de que maneira o experenciar/a promoção dessa experiência de memória viva contribui/pode contribuir no concretizar dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. Grupo de Pesquisa: Espaços e Práticas Biblioteconômicas.

 

Inovação em Biblioteconomia: caracterização do processo e interações com a formação profissional

Prof. Drª. Mariza Costa Almeida

http://lattes.cnpq.br/0008148218524573

O contexto no qual as bibliotecas operam tem se modificado consideravelmente nas últimas décadas, ao mesmo tempo em que os desafios com os quais elas são colocadas têm aumentado. O foco da pesquisa está na inovação e o projeto visa mapear e caracterizar como ocorre no Brasil o processo de inovação na área de Biblioteconomia. Em particular, busca-se apreender e compreender os efeitos da inovação nas bibliotecas e redes de bibliotecas, assim como seus impactos sobre os profissionais da área, tanto do ponto de vista da incorporação das inovações como na perspectiva das reações a elas. A metodologia a ser utilizada propõe o desenvolvimento de múltiplos estudos de caso a serem desenvolvidos em diferentes organizações de forma a permitir caracterizar o impacto da inovação em bibliotecas de diferentes tipos de governança, tamanho, objetivo e localização geográfica.

Livros acadêmicos em acesso aberto: infraestrutura digital e práticas inovadoras de ensino e pesquisa

Prof. Drª. Nanci Elizabeth Oddone

http://lattes.cnpq.br/2233874942329402

Desde as últimas décadas do século XX mudanças significativas nos processos tradicionais de produção, circulação e consumo de informações, conhecimento e entretenimento começaram a alcançar o cotidiano de todos os cidadãos, dos mais jovens aos mais idosos. O ano de 2020, por força de sua excepcionalidade, será lembrado como o período da história humana em que os artefatos e o ambiente digital tornaram-se prevalentes para o exercício da cidadania e para a vida em sociedade de modo geral. Desde então, embora disruptiva, a cultura digital, com seus produtos e suas ferramentas, vem se consolidando como padrão preferencial para a comunicação e o trabalho em todos os setores, inclusive na ciência e na educação. Fortemente vinculadas à cultura impressa, porém, tanto a atividade científica como as práticas de ensino e aprendizagem revelam-se mais resistentes em adotar a inovação editorial representada pelos livros digitais e aparelhos eletrônicos de leitura. Nesse contexto, reagindo aos prognósticos do fim da leitura e da morte do livro, a indústria editorial tem apresentado uma visível revitalização, acompanhada pela crescente produção de livros, impressos e digitais, boa parte dos quais em acesso aberto. A partir de 2012, com a criação da Scielo Livros, a chegada do Kindle e da Amazon ao Brasil e o lançamento da OAPEN Library na Europa, entre outros eventos de destaque, observou-se uma ampliação na oferta de obras em formato digital e uma diversificação dos dispositivos de leitura, fatos que impulsionaram uma progressiva mudança nos hábitos culturais e educacionais. O protagonismo dos livros digitais no cenário acadêmico, por sua vez, abrangendo tanto a comunicação científica como a instrução universitária, só mais recentemente vem ganhando fôlego, a partir do resgate do papel dos livros enquanto legítimos veículos de comunicação da ciência, em especial nas áreas sociais, humanas, culturais e artísticas, e da reformulação da cadeia produtiva do setor editorial científico e técnico. A sustentação dessas mudanças, contudo, depende não somente da infraestrutura digital de circulação e acesso aos produtos digitais, mas da garantia de sua qualidade e do estímulo a práticas inovadoras de ensino e pesquisa que incorporem os livros digitais, em especial aqueles que garantem o acesso aberto, como recursos educacionais em igualdade de condições em relação às obras impressas tradicionais. Visando estimular e promover o uso de livros digitais, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: que contribuição os livros acadêmicos em acesso aberto têm oferecido às práticas de ensino e pesquisa em diferentes campos do conhecimento no Brasil, sobretudo após as compulsórias transformações promovidas pela epidemia de Covid-19, que exigiu o fechamento das bibliotecas universitárias e a adesão ao ensino remoto? A estratégia metodológica adotada envolve o emprego de técnicas documentais e estatísticas de coleta de dados para identificar e mapear a infraestrutura pública e privada que disponibiliza livros acadêmicos em acesso aberto para o ensino e a pesquisa e para verificar se os estudantes estão sendo orientados a usar tais recursos através da bibliografia básica e complementar das disciplinas obrigatórias da graduação. Em paralelo, incorporando uma perspectiva qualitativa, pretende-se elaborar questionário virtual para avaliar o comportamento dos docentes e sua postura sobre as tendências atuais em termos de material bibliográfico para o ensino. O segmento dos discentes também será ouvido, buscando avaliar sua reação ao novo padrão de aprendizagem e sua satisfação com os recursos informacionais abertos. No primeiro momento a área da Biblioteconomia e a população envolvida nos três cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) foram selecionadas para aferir e testar os instrumentos de coleta de dados que serão posteriormente aplicados a outras áreas do conhecimento, no intuito de alcançar um panorama mais abrangente da situação nacional.

Mediação da leitura em ambientes que fomentam a cultura letrada

Prof. Drª. Patricia Vargas Alencar

http://lattes.cnpq.br/7647422166759358

Este projeto focaliza estratégias de mediação da leitura, mais especificamente a leitura literária, em ambientes em que são desenvolvidas ações intencionais de formação de leitores, como a escola e a biblioteca. A questão norteadora é como o mediador da leitura pode promover no leitor a vivência de participar ativamente da construção do sentido nos textos que lê? Em outras palavras, como garantir o acesso ao livro e à cultura escrita por intermédio de ações de mediação da leitura as quais contribuem para o desenvolvimento social? Esta pesquisa visa discutir a mediação da leitura como um planejamento de estratégias que deve levar em conta a emancipação da Sociedade de tal modo que a leitura potencialize a inclusão social. A presente pesquisa é oportuna na medida em que propõe um estudo aprofundado sobre as práticas de mediação da leitura de maneira a colocar na pauta da universidade a discussão sobre o modus operandi do mediador da leitura na escola ? ambiente que introduz a leitura pelo viés pedagógico ? e na biblioteca ? espaço de permanência da leitura; de tal modo que possa contribuir para que o necessário redimensionamento das práticas de leitura mantenha o sujeito na cultura letrada.

Bibliotecas públicas e a oferta de programas e serviços para a pessoa idosa

Prof. Drª. Simone Borges Paiva Okuzono, http://lattes.cnpq.br/3728452144265973

O presente projeto tem como objetivo investigar a atuação das bibliotecas no atendimento aos idosos por meio da oferta de programas e serviços específicos a esse segmento populacional. Ao mesmo tempo, objetiva construir, em colaboração com bibliotecas da região sul da cidade do Rio de Janeiro, programas e serviços que reflitam as necessidades e realidades dos idosos atendidos por essas instituições. O envelhecimento populacional é fenômeno demográfico que preocupa lideranças em todo o mundo. No Brasil, dados apresentados pelo IBGE dão conta de que a população de idosos no país será de 19 milhões de pessoas até 2016. Diante de tal realidade, a Biblioteca, instância promotora de experiências de aprendizagem, necessita refletir sobre a oferta de produtos e serviços adequados para o novo perfil populacional, bem como salientar a importância dos mesmos na promoção da socialização e da construção identitária dos idosos e das comunidades. Para tanto, serão adotados como princípios metodológicos a pesquisa qualitativa participativa e como instrumentos para coleta de dados, questionários e entrevistas aplicados junto às Bibliotecas da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Espera-se que o presente projeto sensibilize profissionais e instituições biblioteconômicas para o atendimento aos idosos, tendo em vista o relevante papel que os mesmos desempenham no contexto social e político do país.

A via verde no Brasil: principais tendências dos repositórios institucionais

Prof. Drª. Simone da Rocha Weitzel, http://lattes.cnpq.br/9686940788640111

O objetivo principal do presente estudo é mapear os repositórios institucionais brasileiros a fim de construir o perfil da via verde no país traçando uma correspondência com o momento atual do Movimento de Acesso Aberto no mundo. Para isso serão efetuadas as seguintes etapas: caracterização da via verde e suas tendências no Brasil e no mundo por meio de revisão de literatura; Identificação dos repositórios institucionais brasileiros em diretórios nacionais e internacionais; levantamento dos dados referentes às coleções, tipo de financiamento, política adotada, posicionamento no ranking mundial de repositórios e se os títulos de artigos de periódicos depositados nos repositórios estão indexados no Web of Knowledge por meio da pesquisa documental e questionários; traçar correspondências entre o perfil dos repositórios institucionais brasileiros e a via verde no mundo. Os dados desse mapeamento poderão ser úteis para o estabelecimento de políticas públicas evidenciando o nível de participação do país em relação ao Movimento do Acesso Aberto bem como traçar correspondências com questões sobre a comunicação e produção cientifica em especial aquelas relativas à visibilidade, impacto, e, sobretudo, sua influência no Sistema da Ciência Mundial por meio das variáveis estabelecidas nesse estudo.