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Projetos de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 01:

 

1. Museologia como Ato Criativo: linguagens da exposição

Ementa: projeto permanente de pesquisa, vinculado ao grupo de trabalho Theory of the Exhibition - grupo permanente de pesquisa do ICOFOM – Comitê Internacional de Museologia, do Conselho Internacional de Museus (ICOM). O grupo foi criado no âmbito do ICOFOM em 1999, coordenado por André Desvallées, já tendo gerado uma interessante produção teórica em diferentes idiomas. Tem como objetivo geral discutir os processos teóricos e práticos que envolvem a criação das exposições museológicas e os mecanismos de comunicação utilizados para alcançar os diferentes segmentos de público, visando entender a Museologia na esfera do simbólico, como pensamento e ato criador.

Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professores Efetivos - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima;  Helena Cunha de Uzeda
Professora Colaboradora - Monique Magaldi
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Martin Schaerer (Suíça) / Profa. Dra. Anita Shah (Índia) / Prof. Dr. Bernard Deloche (Bélgica) / Prof. André Desvallées, M. Sc. (França)

 

2. Patrimônio, Museologia e Sociedades em Transformação: a experiência latino-americana

Ementa: o projeto contempla a análise das tendências contemporâneas de pensamento e dos modelos sociais, culturais e ambientais que influenciam o desenvolvimento dos estudos sobre o Patrimônio e da teoria da Museologia. Tem como objetivo geral investigar as relações entre tendências contemporâneas do pensamento e recentes articulações do meio sociocultural na América Latina, especialmente no que tange aos modelos conceituais de meio ambiente e desenvolvimento, buscando compreender sua influência sobre o Patrimônio e a Museologia. A pesquisa constitui o desdobramento, no Brasil, do Projeto Patrimônio, Museologia, Museus e Sociedades em Transformação - da Opressão à Democracia (Heritage, Museums and Museology for Social, Cultural and Environmental Transition - from Opression to Democracy) - projeto de pesquisa associado ao Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Criado em 1990 e aprovado oficialmente pela UNESCO em 1995, com núcleo europeu coordenado por Vinos Sofka, gerou desdobramentos em diferentes países, entre os quais Rússia, Letônia, República Tcheca, Argentina e Brasil. Na UNIRIO, desenvolve-se desde 2001, estando vinculado ao PPG-PMUS desde 2006.

Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professora Efetiva - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Tomislav Sola (Croácia) / Profa. Dra. Hildegard Vieregg (Alemanha) / Profa. Dra. Ana Maria Reyes (Venezuela)

 

3. Memória e Preservação da Museologia no Brasil

Ementa: Os principais objetivos deste projeto são coletar, identificar, organizar e analisar as fontes documentais, iconográficas e orais referentes à Museologia no Brasil, tendo como base o Curso de Museus do MHN e a Escola de Museologia da UNIRIO. Os acervos, dispersos em coleções e arquivos particulares, estão sendo organizados segundo as normas museológicas para constituir um importante material de pesquisa sobre o desenvolvimento da Museologia e dos Museus no Brasil.

Coordenador - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
Professores Efetivos - Prof. Dr. Mário de Souza Chagas

 

4. Educação como Patrimônio Cultural e Pessoal: Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento

Ementa: Simplificamos a noção de patrimônio como a argumentação de Scheiner: o patrimônio representa uma atitude, revelando modos precisos de ancoragem do “olhar”. Nesta perspectiva, o “olhar” para o patrimônio se revela no sentido educativo que ele nos pode indicar. Traduz-se em sentidos, em ressignificações, em articulações entre os sujeitos e suas culturas, entre os sujeitos e as manifestações simbólicas, materiais e imateriais que preenchem o seu pertencimento a um grupo sociocultural e suas vivências e experiências contemporâneas e ancestrais. Tratar a educação sob este escopo teórico é acreditar que ao se “educar” estabelecemos um diálogo com o conhecimento do(s) outro(s) em suas diferenças e singularidades, multiplicidade e pluralidade culturais e étnicas; suas vivências, experiências, seus mitos e rituais plurais e diversos. É entender como se forjaram seus desejos, comportamentos, sentimentos, emoções e espiritualidade em forma de crenças definidas e indefinidas de vida. As investigações científicas inscritas neste projeto situam-se em meio a “intervenções” sócioeducativas junto a comunidades tradicionais, como o Quilombo de Santana em Quatis e as indígenas da etnia mbya, localizadas em Paraty Mirim , Angra dos Reis e Camboinhas (Niterói). Com o objetivo de superar as lógicas que apontam para a ideia de um saber/poder único que desconsidera as diferenças culturais, investimos em estudos junto a escolas de formação docente, escolas públicas e comunitárias parceiras e instituições de ensino superior.

Coordenador - Profa. Dra. Maria Amélia Gomes de Souza Reis
Professora Colaboradora – Profa. Dra. Maria do Rosário Pinheiro, Univ. Coimbra (Portugal)

 

5. Musealização e Descolonização: Observando a mudança social a partir da axiologia museal

Ementa: A partir da perspectiva axiológica sobre a passagem de objetos etnográficos a objetos de museu, o projeto de pesquisa tem como foco o estudo do valor do autêntico nas sociedades que musealizam o seu patrimônio de acordo com “regimes de valores” (HEINICH, 2009) descolonizados, isto é, que não estão mais submetidos a situações de dominação decorrentes da situação colonial (BALANDIER, 1951). Por meio de uma perspectiva axiológica, aqui proposta a partir da revisão dos referenciais teóricos para se pensar a autenticidade no campo da Museologia e do Patrimônio, é possível partir da noção segundo a qual a transmissão de um patrimônio musealizado descolonizado se dá por meio da passagem de um patrimônio marcado pela alteridade (o valor do “outro”) a um patrimônio reapropriado, autentificado por valores comuns e marcado pela identidade (o valor de “si”). Tem por objetivo, analisar os valores investidos em objetos de museu (museália), construídos no bojo dos processos de musealização que se desenvolvem em sociedades ou grupos perpassados por processos de descolonização. Para tanto, a pesquisa será organizada em três etapas, aplicadas a cada um dos casos empíricos investigados, quais sejam: (1) Mapeamento das esferas sociais e dos atores engajados nos processos de musealização; (2) Análise etnográfica dos processos de musealização visando identificar os critérios que regem a musealização; (3) Observação e análise etnográfica dos grupos envolvidos considerando as suas categorias sociais e os valores próprios que determinam os laços com o patrimônio.

Coordenador - Prof. Dr. Bruno Brulon Soares
Professores Efetivos – Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
Pesquisadores Colaboradores - Profa. Dra. Lygia Segala (PPCULT-UFF)

 

6. MUTAÇÃO II - Museu, Turismo, Ação

Ementa: Projeto que integra atividades de ensino, extensão e pesquisa. Nasceu a partir dos compromissos, atividades e reflexões desenvolvidas por docentes da UNIRIO em conexão com suas práticas de ensino; avançou e desdobrou-se em práticas e atividades extensionistas que envolveram docentes e discentes dos Cursos de Turismo e de Museologia.

Coordenador - Prof. Dr. Mario de Souza Chagas
Pesquisadora Colaboradora - Camila Maria dos Santos Moraes (UNIRIO)

 

7. DESIGN DE EXPOSIÇÕES: suas relações de influência na percepção do público e na comunicação do discurso das exposições museológicas

Ementa: Pesquisa sobre o desenvolvimento das exposições enquanto função comunicacional primordial dos museus e seu caráter multidisciplinar, que opera na materialização tridimensional das ideias e projetos curatoriais e se coloca como instrumento auxiliar ao processo de interpretação museológica. Visa analisar o espaço expositivo em seu papel de construto inter-relacional e zona preferencial para o contato entre o real e o simbólico. Analisa a interlocução entre componentes constitutivos da comunicação específica às exposições museológicas – espaço, mobiliário expositivo, cores, iluminação, textos, cenografia, efeitos sonoros e mídias digitais – que catalisa a percepção de significados, afetando a qualidade das experiências e a capacidade transformativa e afetiva junto aos visitantes. Considerando que estão em constante atualização, as exposições incorporam tendências plásticas contemporâneas e inovações tecnológicas, levando à necessidade de buscar critérios de pertinência e adequação desses componentes às narrativas e aos acervos, assim como identificar o potencial de interferência destes elementos no processo de comunicação das exposições.

Coordenador - Profa. Dra. Helena Cunha de Uzeda
Professor Efetivo - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá / Julia Nolasco Moraes
Professor colaborador - Profa. Dra. Monique Batista Magaldi

8. Horizontes da participação dos públicos nos museus: itinerários e encruzilhadas da comunicação, criação e representação

Ementa: Ao longo das últimas décadas, vem sendo reconhecida a potência transformadora e criativa de abandonar-se a assunção do público apenas como receptor passivo de ações dos museus, sendo admitido e valorizado o exercício de seu protagonismo em processos decisórios, (auto)representativos e definidores de agendas institucionais e políticas relacionadas. Isto significa um reposicionamento da autoridade exclusiva e irrestrita do museu e disposições, em diferentes níveis e esferas, para o compartilhamento do poder de voz e criação junto a diferentes públicos. Tal virada não se constitui de modo uniforme, estável, sem contradições ou controvérsias. A pesquisa visa identificar e analisar os horizontes, itinerários e encruzilhadas - isto é, pressupostos teóricos e práticos, instrumentos, metodologias, complexidades e contradições - de realidades empíricas vividas e/ou a que museus contemporâneos têm recorrido, com vista à promoção e efetivação de diferentes disposições, níveis e esferas de participação dos públicos junto a esses espaços. Para tanto, lança um olhar mais atento às mediações produzidas em torno de iniciativas voltadas à comunicação nos museus, em especial às exposições, entendendo-se que essas materializam, atualizam e (res)significam criações e representações engendradas nas relações e interfaces entre diferentes culturas. 

Coordenador: Profa. Dra. Julia Nolasco de Moraes

 

9. Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais--Contexto Musealização/Patrimonialização e a contribuição da Documentação/Informação: prevenção, diligência apropriada, recuperação e restituição.

Investigação no campo da Museologia cujo tema envolve a problemática do roubo de bens culturais, ocorrências publicamente relatadas por agentes brasileiros e de outros países, e a necessidade do estudo de providências para o combate. Propõe-se aplicar as bases teórica e prática da Documentação/Informação Museológica, disciplina cujo caráter permite responder aos imperativos dos problemas do tema. O objetivo é analisar, identificar em fontes de instâncias oficiais e demais documentos de referência os modelos com padrões especializados no assunto, visando elaborar um conjunto documental interpretativo referencial com medidas recomendadas, as "melhores práticas", relacionadas a 3 fases fundamentais comprometidas com: a prevenção ao crime (inventário), a busca ao objeto roubado (rastreamento policial), e a recuperação e restituição aos proprietários.

Coordenador: Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima

 

10. Mapeamento da musealização de objetos da cultura afro-brasileira nos museus do Rio de Janeiro

O Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver um mapeamento dos processos de musealização de objetos da cultura afro-brasileira salvaguardados em museus sediados no Estado do Rio de Janeiro e analisar os enunciados culturais produzidos por esses museus. A análise da cadeia operatória da musealização se divide em dois momentos: (a) o mapeamento e a identificação de coleções e acervos contendo objetos da cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro, considerando os dados textuais e os registros documentais disponíveis sobre eles; (b) a análise etnográfica de casos de estudo específicos visando compreender os enunciados raciais construídos pelos museus investigados. Consideramos que a presença dessas coleções no patrimônio nacional continua a atuar sobre a sensibilidade de grupos e indivíduos em suas identidades raciais e religiosas, o que leva à contestação, na esfera pública, das narrativas construídas pela musealização. Com base na análise comparativa de estudos de caso específicos, este projeto busca discutir a problemática da musealização da cultura material afro-brasileira no contexto do Rio de Janeiro em uma análise etnomuseológica, demonstrando como os regimes museais são tensionados em função dos processos históricos de empréstimos, deslocamentos e reinscrição dos objetos que compõem o patrimônio nacional.

 Coordenador: Prof. Dr. Bruno César Brulon Soares

 

11Museologia virtual e cibermuseologia: Estudos conceituais, mapeamentos e análise de manifestações virtuais museais e patrimoniais.

O Museologia Virtual Lab desenvolve pesquisas conceituais, metodológicas e de dados no campo da cultura digital, permitindo realizar um conjunto de repercussões, sendo elas: - Adaptação do referencial teórico-metodológico da Museologia na construção dos problemas no âmbito dos estudos de visitação, estudos de públicos e estudos usuários em equipamentos culturais digitais que desenvolvam exposições; - Estudos conceituais e metodológicos no âmbito da Mediação cultural voltada ao ambiente digital; -Desenvolvimento de iniciativas digitais expográficas; - Articulação com o Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); - Articulação com o Fórum de Museologia e Cultura Digital. Os resultados serão divulgados na forma de publicações, palestras e exposições.

Coordenador: Profa. Dra. Monique B. Magaldi

 

Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 02:

 

1. As Comunidades Imaginadas: cultura, identidade e patrimônio simbólico

Ementa: O projeto, que se fundamenta em uma proposta transdisciplinar, como recurso metodológico para enfocar a enorme e complexa diversidade bio-etno-sociocultural que nos circunda, na qual estamos imersos e na qual somos produtos e produtores, propõe-se a investigar a capacidade, operacionalidade, estratégias e procedimentos discursivos de construção de sentidos, como parte das políticas sociais e culturais relativas à organização de memória e de museus. Deste modo, pretende analisar os efeitos do trabalho do imaginário e do simbólico na construção e disseminação de conceitos e representações de objetos museológicos tais como os acervos, as coleções, como também as exposições, em seu papel de lócus pedagógico e, ao mesmo tempo, enquanto conjunto de ações de divulgação, de ordenação de sentidos e de uma interpretação que, situada no tempo e no espaço, se estrutura como uma narrativa, ou discurso competente, acerca de um dado objeto ou conjunto de objetos. Maior ênfase é dada à análise das práticas discursivas sobre o museu e o patrimônio relacionadas às políticas públicas de cultura formuladas, ou propostas, no Brasil como parte das ações sociais intrínsecas aos processos de patrimonialização e de construção de identidades, sejam individuais, coletivas e/ou nacionais.

Coordenador - Prof. Dr. Luiz Carlos Borges

 

2.Patrimonialização e musealização da Geodiversidade e da Biodiversidade como processos de apreensão e de conservação do meio ambiente pela sociedade.

Ementa: O projeto propõe-se identificar e avaliar a potencialidade patrimonial da geodiversidade e da biodiversidade, principalmente em Áreas de Proteção, bem como melhorar ou propor sua musealização, visando uma melhor apreensão da importância patrimonial e conservação da geodiversidade e biodiversidade e sua inter-relação com a pluraridade cultural da sociedade.

Coordenador - Profa. Dra. Deusana Costa Machado

 

3. Valorização do Patrimônio Científico Brasileiro

Ementa: o projeto pesquisa o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) no país, numa tentativa de sua delimitação, além de estudar suas formas de proteção, realizar uma pesquisa de campo produzindo um levantamento que permita visualizar um panorama sobre conjuntos de objetos que seriam candidatos a constituir um possível inventário nacional do patrimônio de C&T no país. A partir disso, elaborar o que denominamos de trajetória de alguns conjuntos desses objetos. Dentro do escopo do projeto se incluem ainda as estratégias de conservação, documentação e socialização desses acervos. O projeto possui colaborações com as Escolas de Museologia da UFOP, UFPE, UFBA e UFPEL. Internacionalmente, o projeto tem colaboração com o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e com o Centro de Documentação e História da Ciência, da Universidade de Valencia.

Coordenador - Prof. Dr. Marcus Granato
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel 
Pesquisadores Estrangeiros - Profa. Dra. Marta Lourenço (MCUL, Portugal) / Prof. Dr. Pedro Ruiz-Castel (CDHC, Espanha)

 

4. Etnografia, Tradução e Patrimônio Cultural

Ementa: O projeto trata de processos relacionados a deslocamentos de objetos para museus que envolvem formação de coleções e diferentes sistemas de classificação. A análise visa apresentar uma contribuição antropológica fundamentada na correlação entre etnografia e tradução cultural no sentido de contribuir para a teoria e a prática da museologia. Discutem-se definições que supõem uma abordagem da construção do patrimônio cultural como um campo de apropriações e disputas simbólicas que têm lugar em museus de ciência, arte, história, meio ambiente etc. Tais disputas dizem respeito às mediações, às alteridades e o confronto ou coexistência entre paradigmas. O objeto tangível do presente projeto é a produção da etnografia de Curt Nimuendaju sobre os índios Ticuna, referindo-a ao campo dos museus no contexto da segunda guerra mundial. Os artefatos Ticuna coletados naqueles anos foram destinados ao Museu Nacional e ao Museu Goeldi. Os processos e artefatos observados são comparados com registros atuais do conhecimento Ticuna e com informações sobre história da ciência coletadas em arquivos. O enfoque desse objeto específico que envolve processos particulares de tradução cultural visa a contribuir para a análise de outros objetos relacionados aos deslocamentos entre contextos específicos e formação de coleções que podem ser reconfiguradas em museus.

Coordenador - Profa. Dra. Priscila Faulhaber Barbosa

 

5. A Construção e a Formação de Coleções Museológicas

Ementa: O ato de colecionar realça os modos como os diversos fatos e experiências são selecionados, reunidos, retirados de suas ocorrências temporais originais, e como eles recebem valor duradouro em um novo arranjo. Coletar, pelo menos no ocidente, onde geralmente se pensa no tempo como linear e irreversível, pressupõe resgatar fenômenos da decadência ou perda histórica inevitáveis. A coleção teoricamente contém o que merece ser guardado, lembrado e entesourado. No mundo moderno os museus são instituições pragmáticas que colecionam, salvam e preservam aquilo que foi lançado aos “estragos” da modernização. Os objetos museológicos podem ser compreendidos como objetos no museu e na “organicidade” das coleções, onde foram desprendidos de suas funções originais. A nova relação com o presente se faz com associações estreitas com o seu semelhante, isto é, o objeto que compõe a mesma coleção insere-se na categoria complementar ao quebrar sua mera existência na cadeia produtiva econômica e ao dotar-se de uma aura no espaço museológico. A falta de uma concepção clara do que possui valor histórico, artístico e científico, do que pode ser considerado patrimônio, também deve ser visto como um elemento determinante na heterogeneidade de algumas coleções. Este aspecto chama a atenção para o fato de que estes bens pertencem, enquanto signos, à sistemas de linguagens distintas: à arquitetura, às artes plásticas, à musica, à etnografia, à arqueologia e à ciência. Cada um desses sistemas tem, por sua vez, suas especificidades e seu modo próprio de funcionamento enquanto código. 

Coordenador - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcus Granato / Prof. Dr. Mario Chagas

 

6. Museu e Programa Nacional de Patrimônio Imaterial: estudo sobre as estratégias de articulação entre os processos de patrimonialização e de musealização no cenário das políticas públicas de salvaguarda dos bens registrados

Ementa: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias de articulação entre os processos de Patrimonialização e de Musealização na proposta de salvaguarda de bens registrados cujas áreas de inventário e salvaguarda incluem o estado do Rio de Janeiro, visando identificar e explicitar o papel da museologia e dos museus no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial.

Coordenador: Elizabete de Castro Mendonça

 

7. Patrimonialização e musealização da geodiversidade e da biodiversidade como processos de apreensão e de conservação do meio ambiente pela sociedade.  

Ementa:  Este projeto de pesquisa se propõe identificar e avaliar a potencialidade patrimonial da geodiversidade e da biodiversidade, principalmente em Áreas de Proteção Ambiental, bem como melhorar ou propor sua musealização, visando uma melhor apreensão da importância patrimonial e da conservação da geodiversidade e biodiversidade e sua inter-relação com a pluralidade cultural da sociedade.

Coordenador: Profa. Dra. Deusana Maria da Costa Machado

Professor colaborador:  Prof. Dr. José Alberto Pais

 

8. Geoconservação e Musealização: a proteção do Patrimônio Geológico

Ementa: No Brasil, a compreensão dos elementos da geodiversidade como Patrimônio Geológico ocorreu não faz muito tempo e necessita de mais estudos. Por isso, este projeto tem por objetivo analisar, propor e verificar a eficácia dos processos de valorização e proteção ao Patrimônio Geológico, através de estudos e da aplicação de mecanismos de Geoconservação e/ou Musealização dos elementos da geodiversidade ex situ ou in situ.
Coordenador: Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro

 Professora colaboradora - Profa. Dra. Guadalupe Nascimento Campos

 

Profa. Dra. Helena C. Uzeda

Coordenadora do PPG-PMUS (UNIRIO-MAST)