Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 01:

 

1. Museologia como Ato Criativo: linguagens da exposição

Ementa: Projeto permanente de pesquisa, vinculado ao grupo de trabalho Theory of the Exhibition - grupo permanente de pesquisa do ICOFOM (Comitê Internacional de Museologia, do Conselho Internacional de Museus - ICOM), criado em 1999 e coordenado por André Desvallées  - consultor do Ministério da Cultura de França e Membro Honorário do ICOM. No PPG-PMUS, tem como objetivo geral discutir os processos teóricos e práticos que envolvem a criação das exposiçōes museológicas, bem como dos mecanismos de comunicação utilizados para alcançar os diferentes segmentos sociais, entendidos como público nos museus – visando entender a Museologia na esfera do simbólico, como pensamento e ato criador. Fundamenta-se na evidencia de que os estudos críticos do processo de comunicação no contexto das exposiçōes formalizam a Museologia como domínio de conhecimento gerador de linguagens específicas.  Neste universo, a exposição é identificada como campo simbólico e representacional específico e também como obra aberta – instancia capaz de gerar narrativas que mobilizam todos os sentidos humanos. A metodologia de trabalho inclui a análise comparada dos métodos e técnicas da exposição, em sua vinculação com as diferentes linguagens comunicacionais; e também o estudo das exposições como conjuntos simbólicos e instancias narrativas.  A partir dos dados obtidos, busca-se identificar como as influencias recebidas se revelam na estrutura narrativa das diferentes exposições; e analisar as diferentes linguagens comunicacionais que contribuem para e/ou interferem na constituição do discurso expositivo de cada museu estudado.  Especial atenção é dada ao papel dos sujeitos discursivos nas diferentes funções comunicacionais da exposição. Em 2015 foram produzidos 05 produtos técnicos.

Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professores Efetivos - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima;  Helena Cunha de Uzeda
Professora Colaboradora - Monique Magaldi
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Martin Schaerer (Suíça) / Profa. Dra. Anita Shah (Índia) / Prof. Dr. Bernard Deloche (Bélgica) / Prof. André Desvallées, M. Sc. (França)

 

2. Patrimônio, Museologia e Sociedades em Transformação: a experiência latino-americana

Ementa: o projeto contempla a análise das tendências contemporâneas de pensamento e dos modelos sociais, culturais e ambientais que influenciam o desenvolvimento dos estudos sobre o Patrimônio e da teoria da Museologia. Tem como objetivo geral investigar as relações entre tendências contemporâneas do pensamento e recentes articulações do meio sociocultural na América Latina, especialmente no que tange aos modelos conceituais de meio ambiente e desenvolvimento, buscando compreender sua influência sobre o Patrimônio e a Museologia. A pesquisa constitui o desdobramento, no Brasil, do Projeto Patrimônio, Museologia, Museus e Sociedades em Transformação - da Opressão à Democracia (Heritage, Museums and Museology for Social, Cultural and Environmental Transition - from Opression to Democracy) - projeto de pesquisa associado ao Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Criado em 1990 e aprovado oficialmente pela UNESCO em 1995, com núcleo europeu coordenado por Vinos Sofka, gerou desdobramentos em diferentes países, entre os quais Rússia, Letônia, República Tcheca, Argentina e Brasil. Na UNIRIO, desenvolve-se desde 2001, estando vinculado ao PPG-PMUS desde 2006.

Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professora Efetiva - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Tomislav Sola (Croácia) / Profa. Dra. Hildegard Vieregg (Alemanha) / Profa. Dra. Ana Maria Reyes (Venezuela)

 

3. Memória e Preservação da Museologia no Brasil

Ementa: Relaciona-se aos estudos voltados para a Memória da Museologia no Brasil, tendo como ponto de partida o antigo Curso de Museus, atual Escola de Museologia da UNIRIO. Desenvolve-se a partir da coleta, organização e pesquisa em fontes primárias relacionadas ao tema, inicialmente dispersos, em sua maioria na posse de particulares e que estão sendo organizadas segundo as normas museológicas, constituindo um importante material de pesquisa. O trabalho de organização está propiciando a formação de uma coleção ímpar para a Museologia e a produção de conhecimento sobre a história deste campo de conhecimento no Brasil, o Núcleo de Memória da

Coordenador - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
Professores Efetivos - Prof. Dr. Mário de Souza Chagas

 

4. Educação como Patrimônio Cultural e Pessoal: Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento

Ementa: Compreende-se nessa pesquisa o patrimônio como dimensão imbricada em meio a intensas lutas ideológicas e socioculturais, considerando-se a importância do aprofundamento de seu estudo no âmbito da museologia e do seu objeto, os museus, de forma inter(trans)disciplinar face às múltiplas e plurais possibilidadesde abordagens e perspectivas de estudos diferenciados.Nesta perspectiva, o olhar para o patrimônio se revela no sentido educativo e de uma educação integral a partir do instrumental da metodologia da práxis como capaz de dar conta, ainda no século XXI, da imensa exclusão de muitos. Esta dimensão do patrimônio que se articula intimamente à educação traduz-se em sentidos, em ressignificações, em articulações entre os sujeitos e suas culturas, entre os sujeitos e as manifestações simbólicas, materiais e imateriais que preenchem o seu pertencimento a um grupo sociocultural em suas vivências e experiências contemporâneas e ancestrais. Tratar a educação sob este escopo teórico é acreditar que ao se educar estabelece-se um diálogo com o conhecimento do(s) outro(s) em suas diferenças e singularidades, multiplicidade e pluralidade culturais e étnicas; suas vivências, experiências, seus mitos e rituais plurais e diversos. Se faz necessário entender como se forjaram desejos, comportamentos, sentimentos, emoções e espiritualidade em forma de crenças definidas e indefinidas de vida. As investigações científicas inscritas neste projeto situam-se em meio a intervenções socioeducativas junto aos estudantes universitários em formação em uma metodologia interdisciplinar junto aos museus e suas práticas educativas com temas voltados a todo tipo de diversidade e a inclusão de todos. A partir de 2015 o desenvolvimento do projeto “ConVivências de InterCulturalidade: Formação e Investigação em torno do Eu Intercultural”como parte do projeto matriz vem trazer discussões reflexivas sobre a problemática da inclusão social de grupos sociais e culturais minoritários. Considerando que “a cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças” (UNESCO, 2002 - Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural), é ainda objetivo deste projeto fomentar, na formação de profissionais de educação e museologia, respetivamente em Portugal e no Brasil, estudos sobre os elementos culturais que podem ser motivo ou alvo de discriminação, intolerância e apartheids em contextos formais e não formais de educação. Neste sentido, na prática educativa na disciplina de Patrimônio, Museologia, Educação e Interpretação desenvolve-se uma metodologia participativa e reflexiva, para além das atividades de pesquisa de trabalho de campo, que incluem a utilização de um guião de entrevista, a realização de entrevistas para produção de itens para um questionário indispensável à produção do Inventário de Preocupações Interculturais, em relação ao qual ainda se realiza estudos de validação transcultural, em ambos os países, para construção da sua versão definitiva, dando assim continuidade temporal e aprofundamento conceptual e metodológico à temática da diversidade, diálogo e desenvolvimento cultural sustentável, segundo pressupostos colocados no documento da UNESCO acima citado, nos museus. A metodologia da pesquisa conciliou, métodos qualitativos - análise do conteúdo das narrativas e entrevistas - e quantitativos, recorrendo-se à investigação por questionário, decorrendo análise psicométrica do Inventário de Preocupações Interculturais - IPI e a obtenção dos indicadores de fidelidade e validade. 

Coordenador - Profa. Dra. Maria Amélia Gomes de Souza Reis
Professora Colaboradora – Profa. Dra. Maria do Rosário Pinheiro, Univ. Coimbra (Portugal)

 

5. Musealização e Descolonização: Observando a mudança social a partir da axiologia museal

Ementa: A partir da perspectiva axiológica sobre a passagem de objetos etnográficos a objetos de museu, o projeto de pesquisa tem como foco o estudo do valor do autêntico nas sociedades que musealizam o seu patrimônio de acordo com “regimes de valores” (HEINICH, 2009) descolonizados, isto é, que não estão mais submetidos a situações de dominação decorrentes da situação colonial (BALANDIER, 1951). Por meio de uma perspectiva axiológica, aqui proposta a partir da revisão dos referenciais teóricos para se pensar a autenticidade no campo da Museologia e do Patrimônio, é possível partir da noção segundo a qual a transmissão de um patrimônio musealizado descolonizado se dá por meio da passagem de um patrimônio marcado pela alteridade (o valor do “outro”) a um patrimônio reapropriado, autentificado por valores comuns e marcado pela identidade (o valor de “si”). Tem por objetivo, analisar os valores investidos em objetos de museu (museália), construídos no bojo dos processos de musealização que se desenvolvem em sociedades ou grupos perpassados por processos de descolonização. Para tanto, a pesquisa será organizada em três etapas, aplicadas a cada um dos casos empíricos investigados, quais sejam: (1) Mapeamento das esferas sociais e dos atores engajados nos processos de musealização; (2) Análise etnográfica dos processos de musealização visando identificar os critérios que regem a musealização; (3) Observação e análise etnográfica dos grupos envolvidos considerando as suas categorias sociais e os valores próprios que determinam os laços com o patrimônio.

Coordenador - Prof. Dr. Bruno Brulon Soares

Professores Efetivos – Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
Pesquisadores Colaboradores - Profa. Dra. Lygia Segala (PPCULT-UFF)

 

6. MUTAÇÃO II - Museu, Turismo, Ação

Ementa: Projeto que integra atividades de ensino, extensão e pesquisa. Ele nasceu a partir dos compromissos, atividades e reflexões desenvolvidas por docentes da UNIRIO em conexão com suas práticas de ensino; avançou e desdobrou-se em práticas e atividades extensionistas que envolveram docentes e discentes dos Cursos de Turismo e de Museologia e por fim, busca se institucionalizar como projeto de pesquisa. 

Coordenador - Prof. Dr. Mario de Souza Chagas
Pesquisadora Colaboradora - Camila Maria dos Santos Moraes (UNIRIO)

 

7. DESIGN DE EXPOSIÇÕES: suas relações de influência na percepção do público e na comunicação do discurso das exposições museológicas

Ementa: Pesquisa sobre o desenvolvimento das exposições enquanto função comunicacional primordial dos museus e seu caráter multidisciplinar, que opera na materialização tridimensional das ideias e projetos curatoriais e se coloca como instrumento auxiliar ao processo de interpretação museológica. Visa analisar o espaço expositivo em seu papel de construto inter-relacional e zona preferencial para o contato entre o real e o simbólico. Analisa a interlocução entre componentes constitutivos da comunicação específica às exposições museológicas – espaço, mobiliário expositivo, cores, iluminação, textos, cenografia, efeitos sonoros e mídias digitais – que catalisa a percepção de significados, afetando a qualidade das experiências e a capacidade transformativa e afetiva junto aos visitantes. Considerando que estão em constante atualização, as exposições incorporam tendências plásticas contemporâneas e inovações tecnológicas, levando à necessidade de buscar critérios de pertinência e adequação desses componentes às narrativas e aos acervos, assim como identificar o potencial de interferência destes elementos no processo de comunicação das exposições.

Coordenador - Profa. Dra. Helena Cunha de Uzeda

Professor Efetivo - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá / Julia Nolasco Moraes
Professor colaborador - Profa. Dra. Monique Batista Magaldi

8. Horizontes da participação dos públicos nos museus: itinerários e encruzilhadas da comunicação, criação e representação

Ementa: Ao longo das últimas décadas, vem sendo reconhecida a potência transformadora e criativa de abandonar-se a assunção do público apenas como receptor passivo de ações dos museus, sendo admitido e valorizado o exercício de seu protagonismo em processos decisórios, (auto)representativos e definidores de agendas institucionais e políticas relacionadas. Isto significa um reposicionamento da autoridade exclusiva e irrestrita do museu e disposições, em diferentes níveis e esferas, para o compartilhamento do poder de voz e criação junto a diferentes públicos. Tal virada não se constitui de modo uniforme, estável, sem contradições ou controvérsias. A pesquisa visa identificar e analisar os horizontes, itinerários e encruzilhadas - isto é, pressupostos teóricos e práticos, instrumentos, metodologias, complexidades e contradições - de realidades empíricas vividas e/ou a que museus contemporâneos têm recorrido, com vista à promoção e efetivação de diferentes disposições, níveis e esferas de participação dos públicos junto a esses espaços. Para tanto, lança um olhar mais atento às mediações produzidas em torno de iniciativas voltadas à comunicação nos museus, em especial às exposições, entendendo-se que essas materializam, atualizam e (res)significam criações e representações engendradas nas relações e interfaces entre diferentes culturas. 

Coordenador: Profa. Dra. Julia Nolasco de Moraes

 

9. Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais--Contexto Musealização/Patrimonialização e a contribuição da Documentação/Informação: prevenção, diligência apropriada, recuperação e restituição.

Investigação no campo da Museologia cujo tema envolve a problemática do roubo de bens culturais, ocorrências publicamente relatadas por agentes brasileiros e de outros países, e a necessidade do estudo de providências para o combate. Propõe-se aplicar as bases teórica e prática da Documentação/Informação Museológica, disciplina cujo caráter permite responder aos imperativos dos problemas do tema. O objetivo é analisar, identificar em fontes de instâncias oficiais e demais documentos de referência os modelos com padrões especializados no assunto, visando elaborar um conjunto documental interpretativo referencial com medidas recomendadas, as "melhores práticas", relacionadas a 3 fases fundamentais comprometidas com: a prevenção ao crime (inventário), a busca ao objeto roubado (rastreamento policial), e a recuperação e restituição aos proprietários.

Coordenador: Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima

 

10. Mapeamento da musealização de objetos da cultura afro-brasileira nos museus do Rio de Janeiro

O Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver um mapeamento dos processos de musealização de objetos da cultura afro-brasileira salvaguardados em museus sediados no Estado do Rio de Janeiro e analisar os enunciados culturais produzidos por esses museus. A análise da cadeia operatória da musealização se divide em dois momentos: (a) o mapeamento e a identificação de coleções e acervos contendo objetos da cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro, considerando os dados textuais e os registros documentais disponíveis sobre eles; (b) a análise etnográfica de casos de estudo específicos visando compreender os enunciados raciais construídos pelos museus investigados. Consideramos que a presença dessas coleções no patrimônio nacional continua a atuar sobre a sensibilidade de grupos e indivíduos em suas identidades raciais e religiosas, o que leva à contestação, na esfera pública, das narrativas construídas pela musealização. Com base na análise comparativa de estudos de caso específicos, este projeto busca discutir a problemática da musealização da cultura material afro-brasileira no contexto do Rio de Janeiro em uma análise etnomuseológica, demonstrando como os regimes museais são tensionados em função dos processos históricos de empréstimos, deslocamentos e reinscrição dos objetos que compõem o patrimônio nacional.

 Coordenador: Prof. Dr. Bruno César Brulon Soares

 

11Museologia virtual e cibermuseologia: Estudos conceituais, mapeamentos e análise de manifestações virtuais museais e patrimoniais.

O Museologia Virtual Lab desenvolve pesquisas conceituais, metodológicas e de dados no campo da cultura digital, permitindo realizar um conjunto de repercussões, sendo elas: - Adaptação do referencial teórico-metodológico da Museologia na construção dos problemas no âmbito dos estudos de visitação, estudos de públicos e estudos usuários em equipamentos culturais digitais que desenvolvam exposições; - Estudos conceituais e metodológicos no âmbito da Mediação cultural voltada ao ambiente digital; -Desenvolvimento de iniciativas digitais expográficas; - Articulação com o Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); - Articulação com o Fórum de Museologia e Cultura Digital. Os resultados serão divulgados na forma de publicações, palestras e exposições.

Coordenador: Profa. Dra. Monique B. Magaldi

 

Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 02:

 

1. As Comunidades Imaginadas: cultura, identidade e patrimônio simbólico

Ementa: Este projeto propõe-se a investigar a capacidade, operacionalidade e estratégias e procedimentos discursivos de construção de sentidos, como parte das políticas sociais de organização de memória e de museus. Deste modo, pretende analisar os efeitos do trabalho e do simbólico na construção de conceitos e objetos museológicos tais como os acervos, as coleções, como também as exposções, em seu papel de cenário pedagógico e, ao mesmo tempo, enquanto conjunto de ações de divulgação, de uma interpretação que, situada no tempo e no espaço, se estrutura como uma narrativa ou discurso competente acerca de um dado objeto ou conjunto de objetos. Concluída uma revisão bibliográfica e documental estudamos as relações entre Museu, Sociedade e Poder como parte constitutiva de uma conjuntura e de disputas de projetos que exigem revisão dos modelos que orientaram ações, políticas, modos de compreender e fazer. Consideramos que os museus saíram das editorias e das páginas de cultura dos Jornais e Revistas e foram temas de diferentes debates e projetos de Estado, da sociedade e dos interessados no cotidiano dos museus no Brasil. Analisamos como os debates epistemológicos do campo ganharam força. Enfatizamos a análise dos discursos sobre o museu nas políticas públicas de cultura formuladas ou propostas no Brasil como ação social de mudança. Portanto, a ação museológica influenciada pelas políticas de Estado não revela uma coerência e continuidade. A ação de Estado é recorrente e cada vez mais presente, remetendo a uma moeda de negociação.

Coordenador - Prof. Dr. Luiz Carlos Borges

 

2.Patrimonialização e musealização da Geodiversidade e da Biodiversidade como processos de apreensão e de conservação do meio ambiente pela sociedade.

Ementa: O projeto propõe-se identificar e avaliar a potencialidade patrimonial da geodiversidade e da biodiversidade, principalmente em Áreas de Proteção, bem como melhorar ou propor sua musealização, visando uma melhor apreensão da importância patrimonial e conservação da geodiversidade e biodiversidade e sua inter-relação com a pluraridade cultural da sociedade.

Coordenador - Profa. Dra. Deusana Costa Machado

Professor colaborador:  Prof. Dr. José Alberto Pais

 

3. Valorização do Patrimônio Científico Brasileiro

Ementa: O presente projeto pesquisa o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) no país, numa tentativa de sua delimitação, além de estudar suas formas de proteção, realizar uma pesquisa de campo produzindo um levantamento que permita visualizar um panorama sobre conjuntos de objetos que seriam candidatos a constituir um possível inventário nacional do patrimônio de C&T no país. A partir disso, elaborar o que denominamos de prosopografia de alguns conjuntos desses objetos. Dentro do escopo do projeto se incluem ainda as estratégias de conservação, documentação e socialização desses acervos. As atividades realizadas no decorrer do projeto são: levantamento, atualização e análise de bibliografia especializada; pesquisar as formas atuais de proteção do patrimônio de C&T e propor outros instrumentos de proteção específicos; pesquisar grupos de objetos de C&T em seus locais de origem; elaborar um primeiro inventário nacional de objetos de C&T; pesquisar possíveis critérios de seleção para esses objetos e escolher grupos para aprofundamento dos estudos; produzir conhecimento sobre os grupos de objetos selecionados, a partir da metodologia de construção de prosopografias; produzir contribuições para periódicos especializados e para eventos (congressos, seminários etc) na área. O projeto possui colaborações com as Escolas de Museologia da UFOP, UFPE, UFBA e UFPEL. Internacionalmente, o projeto tem colaboração com o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e com o Centro de Documentação e História da Ciência, da Universidade de Valencia. Em 2016, foram desenvolvidos trabalhos de levantamento de grupos de objetos de C&T em Portugal, de forma a permitir uma comparação com os resultados brasileiros. Além disso, estaca-se a organização do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, além da edição dos anais eletrônicos do evento. 

Coordenador - Prof. Dr. Marcus Granato
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel 
Pesquisadores Estrangeiros - Profa. Dra. Marta Lourenço (MCUL, Portugal) / Prof. Dr. Pedro Ruiz-Castel (CDHC, Espanha)

 

4. Etnografia, Tradução e Patrimônio Cultural

Ementa: O projeto trata de processos relacionados a deslocamentos de objetos para museus que envolvem formação de coleções e diferentes sistemas de classificação.  Este enfoque abrange políticas que tocam aos museus bem como problemas relacionados com a musealização e patrimonialização na esfera pública A análise visa apresentar uma contribuição fundamentada na correlação entre etnografia e tradução cultural no sentido de contribuir para a teoria e a prática da museologia. Parte-se de pesquisa sobre a produção da etnografia de Curt Nimuendaju sobre os índios Ticuna, referindo-a ao campo dos museus no contexto da segunda guerra mundial. Os artefatos Ticuna coletados naqueles anos foram destinados ao Museu Nacional e ao Museu Goeldi, além da coleção Carlos Estevão do  Museu do Estado de Pernambuco, quebrando o processo colonial de apropriação por países do Norte. Os processos e artefatos  são comparados com registros atuais do conhecimento Ticuna e com informações sobre história da ciência e arquivos. É especialmente caro a esta temática a discussão sobre comunidades patrimoniais, objeto da palestra de Antonio Arantes no PPG-PMUS. A pesquisa de campo na terra indígena Eware I, entre os índios Ticuna buscou examinar o conhecimento sobre o céu e sazonalidade comparando a iconografia de objetos do Museu Nacional e desenhos indígenas elaborados em oficina na comunidade Barro Vermelho dos dias 13 a 19 de fevereiro de 2016 os próprios índios manifestaram interesse em discutir a relação com patrimônio e o museu magüta, registrado mediante vídeo que está sendo editado juntamente com a bolsista Hannah Cavalcanti;. Com base nas reflexões de campo elaborei curso no doutorado do PPG-PMUS visando analisar temas  referentes à relação com os patrimônios e a etnicidade, bem como com a construção regional e nacional e  problemas do meio social, em processos não necessariamente vinculados a lugares museológicos determinados. Os trabalhos finais de curso foram apresentados em simpósio temático da SBHC em novembro de 2016. As pesquisas sobre povos indígenas e patrimônio fornecem suporte etnográfico para o curso ministrado por Priscila Faulhaber como Titular da Cátedra América Latina do Instituto Pluridisciplinar de Esudos sobre América Latina e Caribe, da Universidade de Toulouse Jean-Jaurès, articulado a pesquisa com estudantes indígenas em universidades do Brasil focalizando sua inserção no sistema universitário, bem como sua visão de  patrimônio. Tais atividades resultaram em palestras no Laboratório Interdisciplinar Solidariedades, Sociedades, Territórios da Universidade de Toulouse bem como Grupo de Reflexão sobre o Brasil Contemporâneo no Centro Bourdieu (CNRS) em Paris.  

Coordenador - Profa. Dra. Priscila Faulhaber Barbosa

 

5. A Construção e a Formação de Coleções Museológicas

Ementa: O ato de colecionar realça os modos como os diversos fatos e experiências são selecionados, reunidos, retirados de suas ocorrências temporais originais, e como eles recebem um valor duradouro em um novo arranjo. Coletar, pelo menos no ocidente, onde geralmente se pensa no tempo como linear e irreversível, pressupõe resgatar fenômenos da decadência ou perda histórica inevitáveis. A coleção teoricamente contém o que merece ser guardado, lembrado e entesourado. Os objetos museológicos podem ser compreendidos como objetos no museu e na “organicidade” das coleções, onde foram desprendidos de suas funções originais. A nova relação com o presente se faz com associações estreitas com o seu semelhante, isto é, o objeto que compõe a mesma coleção insere-se na categoria complementar ao quebrar sua mera existência na cadeia produtiva econômica e ao dotar-se de uma aura no espaço museológico. A formação destas diversas coleções, distribuídas pelo Brasil, refletem o desenvolvimento da ciência e tecnologia nas diferentes regiões do país. A perda destes indícios pode comprometer de forma significativa a memória cientifica nacional. Ao desenvolver o projeto pretende-se garantir a possibilidade de pesquisar coleções que não sejam originalmente de ciência e tecnologia, mas que possuam em seu interior objetos desta natureza. Dando continuidade aos nossos estudos, no ano de 2015 analisamos os aspectos da formação da coleção dos espaços museológicos de Ciência e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) e Museu da Farmácia Lucas Marques do Amaral (MFLMA) e a formação da Coleção do Insitututo de Engenharia Nuclear organizada a partir dos objetos doados ao MAST. Em ambos os trabalhos discutimos as relações existentes entre a museologia, a história da ciência e o contexto das práticas científicas que envolveram estes objetos.

Coordenador - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcus Granato / Prof. Dr. Mario Chagas

 

6. Museu e Programa Nacional de Patrimônio Imaterial: estudo sobre as estratégias de articulação entre os processos de patrimonialização e de musealização no cenário das políticas públicas de salvaguarda dos bens registrados

Ementa: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias de articulação entre os processos de Patrimonialização e de Musealização na proposta de salvaguarda de bens registrados cujas áreas de inventário e salvaguarda incluem o estado do Rio de Janeiro, visando identificar e explicitar o papel da museologia e dos museus no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial.

Coordenador: Elizabete de Castro Mendonça

 

7. Geoconservação e Musealização: a proteção do Patrimônio Geológico

Ementa: No Brasil, a compreensão dos elementos da geodiversidade como Patrimônio Geológico ocorreu não faz muito tempo e necessita de mais estudos. Por isso, este projeto tem por objetivo analisar, propor e verificar a eficácia dos processos de valorização e proteção ao Patrimônio Geológico, através de estudos e da aplicação de mecanismos de Geoconservação e/ou Musealização dos elementos da geodiversidade ex situ ou in situ.
Coordenador: Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro

 Professora colaboradora - Profa. Dra. Guadalupe Nascimento Campos

 

Profa. Dra. Helena C. Uzeda

Coordenadora do PPG-PMUS (UNIRIO-MAST)