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Resumo - Andre de Melo Santos

Orientador:
LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO
Abreviatura:
SANTOS, A. M.
Data da Defesa:
12/08/2015
Resumo:
Em “Desenvolvendo um Aplicativo para a Prática da Leitura Rítmica” – IIIº SIMPOM (2014), categoria ‘Pôster’ (https://drive.google.com/file/d/0By8XNtss5w7HM2RVOGJuNzFpVGs/view), caracterizamos dois protótipos para nosso produto: um direcionado às plataformas digitais e outro analógico, com ‘baralhos’, tabuleiro e quadro magnético. Restringir o conteúdo teórico-musical a elementos simples como pentagrama, figuras de semicolcheia, colcheia e semínima, células rítmicas e sílabas-guia (https://www.youtube.com/watch?v=VhFGh6Kt3vI) direcionou a pesquisa para as múltiplas vias de manuseio dos sinais gráficos envolvidos, com a configuração de comandos do tipo ‘arrastar e soltar’ ou ‘abrir e fechar’. Isso enriqueceu o projeto, com a investigação de soluções para o emprego de vozes distintas em compassos superpostos; ‘janelas’ com padrões rítmicos complementares; a possibilidade de ‘salvar’ etapas; metrônomo etc. reforçando a ideia de produção de conteúdo próprio por parte do usuário. A confecção efetiva da versão tecnológica está sendo feita no software Construct2, concebido para a criação de videogames (https://dl.dropboxusercontent.com/u/244647269/joguin/index.html - ‘deslize’ o quadro de combinações à esquerda da tela), e nos testes realizados com o protótipo analógico confirmamos o caráter autonômico dessa ferramenta auxiliar para o professor de instrumento ou canto.
Palavras-chave:
percussão;ensino de música
Abstract:
In the Poster "Developing an Application for Rhythmic Reading Practice" - 3rd SIMPOM (2014), https://drive.google.com/file/d/0By8XNtss5w7HM2RVOGJuNzFpVGs/view), we characterized two prototypes for our product: one aimed at digital platforms and another analog, with 'decks', board and magnetic board. Restricting theoretical-musical content to simple elements such as pentagram, sixteenth-note, eighth-note and quarter note, rhythmic cells, and guiding syllables (https://www.youtube.com/watch?v=VhFGh6Kt3vI) directed the search for multiple paths of manipulating the graphic signals involved, with the configuration of drag-and-drop or open-and-close commands. This enriched the project, with the investigation of solutions for the use of distinct voices in superimposed bars; 'Windows' with complementary rhythmic patterns; the possibility of 'saving' steps; metronome etc. reinforcing the idea of own content production by the user. The actual creation of the technological version is being done in Construct2 software, designed for the creation of videogames (https://dl.dropboxusercontent.com/u/244647269/joguin/index.html - 'slide' the combo box to the left of the screen), and in the tests carried out with the analog prototype we confirm the autonomic character of this auxiliary tool for the instrument or singing teacher.
Keywords:
percussion;music education