Tópicos Especiais em Ensino e Aprendizagem - Seminário de Pesquisa em Formação e Práticas Docentes
EMENTA: A pesquisa no âmbito da Formação e das Práticas Docentes. Questões teórico-metodológicas específicas. O processo de construção do objeto. Principais aspectos do processo de elaboração de teses. Discussão e análise dos trabalhos dos doutorandos; sugestões quanto aos seus desdobramentos, no que se refere aos fundamentos teóricos e processos de investigação.
METODOLOGIA:
A metodologia de trabalho privilegia o Seminário, ou seja, a leitura prévia e a discussão das teses em construção, com foco nas questões teórico-metodológicas das pesquisas. A construção da bibliografia e da proposta de estudos se dará com o coletivo dos doutorandos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação envolve participação nos encontros, apresentação de leituras realizadas e a elaboração de um texto (até duas laudas) que indique relações entre o Seminário e a sua pesquisa em desenvolvimento.
Referências:
DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, Ago.. 2003. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015
ESTEBAN, Maria Teresa. Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular. Série-Estudos, Campo Grande , v. 24, n. 52, p. 171-192, Sept. 2019.Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000300171&lng=en&nrm=iso Acesso em 04 Mar. 2022. Epub Jan 09, 2020. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355.
GIMENO SACRISTÁN, Jose e PÉREZ GÓMEZ, Angel I. Compreender e transformar o ensino. 4ª. Ed. POA: Artmed, 1998. Capítulo 11. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. (p. 353-380).
GUIMARÃES ALVES, N.; DA SILVA LIMA, J.; RODRIGUES CONCEIÇÃO, R.; MALHEIROS GREGORIO, T. SÓ AS ARTES NOS SALVAM!!!!! – as tantas crianças que há em nós –. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 158–172, 2021. DOI: 10.5902/1983734866693. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66693 . Acesso em 4 mar. 2022.
Kenneth M. ZEICHNER; Alexandre SAUL; Júlio Emílio DINIZ-PEREIRA Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2211 - 2224 out./dez. 2014 Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21405/15931 Acesso em 04 de mar. 2022.
NOVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre , v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402 Acesso em 04 mar. 2022,
Complementar:
LISTON, Daniel P. e ZEICHNER, Kenneth M. Formación del professorado y condiciones sociales dela escolarización. Colección: Pedagogía – Educación Crítica. Coruña/España: Paideia Galiza Fundacion. Ed. Morata 3ª. Ed. 2003. Cap. 1 Las tradiciones de reforma de la formación del profesorado em los Estados Unidos. P. 27-61.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. A Cultura Escolar na Sociedade Neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001. A cultura docente (163-179); Desenvolvimento profissional docente (180-204); Capítulo 4 – A Cultura Experiencial (p.205-258); A escola como espaço ecológico de vivência cultural (p. 273-279); A vivência crítica da cultura no espaço escolar: da escola como reprodução à escola como recriação e o ensino educativo e a vivência crítica da cultura (p.280-306)