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Paulo Roberto de Figueiredo Souto

Natural do Rio de Janeiro, é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), mestre (1998) e doutor (2003) em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1991 lecionou no ensino superior entre os quais no Instituto de Biomédico/UERJ, no departamento de Ensino de Ciências do Instituto de Biologia/UERJ e no departamento de Biologia da Universidade Gama Filho. Desenvolve pesquisa e estudos voltados para questões de cunho comportamental, iniciou seus trabalhos no Departamento de Biofísica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e a partir da década de noventa, se dedicou exclusivamente ao estudo da icnologia, estabelecendo a primeira e maior coleção de coprólitos (fezes fossilizadas) no pais e na América Latina. Publicou dezenas de trabalhos sobre o tema, tanto em revistas cientificas como na imprensa em geral e participa ativamente de grupos nacionais e internacionais. Sua contribuição à pesquisa também se estendeu a trabalhos de curadoria no Departamento Nacional de Produção Mineral/RJ e no Departamento de Estratigrafia e Paleontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além da orientação de pesquisas e de cursos para alunos de graduação e pós-graduação, das mais diferentes instituições no país. Escreveu livros e capítulos de livros científicos entre os quais o de Paleoparasitologia que recebeu em 2012 o Prêmio Nacional Tartaruguito. Atualmente é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Interações Biológicas Ambientais. Suas pesquisas têm sido apoiadas e reconhecidas pela UNESCO/IGCP, FAPERJ e CNPq.

 Lattes            Monografias                 

 

       Projetos de ensino.png
  • ESTUDO PALEOECOLÓGICO DE EXCREMENTOS FÓSSEIS DO CRETÁCEO BRASILEIRO (2011-2018)
  • GEOCIÊNCIAS UMA PONTE ENTRE SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO (2022-2025)
  • ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO APRENDIZADO DO ENSINO APLICADO EM GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA.
  • ESTUDO DOS COPRÓLITOS DE PEIXES DO FANEROZÓICO BRASILEIRO (2019-2025)
  • DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES NO ENSINO HIBRIDO PARA ENSINO DE GEOCIÊNCIAS