Você está aqui: Página Inicial / Historinhas da Vovó Didira / SUPIANE ENSINANDO AS CORES DAS FRUTAS E VERDURAS

SUPIANE ENSINANDO AS CORES DAS FRUTAS E VERDURAS

Criação - Ingrid Abreu; Isabela Lopes; Moara Rezende; Édira C.B.A Gonçalves
logo

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 

    Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição

Laboratório de Bioativos - LABBIO

Dinâmica para crianças – tema – as cores das frutas e verduras

1ª etapa – será narrada uma história. No decorrer da narração, os participantes serão convidados a ser um dos personagens da história. Moderadores participam com acessórios cenográficos e/ou construção de painel cenográfico que represente a história.

2ª etapa -  os personagens recontam a historinha, e o painel e/ou acessórios vão estar disponíveis para lembrar o enredo

3ª etapa – o narrador incentiva a todos os participantes a expressar a opinião sobre a dinâmica e também na consolidação dos ensinamentos

4ª etapa – os participantes são separados em grupo e cada grupo é responsável pelo preparo de um dos ingredientes da salada

5ª etapa – os grupos constroem juntos a salada de frutas, adicionando os ingredientes e saboreando o prato!!!!

Historinha da Vovó Didira

Supiane e o reino das fadas

Era uma vez uma, menina chamada Supiane, ela tinha um dom, conversava com as fadas (SOM) que estavam sempre em seu jardim. Todos os dias, Supiane ouvia as fadas contando como era o Reino delas. Lá tudo era lindo e mágico.... (QUEM QUER SER SUPIANE?). Imaginem!!! As fadas contavam que a natureza fazia uma magia linda transformando flores em frutas... (TRANSFORMAÇÃO). A fadinha arco-íris era muito amiga de Supiane e sempre a convidava para ir conhecer seu Reino. Supiane, lógico, aceitava, mas a fadinha arco-íris dizia que ela somente poderia levar Supiane ao Reino, quando Supiane encontrasse o caminho mágico... (QUEM QUER SER A FADINHA ARCO-ÍRIS?). Supiane não sabia o que fazer para encontrar o caminho, e a fadinha arco-íris apenas dizia: “Fique tranquila, você irá encontrar o Reino das fadas...”

Um dia, passeando pelo jardim de sua casa Supiane avistou uma linda porta. Ela era cheia de flores com borboletas ao redor e estava entreaberta. Supiane foi abrindo a porta e viu um jardim maravilhoso, com muitas aves no horizonte, um sol como nunca havia visto, e percebeu que havia encontrado o Reino das Fadas!!!!!

Ao caminhar observou que as flores tinham sementes guardadas em seu interior, como se fosse uma bolsinha com sementinhas. No caminho ela foi vendo a magia da transformação de algumas flores em frutas e também foi encontrando muitas outras frutas e verduras. Supiane percebeu que as frutas e as verduras tinham uma força muito poderosa, pois viu nuvens de energia ao redor delas e percebeu que a Natureza além de bela é muito poderosa.

Ficou pensando, será que quando como as frutas e as verduras também fico poderosa? Neste momento, sua amiga, a fadinha arco-íris apareceu e foi logo respondendo, sim Supiane, ao comer frutas e verduras, toda a energia que elas possuem vão para você e assim você também fica cheia de brilho!!!! Supiane levou um susto!!! Como a fadinha sabia o que ela estava pensando?? Arco-íris disse que no Reino das fadas, podiam conversar tanto falando quanto por pensamento. Supiane achou muita graça nisto...

A fadinha arco-íris foi apresentando o Reino para Supiane e perguntou se ela sabia por que as frutas são coloridas? Supiane pensou, pensou e respondeu: “para ficar parecido com o arco-íris!!!!!” A fadinha riu e explicou: As cores das frutas e verduras representam compostos bioativos que existem neles. Estes compostos são nutrientes que fornecem Saúde quando você os comem. E arco-íris continuou:

- Veja estes, por exemplo: cenoura, beterraba, alface, cebola e morangos. Cada um é de uma cor, certo?  Cenouras são laranjas. (QUEM QUER SER A CENOURA?).  E a cenoura entrou na conversa, eu sou desta cor porque tenho carotenoides. Os morangos começaram a falar (QUEM QUER SER O MORANGO?). Nós temos as antocianinas que são os compostos que dão a cor mais linda do jardim!!! Vermelho até roxo, como na jabuticaba!!!  A alface logo respondeu: a cor mais bonita é a que mais se vê na natureza!!! O VERDE!!!!!! Eu sou assim, verdinho porque tenho clorofila (QUEM QUER SER A ALFACE?). Dona beterraba falou: crianças, todas as cores são lindas e para a criança crescer forte e sadia precisa ter o hábito de comer frutas e verduras variadas, para ficar tudo muito colorido!!! Ah! Eu possuo a betalaína que oferece a cor rosa ou violeta. (QUEM QUER SER A BETERRABA?) Supiane olhou para a cebola, que estava chorando e perguntou: Você está triste? Não fica, pois mesmo branquinha eu ADORO você!!!! (QUEM QUER SER A CEBOLA?) A cebola toda serelepe disse que ela era muito especial, pois possui as antoxantinas sendo assim branquinha.

Supiane ficou muito feliz em aprender tanta coisa e falou para arco-íris:

-Que nomes difíceis!!!! Mas é muito legal conhecer o colorido do alimento!! Fadinha, estou lembrando das balinhas que eu adoro e são muito coloridas, elas também têm carotenoides, antocianinas, betalaína e clorofila?

- Não, porque esses compostos são do próprio alimento e não adicionados. Alimentos industrializados, como balinha, podem ter adição de substancias que também dão cor e são chamadas corantes. Existem os corantes naturais e os artificiais. O importante é consumir alimentos naturais.

- Entendi Fadinha, os corantes artificiais são os que também dão as cores aos meus lápis de cor...

A fadinha riu e disse: - Isso mesmo, Supiane

Assim, Supiane entendeu que as frutas e os vegetais com as suas variedades de cores, são cheios de nutrientes e comendo sempre esses alimentos, ela ficará mais forte esperta...

Supiane, se despediu dos amigos que fez no Reino das fadas e foi voltando para sua casa. Arco-íris veio correndo e falou:

- Supiane!!! Leva esta dica de um prato bem colorido para que você ensine para sua mãe os nomes das cores das frutas e verduras:

3 rodelas de banana, 5 morangos cortados ao meio, 1 fatia de mamão cortada em 10 pedaços e ¼ de maçã picada em 10 pedaços. Misture tudo e esprema 1 laranja e meia!!!! 

Supiane falou: - Que linda e me parece ser bem saborosa!!!!! Vou agora mesmo fazer!!!! De longe a fadinha Arco-íris ouve Supiane: - Mãe, vamos fazer uma salada de frutas??

Criação - Ingrid Abreu; Isabela Lopes; Moara Rezende; Édira C.B.A Gonçalves