SUPIANE DESCOBRINDO AS CORES DOS ALIMENTOS ...
Supiane estava fazendo um desenho com seus lápis de cor quando sua mãe a chamou para jantar. Ao se levantar, ouviu uma voz vindo de trás da porta de seu quarto. Quando ela abriu a porta, uma fadinha veio voando em sua direção e disse :
- Supiane que bom ver você! Vamos! Tenho que te mostrar uma coisa.
Supiane foi até a cozinha e em cima da mesa havia um pote bem grande cheio de uma salada colorida. A fadinha estava ao lado do pote. Enquanto sua mãe terminava de preparar o jantar a fadinha começou a falar com a garotinha:
- Você está vendo essa salada cheia de cores? É linda, né?
- Sim! É muito bonita!Ela tem cenoura, beterraba, alface, agrião, cebola e alguns morangos.
- Isso mesmo. Ela apresenta várias verduras fresquinhas e coloridas. A cor desses alimentos acontece porque eles apresentam compostos bioativos que além de cor oferecem saúde para quem os consome. As cenouras por exemplo possuem os carotenoides. Eles dão a cenoura a cor laranja. Já as antocianinas são os compostos que dão a cor vermelha para os morangos. A clorofila, presente no alface e no agrião, oferece cor verde para o alimento. A beterraba possui a betalaína que oferece a cor rosa ou vermelho. Já as antoxantinas oferecem a cor branquinha para a cebola.
- Que nomes difíceis!!!!! Mas é muito legal saber quem é que faz o colorido do alimento! Esses compostos são como meus lápis de colorir.- disse Supiane.
A fadinha riu e disse:
- Sim... Mas atenção! Esses compostos são do próprio alimento e não adicionados. Alimentos industrializados podem ter adição de substancias que também dão cor e são chamadas corantes, e não trazem benefício a saúde... Por isso é importante o consumo de alimentos naturais.
- Entendi, Fadinha!
Nesse momento a mãe de Supiane se virou e disse:
- Vamos comer?
- Sim mamãe. Pode encher meu prato dessa salada bem colorida. - Respondeu Supiane