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Sobre o Projeto

MATRIZES MUSICAIS E MATRIZES CULTURAIS DA MÚSICA BRASILEIRA POPULAR

Dra. Martha Tupinambá de Ulhôa
(Coordenadora)


RESUMO:

Projeto visa avaliar o significado das matrizes culturais da música brasileira popular contemporânea a partir de um levantamento das práticas musicais documentadas em jornais, revistas e memórias. Em 2002, como parte do treinamento foi feito levantamento e indexação de anotações, recortes de jornal, fotografias, etc. contidas em envelopes e pastas do acervo Mozart de Araújo (CCBB). 

Cada membro da equipe ficou encarregado de algumas pastas, cujo conteúdo foi identificado e indexado em fichas depois digitadas em um banco de dados. Adicionalmente, como o arquivo contém uma coleção considerável de partituras de música brasileira, foram selecionadas algumas partituras de modinhas, em especial as modinhas (e lundus) que serviram de base para a produção do álbum duplo Cantares Brasileiros - 1 A Modinha (Cia Internacional de Seguros, Natal de 1977) e cerca de 40 lundus publicados no século XIX, para compor material para uso didático. 

Este material foi parcialmente catalogado (com identificação de datas de impressão / edição mais precisas e elaboração de banco de dados), transcrito a partir do disco, e analisado quanto à prosódia. A partir do segundo semestre de 2002, como previsto no projeto original, passou-se ao exame da coleção de jornais em microfilme da Biblioteca Nacional. 

Cada membro da equipe selecionou um estado para investigar de forma aleatória, com a ressalva de evitar o Rio de Janeiro, pelo fato de que já foi muito pesquisado. Inicialmente pretendia-se lidar com jornais do final do século XIX até os jornais da década de 1920. 

No entanto, dada a grande quantidade de jornais existentes, da lentidão inerente à leitura desse tipo de documento, das greves ocasionais na BN, além da constatação da existência de jornais bastante antigos em cada rolo de microfilme pesquisado (os jornais mais antigos são de cerca de 1860), optou-se por lidar com dados somente do século XIX. Com as primeiras observações feitas iniciou-se a exploração de literatura sobre as atividades culturais da época. 

O objetivo dessas leituras complementares é fazer sentido das informações sendo coletadas, uma tarefa que vai se tornando mais pertinente para os estudantes, ao contradizer, confirmar, ou acrescentar dados aos que estão sendo coletados. A partir do segundo semestre de 2003 iniciou-se o processo de construção de bancos de dados para registro e divulgação dos dados coletados. 

Tivemos nesta etapa a consultoria da Profa. Dra. Rosana Lanzelotte. Estamos em fase de conclusão da inserção de dados, teste e publicação de 3 bancos com dados coletados na pesquisa:

Lundus da coleção Mozart de Araújo
http://www.unirio.br/mpb/lundus


Música em periódicos oitocentistas
http://www.unirio.br/mpb/bib


Música nas revistas do Instituto Histórico e Geográfico
http://www.unirio.br/mpb/ihgb


Entre agosto de 2004 a julho de 2005 foi feita uma revisão dos conceitos de cultura popular e oralidade, bem como continuaram a complementação da coleta de dados no IHGB, sendo ainda iniciados alguns experimentos práticos com as 20 modinhas de Joaquim Manoel da Câmara harmonizadas por Neukomm em 1824.  

Em março de 2005 o projeto foi contemplado com uma renovação de três anos para permitir sua conclusão.  A partir de agosto de 2005 nos concentramos na pesquisa de laboratório sobre a matriz oral e escrita da música brasileira popular focalizando a modinha em partituras do século XIX (acervo Mozart de Araújo) e gravações do início do século XX (acervo do Instituto Moreira Salles).

Paralelamente iniciamos a inserção de dados sobre música na Revista do IHGB bem como a coleta de dados do acervo de fonogramas dos pesquisadores Humberto Franceschi e José Ramos Tinhorão (Instituto Moreira Salles http://www.ims.com.br).  Como os arquivos sonoros disponibilizados na internet são comprimidos por razões de tamanho, fica muito difícil entender as letras das modinhas, lundus e cançonetas interpretadas pelos pioneiros Bahiano, Cadete, Eduardo das Neves e Mario Pinheiro. Assim, para identificação dessas letras está sendo feito um levantamento do repertório de canções populares do século XIX e início do XX contidas em cancioneiros encontrados na Biblioteca Nacional.  

Adicionalmente iniciamos a transcrição de algumas canções cujas letras foram encontradas nos Cancioneiros e fizemos um levantamento das partituras de música “imperial” da Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS) da Biblioteca Nacional. Ainda pretendemos realizar um Colóquio Música e História no longo século XIX: de Caldas Barbosa a Baiano, previsto para outubro de 2007, mas adiado em função de falta de apoio institucional. Neste colóquio, organizado em colaboração com o PPG em História da UFF e Fundação Casa de Rui Barbosa estão previstas as presenças de especialistas de várias áreas com trabalho sobre música no século XIX. A pesquisa se encerra em Fevereiro de 2008. Seus resultados têm sido discutidos em comunicações em congressos da área tanto internos (PIBIC) quanto externos (ANPPOM, ABET, IASPM), alguns dos textos resultantes estando disponíveis em:

http://www.unirio.br/mpb/matrizes/atividades.htm.