Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 01:
1. Museologia como Ato Criativo: linguagens da exposição
Ementa: Projeto permanente de pesquisa, vinculado ao grupo de trabalho Theory of the Exhibition - grupo permanente de pesquisa do ICOFOM (Comitê Internacional de Museologia, do Conselho Internacional de Museus - ICOM), criado em 1999 e coordenado por André Desvallées - consultor do Ministério da Cultura de França e Membro Honorário do ICOM. No PPG-PMUS, tem como objetivo geral discutir os processos teóricos e práticos que envolvem a criação das exposiçōes museológicas, bem como dos mecanismos de comunicação utilizados para alcançar os diferentes segmentos sociais, entendidos como público nos museus – visando entender a Museologia na esfera do simbólico, como pensamento e ato criador. Fundamenta-se na evidencia de que os estudos críticos do processo de comunicação no contexto das exposiçōes formalizam a Museologia como domínio de conhecimento gerador de linguagens específicas. Neste universo, a exposição é identificada como campo simbólico e representacional específico e também como obra aberta – instancia capaz de gerar narrativas que mobilizam todos os sentidos humanos. A metodologia de trabalho inclui a análise comparada dos métodos e técnicas da exposição, em sua vinculação com as diferentes linguagens comunicacionais; e também o estudo das exposições como conjuntos simbólicos e instancias narrativas. A partir dos dados obtidos, busca-se identificar como as influencias recebidas se revelam na estrutura narrativa das diferentes exposições; e analisar as diferentes linguagens comunicacionais que contribuem para e/ou interferem na constituição do discurso expositivo de cada museu estudado. Especial atenção é dada ao papel dos sujeitos discursivos nas diferentes funções comunicacionais da exposição. Em 2015 foram produzidos 05 produtos técnicos.
Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professores Efetivos - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima; Helena Cunha de Uzeda, Monique Batista Magaldi
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Martin Schaerer (Suíça) / Profa. Dra. Anita Shah (Índia) / Prof. Dr. Bernard Deloche (Bélgica) / Prof. André Desvallées, M. Sc. (França)
2. Patrimônio, Museologia e Sociedades em Transformação: a experiência latino-americana
Ementa: o projeto contempla a análise das tendências contemporâneas de pensamento e dos modelos sociais, culturais e ambientais que influenciam o desenvolvimento dos estudos sobre o Patrimônio e da teoria da Museologia. Tem como objetivo geral investigar as relações entre tendências contemporâneas do pensamento e recentes articulações do meio sociocultural na América Latina, especialmente no que tange aos modelos conceituais de meio ambiente e desenvolvimento, buscando compreender sua influência sobre o Patrimônio e a Museologia. A pesquisa constitui o desdobramento, no Brasil, do Projeto Patrimônio, Museologia, Museus e Sociedades em Transformação - da Opressão à Democracia (Heritage, Museums and Museology for Social, Cultural and Environmental Transition - from Opression to Democracy) - projeto de pesquisa associado ao Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Criado em 1990 e aprovado oficialmente pela UNESCO em 1995, com núcleo europeu coordenado por Vinos Sofka, gerou desdobramentos em diferentes países, entre os quais Rússia, Letônia, República Tcheca, Argentina e Brasil. Na UNIRIO, desenvolve-se desde 2001, estando vinculado ao PPG-PMUS desde 2006.
Coordenador - Profa. Dra. Teresa Cristina Scheiner
Professora Efetiva - Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
Pesquisadores Estrangeiros - Prof. Dr. Tomislav Sola (Croácia) / Profa. Dra. Hildegard Vieregg (Alemanha) / Profa. Dra. Ana Maria Reyes (Venezuela)
3. Recuperação e Preservação da Memória da Museologia no Brasil
Ementa: O Projeto de Pesquisa Recuperação e Preservação da Memória da Museologia no Brasil apresenta como objetivo fundamental recuperar a memória dos ingressantes e concluintes do Curso de Museologia da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 1975 até a atualidade. A iniciativa visa mapear os alunos matriculados nos cursos de Museologia (integral e noturno), fornecendo dados quantitativos sobre ingressantes, transferências, trancamentos, reaberturas e formandos. Isso permitirá uma análise das taxas de evasão e dos que concluíram o curso, além de examinar a atuação profissional dos formados. Nesse sentido, é possível analisar quais critérios são fundamentais, com base nos dados estatísticos, para a recuperação da Memória, da Informação e dos marcos fundamentais do Campo.
Coordenador - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
4. Museus e Museologia: Questões e Aplicações sobre Preservação de Bens Culturais
Ementa: O projeto tem como tema a relação entre Museologia e Preservação- Conservação focalizando estudos voltados para o caráter científico das pesquisas desenvolvidas em nível teórico e prático. Como objetivo desenvolver estudo científico das disciplinas de Preservação- conservação do Curso de Graduação em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, tendo como PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO - PPG-PMUS/ UNIRIO - MAST estrutura laboratorial do NUPRECON, do LADEX e do NUMMUS. A pesquisa justifica-se pela precariedade de estudos voltados para o tema demandado, portanto investigando-o nesse sentido. Sob ponto de vista metodológico serão trabalhadas fontes primarias e secundarias de teor bibliográfico. As primeiras com ênfase em documentação institucional de diversas origens.
Coordenador - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
5. Associativismo e Militância no Campo da Museologia no Brasil: Contexto, atuação e repercussão de Seminários, Jornadas, Congressos e Fóruns
Ementa: O presente Projeto de Pesquisa parte do princípio de que o desenvolvimento do pensamento museológico e do próprio campo da Museologia no Brasil fundamentaram-se, em grande parte, sobre um movimento que podemos denominar de associativismo visando, inicialmente, criar organismos de classe que pudessem congraçar e trazer benefícios técnicos e profissionais aos museólogos, então mais conhecidos como conservadores de museus. Este movimento possibilitou o surgimento das primeiras associações profissionais em cujo âmbito desenvolveu-se o espírito de classe, mas que acabou se transformando em importantes fóruns de debates e reflexões que ocasionaram o próprio madurecimento do conservador de museus/museólogo e repercutiram na disseminação de novos conceitos e novas perspectivas não somente em termos profissionais, mas também para o campo num contexto mais amplo.
Coordenador - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá
6. Educação como Patrimônio Cultural e Interculturalidade: EtnoConhecimento para um EtnoReconhecimento PROETNO VIII
Ementa: Compreender em profundidade as preocupações interculturais de educadores museólogos, em suas práticas educativas, discursivas e metodológicas, nas relações que estabelecem com as diferenças e com os diferentes em seus fazeres prático-metodológicos. Desafio que permeia este projeto que alia Pesquisa-Ensino-Extensão (Problema). Toma-se como objetivo geral promover a educação emancipatória em instituições públicas educativas, como museus e escolas, de modo a atingir os princípios da democracia plena, da plenitude dos Direitos Humanos e conferidos pelo Estado de Direito. No eixo da Pesquisa, a análise comparativa do conteúdo das narrativas orais, escritas e corporais dos estudantes e professores/educadores, recentemente graduados e/ou licenciados para o exercício do trabalho educativo em museus com base na articulação substantiva e interdisciplinar dos conhecimentos requeridos pelo projeto museológico e os saberes a serem incorporados pelos visitantes/ alunos/professores. A Metodologia da pesquisa concilia análise qualitativa (análise crítica do conteúdo-ACD das entrevistas de estudantes e professores recém-formados em Educação, Museologia e Licenciaturas diversas a serem desenvolvidas entre portugueses e brasileiros denominados, profissionais de intervenção socioeducativa- Pt) e, quantitativos - investigação por questionário (toma por base a análise psicométrica do Inventario de Preocupações Interculturais - IPI (REIS&PINHEIRO, 2013) partindo de dados de fidelidade e validade presentes a partir do instrumento de pesquisa SPSS-2020).
Coordenador - Profa. Dra. Maria Amélia Gomes de Souza Reis
Pesquisadora Estrangeira: Profa. Dra. Maria do Rosário Pinheiro, Univ. Coimbra (Portugal)
7. Museologia, Educação e Convivências de Interculturalidade: Pesquisa em torno do Eu/Nós Intercultural o cérebro como construtor de tudo
Ementa: Compreender em profundidade, os pontos articuladores de todo ideário onde permeiam ações subjetivas e politicas voltadas `a compreensão do outro como “diferente” e “não-diferente”, como condições capazes de Identificar, a partir das preocupações interculturais dos educadores (mediadores) em museus e pedagogos em suas práticas educativas de visitas aos museus e demais espaços patrimonializados, as formas de melhor atender ao publico diverso na busca pelo conhecimento necessário ao seu crescimento humano. Entendendo que as discursividades culturais plurais presentes nas relações humanas estabelecem padrões que significam e ressignificam as diferenças e os diferentes; as similitudes e ambiguidades como produtos humanos constantes de toda evolução de um cérebro que tudo cria no curso das emoções e sentimentos aderentes pelas esferas das comunicações humanas na formação de consciências que se educam nas relações. Nossa hipótese e nosso desafio a permear este trabalho que alia Pesquisa-Ensino-Extensão e nosso Problema a resolver.
Coordenador - Profa. Dra. Maria Amélia Gomes de Souza Reis
8. O Nosso Sagrado: memórias e experiências, denúncias e anúncios, gestão compartilhada e reparação histórica - há muito o que fazer.
Ementa: O presente projeto tem por fundamento a realização e a divulgação de pesquisas museológicas, de caráter documental, etnográfico, qualitativo e quantitativo, diretamente relacionadas com a chegada do Acervo Sagrado ao Museu da República. O registro das memórias e das experiências que se envolvem e envolvem as tradições culturais afro-brasileiras; a denúncia da violência e do racismo do Estado contra os praticantes das religiões de matriz afro-brasileira e o anúncio da vitória das casas e comunidades de terreiro no que se refere à libertação do Nosso Sagrado; o respeito radical e o cuidado delicado com o Grupo de Gestão Compartilhada do Nosso Sagrado e a busca sistemática por reparação fazem parte dos objetivos do presente projeto.
Coordenador - Prof. Dr. Mario de Souza Chagas
9. DESIGN DE EXPOSIÇÕES: suas relações de influência na percepção do público e na comunicação do discurso das exposições museológicas
Ementa: Pesquisa sobre o desenvolvimento das exposições enquanto função comunicacional primordial dos museus e seu caráter multidisciplinar, que opera na materialização tridimensional das ideias e projetos curatoriais e se coloca como instrumento auxiliar ao processo de interpretação museológica. Visa analisar o espaço expositivo em seu papel de construto inter-relacional e zona preferencial para o contato entre o real e o simbólico. Analisa a interlocução entre componentes constitutivos da comunicação específica às exposições museológicas – espaço, mobiliário expositivo, cores, iluminação, textos, cenografia, efeitos sonoros e mídias digitais – que catalisa a percepção de significados, afetando a qualidade das experiências e a capacidade transformativa e afetiva junto aos visitantes. Considerando que estão em constante atualização, as exposições incorporam tendências plásticas contemporâneas e inovações tecnológicas, levando à necessidade de buscar critérios de pertinência e adequação desses componentes às narrativas e aos acervos, assim como identificar o potencial de interferência destes elementos no processo de comunicação das exposições.
Coordenador - Profa. Dra. Helena Cunha de Uzeda
Professor Efetivo - Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá / Julia Nolasco Moraes
Professor colaborador - Profa. Dra. Monique Batista Magaldi
10. Horizontes da participação dos públicos nos museus: itinerários e encruzilhadas da comunicação, criação e representação
Coordenador: Profa. Dra. Julia Nolasco de Moraes
11. Obras de Artes Visuais Confiscadas pelo Nazismo 1933-1945: Museus com Obras de Procedência Desconhecida (Pesquisa de Procedência) e a Questão da Restituição aos Proprietários
Ementa: Aborda a Restituição de objetos de museus, obras de arte visuais -- pinturas, desenhos, gravuras, esculturas -- relacionadas a espoliação do regime nazista, 1933/1945 – integradas a coleções em museus de arte, e sobre as quais há dúvidas com relação à sua Procedência (Provenance Research) pela ausência de informação precisa acerca dos dados de propriedade, vinculando o assunto ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais. Assim, a Aquisição, modalidade para formação de itens de coleções museológicas e de novas inserções, suscita interrogações, pois as peças musealizadas poderiam estar ligadas a casos de antecedentes ilegais, passíveis de devolução aos proprietários originais ou herdeiros. Objetiva identificar e analisar nas reivindicações de tais objetos espoliados de museus, entidades, indivíduos, 1933-1945, casos legais Case Studies, discutidos, publicados pelas instâncias internacionais atuantes em processos de restituição e, particularmente, tratando de obras de artes visuais incorporadas a museus de arte com lacunas informacionais na sua Procedência (Provenance Research), visando verificar nos procedimentos e comportamentos em resposta às reivindicações dos proprietários, ou herdeiros, o perfil institucional da atuação dos museus para o atendimento com referência ao âmbito nacional e internacional de padrões éticos, normas e diretrizes instituídas por organismos representativos do tema espoliação/devolução. Metodologia interliga ao campo da Museologia conhecimentos da História da Arte e do Direito. Modelo metodológico é um estudo de caso; quanto aos métodos e técnicas é pesquisa qualitativa; levantamento caracterizado como documental e bibliográfico (imagem de obras e textos); fontes primárias e secundárias especializadas especialmente eletrônicas de diversas modalidades, sobretudo, em inglês; tratamento das fontes: análise e interpretação dos discursos dos museus, dos reclamantes, das instituições normativas, dos casos legais, entre outros. Resultados esperados: delineamento do perfil do atendimento dos museus no enfrentamento das reivindicações em processos legais e correlacionando-o a questões da ética profissional a partir das suas posturas responsivas.
Coordenador: Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
12. Mapeamento da musealização de objetos da cultura afro-brasileira nos museus do Rio de Janeiro
O Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver um mapeamento dos processos de musealização de objetos da cultura afro-brasileira salvaguardados em museus sediados no Estado do Rio de Janeiro e analisar os enunciados culturais produzidos por esses museus. A análise da cadeia operatória da musealização se divide em dois momentos: (a) o mapeamento e a identificação de coleções e acervos contendo objetos da cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro, considerando os dados textuais e os registros documentais disponíveis sobre eles; (b) a análise etnográfica de casos de estudo específicos visando compreender os enunciados raciais construídos pelos museus investigados. Consideramos que a presença dessas coleções no patrimônio nacional continua a atuar sobre a sensibilidade de grupos e indivíduos em suas identidades raciais e religiosas, o que leva à contestação, na esfera pública, das narrativas construídas pela musealização. Com base na análise comparativa de estudos de caso específicos, este projeto busca discutir a problemática da musealização da cultura material afro-brasileira no contexto do Rio de Janeiro em uma análise etnomuseológica, demonstrando como os regimes museais são tensionados em função dos processos históricos de empréstimos, deslocamentos e reinscrição dos objetos que compõem o patrimônio nacional.
Coordenador: Prof. Dr. Bruno César Brulon Soares
O projeto de pesquisa foi gerado no âmbito do Grupo de Pesquisa “Museologia virtual Lab” (https://museologiavirtual.unirio.br/), o qual Desenvolve: - Iniciativas expográficas digitais; - Estudos conceituais e metodológicos no âmbito da comunicação museológica digital; - Estudos sobre I.A; - Estudos no âmbito da Cybermuseologia (cibermuseologia); - Estudos e processamentos no âmbito da Documentação digital de exposições;- Adaptação do referencial teórico-metodológico da Museologia na construção dos problemas voltados aos estudos de visitação, estudos de públicos e/ou estudos usuários em equipamentos culturais digitais que desenvolvam exposições e outras formas de divulgação de informações; - Articulação entre os projetos de extensão do Grupo de pesquisa MUSEOLOGIA VIRTUAL LAB e do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Os resultados serão divulgados na forma de publicações, apresentações, palestras e exposições (entre outros produtos).
Coordenador: Profa. Dra. Monique B. Magaldi
14. Linguagens de exposição e processos enunciativos em museus e territórios musealizados
Ementa: O projeto investiga criticamente os métodos e técnicas de exposição, bem como os processos de enunciação e representação social nos museus, considerando-os como sistemas simbólicos e instâncias enunciativo-ideológicas. O recorte permite abranger os museus tradicionais, os museus comunitários, os centros de ciências (science centers) e os territórios musealizados sob as perspectivas das ciências, como áreas de proteção ambiental, sítios arqueológicos, paleontológicos, geoparques e outros. O entendimento de exposição é aplicado a todas as formas e métodos de apresentação (física ou digital/virtual) e socialização do patrimônio, como objetos históricos, aparatos interativos, documentos arquivísticos, registros imateriais de saberes e fazeres, e demais elementos em comunicação expográfica. A perspectiva discursiva leva em consideração que nos museus operam aspectos de linguagem, de modo que sua manifestação e percepção como fenômeno sociocultural e político estabelecem instâncias ideológicas de negociação e enunciação.
Coordenador: Prof. Dr. Charles Narloch
15. Museologia e Educação Museal: história e formação
Coordenador: Profa. Dra. Andrea Fernandes Costa
Projetos de Pesquisa vinculados à Linha 02:
1. Sociedade, cultura, política e memória: estudos sobre patrimônio
Ementa: O projeto dialoga com diversas questões sócio-históricas nas quais o patrimônio encontra-se constitutivamente envolvido,busca refletir sobre as conjunturas histórico-culturais quepresidem a produção de bens patrimoniais. Neste sentido, parte-se da assunção de que a cultura, o patrimônio, em todas as suas manifestações (seja como instituinte, seja como instituído), bem como as representações do e sobre o mundo (cosmovisão e mundivivência) são alguns dos fatores instituintes da formação identitária. Tem por objetivo geral Investigar o patrimônio em suas diversas formas, como uma instância histórico-sociocultural multidimensional; investido de valor simbólico, ideológico e imaginário; e, portanto, inscrito em uma história e atravessado por redes discursivas. Compreende-se, pois, que o patrimônio é parte constitutiva e instituinte de qualquer sociedade, e sobre o qual incidem políticas públicas, tanto de âmbito nacional quanto supranacional.
Coordenador - Prof. Dr. Luiz Carlos Borges
2. Patrimonialização e musealização da Geodiversidade e da Biodiversidade como processos de apreensão e de conservação do meio ambiente pela sociedade.
Ementa: O projeto propõe-se identificar e avaliar a potencialidade patrimonial da geodiversidade e da biodiversidade, principalmente em Áreas de Proteção, bem como melhorar ou propor sua musealização, visando uma melhor apreensão da importância patrimonial e conservação da geodiversidade e biodiversidade e sua inter-relação com a pluraridade cultural da sociedade.
Coordenador - Profa. Dra. Deusana Costa Machado
Professor colaborador: Prof. Dr. José Alberto Pais
3. Valorização do Patrimônio Científico Brasileiro
Ementa: O presente projeto pesquisa o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) no país, numa tentativa de sua delimitação, além de estudar suas formas de proteção, realizar uma pesquisa de campo produzindo um levantamento que permita visualizar um panorama sobre conjuntos de objetos que seriam candidatos a constituir um possível inventário nacional do patrimônio de C&T no país. A partir disso, elaborar o que denominamos de prosopografia de alguns conjuntos desses objetos. Dentro do escopo do projeto se incluem ainda as estratégias de conservação, documentação e socialização desses acervos. As atividades realizadas no decorrer do projeto são: levantamento, atualização e análise de bibliografia especializada; pesquisar as formas atuais de proteção do patrimônio de C&T e propor outros instrumentos de proteção específicos; pesquisar grupos de objetos de C&T em seus locais de origem; elaborar um primeiro inventário nacional de objetos de C&T; pesquisar possíveis critérios de seleção para esses objetos e escolher grupos para aprofundamento dos estudos; produzir conhecimento sobre os grupos de objetos selecionados, a partir da metodologia de construção de prosopografias; produzir contribuições para periódicos especializados e para eventos (congressos, seminários etc) na área. O projeto possui colaborações com as Escolas de Museologia da UFOP, UFPE, UFBA e UFPEL. Internacionalmente, o projeto tem colaboração com o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e com o Centro de Documentação e História da Ciência, da Universidade de Valencia. Em 2016, foram desenvolvidos trabalhos de levantamento de grupos de objetos de C&T em Portugal, de forma a permitir uma comparação com os resultados brasileiros. Além disso, estaca-se a organização do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, além da edição dos anais eletrônicos do evento.
Coordenador - Prof. Dr. Marcus Granato
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel
Pesquisadores Estrangeiros - Profa. Dra. Marta Lourenço (MCUL, Portugal) / Prof. Dr. Pedro Ruiz-Castel (CDHC, Espanha)
4. Etnografia, Tradução e Patrimônio Cultural
Ementa: O projeto trata de processos relacionados a deslocamentos de objetos para museus que envolvem formação de coleções e diferentes sistemas de classificação. Este enfoque abrange políticas que tocam aos museus bem como problemas relacionados com a musealização e patrimonialização na esfera pública A análise visa apresentar uma contribuição fundamentada na correlação entre etnografia e tradução cultural no sentido de contribuir para a teoria e a prática da museologia. Parte-se de pesquisa sobre a produção da etnografia de Curt Nimuendaju sobre os índios Ticuna, referindo-a ao campo dos museus no contexto da segunda guerra mundial. Os artefatos Ticuna coletados naqueles anos foram destinados ao Museu Nacional e ao Museu Goeldi, além da coleção Carlos Estevão do Museu do Estado de Pernambuco, quebrando o processo colonial de apropriação por países do Norte. Os processos e artefatos são comparados com registros atuais do conhecimento Ticuna e com informações sobre história da ciência e arquivos. É especialmente caro a esta temática a discussão sobre comunidades patrimoniais, objeto da palestra de Antonio Arantes no PPG-PMUS. A pesquisa de campo na terra indígena Eware I, entre os índios Ticuna buscou examinar o conhecimento sobre o céu e sazonalidade comparando a iconografia de objetos do Museu Nacional e desenhos indígenas elaborados em oficina na comunidade Barro Vermelho dos dias 13 a 19 de fevereiro de 2016 os próprios índios manifestaram interesse em discutir a relação com patrimônio e o museu magüta, registrado mediante vídeo que está sendo editado juntamente com a bolsista Hannah Cavalcanti;. Com base nas reflexões de campo elaborei curso no doutorado do PPG-PMUS visando analisar temas referentes à relação com os patrimônios e a etnicidade, bem como com a construção regional e nacional e problemas do meio social, em processos não necessariamente vinculados a lugares museológicos determinados. Os trabalhos finais de curso foram apresentados em simpósio temático da SBHC em novembro de 2016. As pesquisas sobre povos indígenas e patrimônio fornecem suporte etnográfico para o curso ministrado por Priscila Faulhaber como Titular da Cátedra América Latina do Instituto Pluridisciplinar de Esudos sobre América Latina e Caribe, da Universidade de Toulouse Jean-Jaurès, articulado a pesquisa com estudantes indígenas em universidades do Brasil focalizando sua inserção no sistema universitário, bem como sua visão de patrimônio. Tais atividades resultaram em palestras no Laboratório Interdisciplinar Solidariedades, Sociedades, Territórios da Universidade de Toulouse bem como Grupo de Reflexão sobre o Brasil Contemporâneo no Centro Bourdieu (CNRS) em Paris.
Coordenador - Profa. Dra. Priscila Faulhaber Barbosa
5. A Construção e a Formação de Coleções Museológicas
Ementa: O ato de colecionar realça os modos como os diversos fatos e experiências são selecionados, reunidos, retirados de suas ocorrências temporais originais, e como eles recebem um valor duradouro em um novo arranjo. Coletar, pelo menos no ocidente, onde geralmente se pensa no tempo como linear e irreversível, pressupõe resgatar fenômenos da decadência ou perda histórica inevitáveis. A coleção teoricamente contém o que merece ser guardado, lembrado e entesourado. Os objetos museológicos podem ser compreendidos como objetos no museu e na organicidade das coleções, onde foram desprendidos de suas funções originais. A nova relação com o presente se faz com associações estreitas com o seu semelhante, isto é, o objeto que compõe a mesma coleção insere-se na categoria complementar ao quebrar sua mera existência na cadeia produtiva econômica e ao dotar-se de uma aura no espaço museológico. A formação destas diversas coleções, distribuídas pelo Brasil, refletem o desenvolvimento da ciência e tecnologia nas diferentes regiões do país. A perda destes indícios pode comprometer de forma significativa a memória cientifica nacional. Ao desenvolver o projeto pretende-se garantir a possibilidade de pesquisar coleções que não sejam originalmente de ciência e tecnologia, mas que possuam em seu interior objetos desta natureza. Dando continuidade aos nossos estudos, no ano de 2015 analisamos os aspectos da formação da coleção dos espaços museológicos de Ciência e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) e Museu da Farmácia Lucas Marques do Amaral (MFLMA) e a formação da Coleção do Insitututo de Engenharia Nuclear organizada a partir dos objetos doados ao MAST. Em ambos os trabalhos discutimos as relações existentes entre a museologia, a história da ciência e o contexto das práticas científicas que envolveram estes objetos.
Coordenador - Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel
Professores Efetivos - Prof. Dr. Marcus Granato / Prof. Dr. Mario Chagas
6. COSUMUD: compartilhando saberes entre universidades, museus e detentores de conhecimentos tradicionais populares
Ementa: Esta pesquisa aborda o tema compartilhamento de saberes acadêmicos, técnicos e populares em processos de musealização de bens culturais associados aos conhecimentos tradicionais. Seu foco analítico são metodologias ativas de participação social emancipadoras em processos de musealização e de documentação de bens musealizados (sejam eles os vestígios de saberes/performances ou as performances em si associados aos conhecimentos tradicionais). Desta forma, seu objetivo central é analisar as metodologias ativas de participação social aplicadas em processos de musealização e de documentação de bens culturais musealizados associados aos conhecimentos tradicionais no Brasil, visando a identificação dos desafios e possibilidades na definição e utilização de metodologias ativas emancipadoras e a elaboração de diretrizes que possibilitem sua estruturação de modo a auxiliar no compartilhamento de saberes entre universidades, museus e detentores de conhecimentos tradicionais populares. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, aplicada, hipotético-dedutiva, exploratória e estudo de multicasos.
Coordenador: Elizabete de Castro Mendonça
7. Geoconservação e Musealização: a proteção do Patrimônio Geológico
8. Turismo, Cultura e Decolonialidade estratégias e narrativas decoloniais em museus, centros culturais e espaços de patrimônio e memória
sobre decolonialidade e turismo; a segunda envolve pesquisa exploratória acerca das instituições; a terceira etapa abrange a pesquisa de campo (presencial e online); e a quarta etapa se destina a cumprir os objetivos específicos e as metas a serem alcançadas, como a discussão dos resultados da pesquisa e do conhecimento construído, consolidados em relatórios científicos, apresentados em seminários e encontros acadêmicos, em artigos científicos, e divulgados nos meios de comunicação e nas mídias sociais dos grupos de pesquisa envolvidos.