Notícias
Dissertação de Mestrado desenvolve aplicativo que possibilita o acesso de surdos a conteúdo de exposições e museus.
Um aplicativo inovador, desenvolvido pela mestre e webdesigner Priscyla Gonçalves Ferreira Barbosa no contexto de sua dissertação de mestrado, tem aberto as portas da cultura e do conhecimento das pessoas surdas. Isso porque possibilita o acesso dessas pessoas ao conteúdo de exposições em museus. O software incorpora técnicas de realidade aumentada e insere um intérprete de LIBRAS no ambiente, proporcionando mais autonomia dos surdos na compreensão e interação com os acervos.
O aplicativo foi desenvolvido em uma parceira entre o Laboratório de Realidade Virtual (Lab3D) da COPPE/UFRJ (COPPE/UFRJ), onde Priscyla trabalha, o Museu de Geodiversidade da UFRJ, que apresentou a demanda para a pesquisadora e o Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, onde a webdesigner obteve o grau de mestre.
Por esse trabalho, Priscyla foi selecionada para participar do Programa de formação Mulheres na Ciência e Inovação (Women in Science), idealizado pelo British Council em parceria com o Museu do Amanhã.
UNIRIO e Crea debatem sobre questões de acessibilidade
Graduação e Pós-Graduação estabelecem diretrizes para Educação Inclusiva e Acessibilidade
A Prograd e a Propgpi em agosto de 2019 apresentaram a comunidade acadêmica um ato normativo implantado e estabelecendo diretrizes para Politica de Educação Inclusiva e Acessibilidade. A Ordem de Serviço pode ser acessada em:
III Encontro Circulando: caminhos com o autismo. Veja detalhes clicando aqui
Dias do Encontro: 6 e 7 de dezembro (UNIRIO e UFRJ)
O evento será composto de mesas, oficinas, palestras, exposição, rodas de conversa e apresentação artística.
Coordenação geral: Professores Adriana Bonfatti e Joana Tavares (UNIRIO) e Ana Beatriz Freire e Fábio Malcher (UFRJ)
1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão - UNIRIO saiba mais clicando aqui!
Ocorrerá na UNIRIO nos dias 25 e 26 de outubro de 2018 o 1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão.
As atividades ocorrerão no Auditório Vera Janacópulus no Prédio da Escola de Nutrição, no Auditório Tércio Pacitti do CCET/IBIO, e na Sala Nelly Laport da Escola de Teatro do CLA.
O evento é promovido pela Comissão de Acessibilidade da UNIRIO e conta com a presença de toda a comunidade universitária.
Curso de Introdução à Libras no Contexto Universitário....saiba mais clicando aqui!
Começa amanhã o Curso de Libras no Contexto Universitário promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A carga horária é de 30 horas e podem participar servidores (docentes e técnico-administrativos), reintegrados e terceirizados da UNIRIO.
O curso é promovido pelo Setor de Formação Permanente (SFP) da Progepe, em parceria com a Comissão de Acessibilidade da UNIRIO.
As aulas serão ministradas pelos instrutores Ruan Sousa Diniz e Eberson dos Santos Sarmento, tradutores - intérpretes da UNIRIO. O curso ocorrerá entre os dias 26 de setembro e 31 de outubro, sempre as quartas feiras, das 9h às 12h, na sala do Curso de Idiomas da Coordenação de Relações Internacionais, no prédio da Nutrição
Os interessados devem se inscrever até as 12h do dia 24 de setembro, pelo link
Lançados novos temas acessíveis para os Portais UNIRIO
Novidades:
1. Ativação da ferramenta de ordenação de itens do menu navegacional.
2. Cores dos temas categorizados de acordo com as atividades da Universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.
3. Cabeçalho com links para outros idiomas.
4. Templates com alto índice de acessibilidade, seguindo as recomendações do Emag.
5. Padrão de layout para todos os setores.
6. Treinamento para aplicação do tema agendado pelo e-mail plone@unirio.br.
Faltam menos de 10 dias para o Seminário de Inclusão de Surdos e Libras
Confira aqui a Programação do Seminário.
15h – “Os desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, Patrícia Rezende, INES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunta IV do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Bilíngue, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Linguísticas e Educacionais de Surdos, Estudos Surdos, Discursos sobre Surdos, Surdez, Língua de Sinais e Cultura Surda. AUTORA DO LIVRO - Implante Coclear, normalização e resistências surdas.
15h30 – “16 anos da Lei de Libras: Avanços e Desafios", Clarissa Guerreta, UFRJ
Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduação em Ensino, Tradução e Interpretação da Libras pela Universidade Federal de Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação à Distância, Linguística e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Atualmente é professora auxiliar do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ e apresentadora/jornalista voluntaria do telejornal "Primeira Mão" e programa "Panorama Visual" (TV INES/Roquette Pinto). Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da LIBRAS - Nível Superior (MEC, 2010).
16h – "Mídia e Acessibilidade para Surdos", Heveraldo Ferreira, TV INES
Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). É apresentador do programa “A Vida em Libras” da TV INES, a primeira webtv acessível para surdos e ouvintes no Brasil, idealizado pelo INES em 2013. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Niterói. Mais de 20 anos de experiência no ensino de libras, participou de várias bancas examinadoras de exames como ProLibras, Vestibulares e Concursos Público. atualmente cursa o MBA sobre TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
16h30 – Debate
Lembramos...as inscrições são gratuitas e pode ser feitas através do endereço:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd96bhV7abfWUxiUQLA1q1-AO0hVo7T1ewmiWAcQu7GkeZuyw/viewform
Conferência sobre Turismo e Acessibilidade
Ocorrerá no próximo dia 8 de maio de 2018, terça- feira, a Conferência sobre Turismo e Acessibilidade na UNIRIO. O evento acontecerá no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro
Confira a Programação
09:30 Recepção
09:45 Mesa de abertura
Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso Direção da Escola de Turismo, Maria Jaqueline Elicher
10:00 Palestra:
O turismo e a acessibilidade na UNIRIO. Maria Ângela Monteiro Corrêa – Profª. Curso de Turismo/UNIRIO
10:30 Palestra:
Turismo Inclusivo & Acessível Luciana Bonguardo – Rio Accessible Tour, Operadora de turismo acessível da cidade do Rio de Janeiro. Palestrante convidado
12:30
Debate e encerramento do evento
Inscrições no local mediante capacidade do auditório (88 lugares).
Idealizadora/promotora do evento: Luciana Bonguardo – Rio Accessible Tour
Organização: Laboratório Multidimensional de Eventos em Turismo (LABETUR) e CATUR
Apoio: Escola de Turismo e UNIRIO
I Seminário Inclusão de Surdos e Libras : inscrições abertas
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas via formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd96bhV7abfWUxiUQLA1q1-AO0hVo7T1ewmiWAcQu7GkeZuyw/viewform .
O Auditório Tércio Pacitti se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.
Outras informações: acessibilidade@unirio.br .
Tradutores: Ruan Diniz e Alexandre Silva
Mediadora: Professora Drª. Cládice Nóbile Diniz (UNIRIO)
11 de Outubro - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física
A UNIRIO registra nesta data (11/10) o Dia da Pessoa com Deficiência Física, conforme Ministério dos Direitos Humanos.
Conforme o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasilno ano de 2008, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Segundo dados preliminares do Censo de 2010, o Brasil possui atualmente mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população. Deste total, mais de 13 milhões são deficientes físicos.
03 de Dezembro - Dia Internacional Luta das Pessoas com Deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992.
A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.
Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.
Disciplina de Acessibilidade conversa sobre Síndrome de Irlen no PPGI
O Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO (NAU) promoveu uma aula na disciplina de acessibilidade, no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), na última segunda-feira que abordou um tema novo no Brasil: a Síndrome de Irlen.
"A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A caracterização desta síndrome foi feita pela psicóloga Helen Irlen, com um estudo prospectivo envolvendo centenas de adultos considerados analfabetos funcionais pela leitura deficiente e baixa escolaridade. São sintomas comuns: a confusão entre os números, percepção de distorções visuais em páginas de texto, leitura de palavras de baixo para cima e inversão de letras e palavras, espaçamento irregular, dificuldades em manter-se na linha ao escrever, lentidão e baixa compreensão", conforme esclareceu a Dra. Márcia Guimarães da Fundação Hospital dos Olhos.
A médica veterinária Mel Bloomfield contou para a turma sua recente descoberta: em agosto de 2017 foi diagnosticada com síndrome de Irlen. Na conversa, Mel compartilhou um pouco da sua trajetória educacional destacando as dificuldades que enfrentou nas escolas e na universidade e relatou o despreparo dos profissionais de saúde no diagnóstico da doença. Após sua mãe ter assistido um vídeo sobre a síndrome, no Youtube , foi até Minas Gerais para uma consulta com a Drª Márcia Guimarães, na Fundação Hospital dos Olhos. Após dois dias intensos de exames e o diagnóstico confirmado. Mel passou a utilizar um óculos especial e está descobrindo um mundo novo: o prazer pela leitura, a ausência de dores de cabeça constantes, entre outras coisas que antes eram difíceis para ela: "Gente, estou lendo 'Moby Dick' agora", disse a médica.
Para maiores esclarecimentos assista o vídeo sobre o relato de Márcia Luz na página do site do NAU
GIEI passa a fazer parte da Rede Internacional de Educação e Inclusão
O Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão - GIEI da UNIRIO passa a fazer parte da Rede Internacional de Educação e Inclusão no dia 11 de outubro do corrente. Esta Rede caracteriza-se por grupos multidimensionais, se encontra presente em três continentes e é constituída por renomadas instituições de ensino internacionais, como a Universidad de la Rioja (Espanha), Université de Lyon (França), Universidad Distrital de Bogotá (Colômbia), Università Degli Studi di Roma (Itália), Università di Roma (Itália), University Dortmund (Alemanha), etc.
O GIEI conta com a participação de Universidades do cenário local: UERJ, UFRJ, UFF e UFSCar e a UNIRIO.
Seu principal objetivo é construir coletivamente discursos e práticas multidimensionais, que possam vir a se expressar em ações concretas em prol da sustentabilidade e da inclusão a partir das Relações Internacionais das Universidades.
Acessibilidade tem nova página pública em 06/10/2017
A página da Acessibilidade foi a primeira projetada para ser acessível e facilmente utilizável.
se você tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato pelo canal Fale conosco (unirioparatodos@unirio.br) e nos ajude a melhorar com a sua experiência.
SFP lança novo curso de capacitação interna: Noções Básicas de LIBRAS
O Setor de Formação Permanente (SFP) da PROGEPE abriu as inscrições para o Curso Noções Básicas de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.
Os interessados devem se inscrever até o dia 7/8/2017, segunda-feira
O curso tem carga horária total de 60h, e será ministrado pelos servidores Alexandre Gonçalves da Silva e Eberson dos Santos Samento, tradutores/intérpretes de LIBRAS da UNIRIO . As aulas serão realizadas no período de 7 de agosto a 19 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da Escola de Enfermagem, localizado na Rua Xavier Sigaud, 290 - Urca.
Para mais informações, confira também o Plano do Curso e o Conteúdo Programático.
O curso é oferecido aos servidores da UNIRIO e terceirizados.
Para inscrever-se acesse: https://tinyurl.com/ybgrk9mm
Unirio abre para teste nova página de acessibilidade em 07/08/2017
Significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes de nossa comunidade acadêmica, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, consiste também em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite.
Acessibilidade No Ensino Remoto: Recomendações para Estudantes com Deficiência Visual
.
Nesta quinta-feira, dia 03/09,o V Fórum dos Cursos de Graduação e o V Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO promovem mais uma atividade virtual.
A professora da UNIRIO Janicy Rocha abordará o tema Acessibilidade no ensino remoto: recomendações para estudantes com deficiência visual.
O evento será transmitido pelo canal audiovisual da Prograd, a partir das 17h.
Link para inscrição: http://bit.ly/inscricaoforumunirio.
Acessibilidade Cognitiva no Ensino a Distância para Alunos com Autismo, Deficiência Intelectual
Dando continuidade, nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o V Fórum dos Cursos de Graduação e o V Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO promovem mais uma atividade virtual.
O tema Acessibilidade Cognitiva no Ensino a Distância para Alunos com Autismo - Deficiência Intelectual será debatido em "live"
O evento será transmitido pelo canal audiovisual da Prograd, a partir das 17h.
Promovendo a Acessibilidade e Inclusão
Nesta quarta -feira, 16 de setembro, o V Fórum dos Cursos de Graduação e o V Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO promovem mais uma atividade virtual sobre Acessibilidade.
O tema irá expor o Centro Tecnológico de Acessibilidade e Repositório de Tecnologia Assistiva (CTA/CRTA-IFRS), que promove a acessibilidade e a inclusão. Estarão a frente do assunto Bruno Egami, Arquiteto e Urbanista, professor do IFRS do Campus Farroupilha e Lael Nervis, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sendo que ambos atuam no citado Centro.
O evento será transmitido pelo canal audiovisual da Prograd, a partir das 17h.