Coordenação
A Especialização em Área Profissional hoje se impõe e se difunde em todos os países para o aprofundamento e construção do conhecimento nas várias áreas do saber. É observado que torna impossível proporcionar habilitação completa e adequada, para muitas carreiras, nos limites dos Cursos de Graduação.
De acordo com o Anteprojeto de Lei nº 5.905/73, art. 10, a Residência em Enfermagem é uma Modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu destinada a Enfermeiros, na forma de Curso de Especialização, sob a responsabilidade de uma Universidade, Instituto de Ensino Superior de Enfermagem ou Instituto de Pesquisa Público ou Privado, caracterizada pelo aprofundamento de conhecimento científico e proficiência técnica, decorrentes de educação em serviço, em regime de tempo integral.
A Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077/2009, art. 1, cita que a Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde constituem modalidades de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, destinadas às profissões da saúde, sob a forma de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de 2 (dois) anos.
Assim foi concebida a especialização em serviço, devido a sua reconhecida e fundamental importância para a formação profissional. Desta forma, o Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, aprovado pela Resolução 1.560 de 09/01/1996 e reestruturado pela Resolução 4.944 de 14/03/2018, traz uma proposta de formação de Enfermeiro crítico, reflexivo e compromissado com a qualidade da assistência prestada ao cliente e à sociedade.
É possível visualizar os impactos que o Curso traz para a formação de Enfermeiros e ao trabalho em saúde, por enfatizar a construção de uma formação em serviço com características acadêmicas e profissionais, estabelecendo duas faces que se unem: o fortalecimento da prática com conteúdos científicos e a ampliação da experiência.
A proposta diferencia no seu empreendimento que, em parceria com as Instituições de Saúde do Ministério da Saúde, da Marinha do Brasil e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro/RJ, busca atender aos avanços tecnológicos e às políticas de saúde, considerando que o mundo de hoje só se sustenta com alianças, com ações interinstitucionais e com parcerias diversas.
O triplo movimento criado para este Curso é trabalhar se especializando, se especializar pesquisando e pesquisar trabalhando, a fim de produzir conhecimento de ações concretas da realidade.Enfim, o Curso nos Moldes de Residência em Enfermagem pretende que os Enfermeiros Residentes participem de movimentos por transformação, deixando de ser meros executores de procedimentos para atuar como parceiros no cuidado às pessoas e à população e como atores estratégicos à qualificação da rede de serviços e da gestão do sistema de saúde.
COORDENADORA:
- Prof. Drª Vera Lúcia Freitas
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Especialização em Doenças Infecto parasitarias - Residência em Enfermagem - UERJ (1991 - 1993). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Enfermagem (EEAN / UFRJ (2007). Atualmente é Professor Associado I (EEAP / UNIRIO).
- Prof. Drª Beatriz Gerbassi Costa Aguiar
Doutor em Enfermagem - Área de Concentração: A Enfermagem no Contexto Social Brasileiro - Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ 2002; Especialização em Investigação em Serviço de Saúde - Escola Nacional de Saúde Publica - ENSP/ Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ 1991; Mestrado em Enfermagem - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNRIO 1985; Especialização em Introdução à Educação e à Saúde - ENSP/ FIOCRUZ 1978; Especialização em Saúde Pública - ENSP /FIOCRUZ 1975. Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Ipanema do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS 1971 a 1980; Consultora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer/MS 1981/83; Diretora da Divisão de Administração do Hospital de Ipanema - INAMPS 1989/90; Diretora da Divisão de Enfermagem do Hospital de Ipanema/INAMPS 1991; Assistente do Diretor do Instituto Psiquiátrico Phillipe Phinnel/MS 1993; Assistente da Divisão de Administração do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde-NERJ/MS - 1995/96; Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO - concurso público em 1994. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, eleita 2005-2009. Membro fundador e primeira Presidente do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas 2005-2009.
SUBSTITUTA EVENTUAL DA COORDENAÇÃO:
- Prof. Drª Gicélia Lombardo Pereira
SECRETARIA DA COORDENAÇÃO:
- Regina Celia C. F. de Oliveira (Assistente em Administração)
- Anádia Costa Rodrigues (Assistente em Administração)