Você está aqui: Página Inicial / Páginas / Sobre o curso

Sobre o curso

CCH

O Serviço Social se fez presente historicamente na UNIRIO, como unidade de trabalho profissional em diversas áreas da instituição, tais como a Assistência Estudantil, Saúde (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle) e a Administração Central (PROGEPE). Todavia, é a ampliação das requisições profissionais no cenário de 2010 – combinada ao dinamismo da realidade brasileira e a maior democratização do acesso à Universidade – que impulsionaram novas respostas institucionais com base no tripé do ensino, pesquisa e extensão. A criação do curso de Serviço Social na UNIRIO faz parte do processo de expansão da universidade pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Mas, a sua possibilidade é também fruto do protagonismo e excelência dos assistentes sociais que compõem o quadro técnico desta universidade e o seu compromisso com o fortalecimento e qualidade da formação profissional. 

Em março de 2010 o curso recebia a primeira turma de graduação e, em 2014, formaram-se os primeiros bacharéis em Serviço Social pela UNIRIO. Desde então, a Escola de Serviço Social tem constituído um perfil profissional crítico, competente e de formação generalista para atuar em diferentes espaços sócio-ocupacionais, nas esferas públicas e privadas, em atividades de gestão, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas; na pesquisa, assessoria e consultoria. A qualidade da formação profissional pode ser mensurada pelo destacado desempenho dos estudantes em concursos públicos, seleções públicas e a inserção em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. O mesmo resultado positivo decorre nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o qual conferiu a pontuação máxima no ano de 2016 e 2018 ao curso de Serviço Social da UNIRIO, com a melhor colocação entre as unidades de formação acadêmica  do país.

A partir do 1º semestre de 2024 entra em vigência o novo Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social. A nova matriz curricular possui 3.090 horas, divididas entre disciplinas teóricas, teórico-práticas e práticas, estágio curricular, atividades complementares, Oficinas de Extensão e TCC. Dentre as mudanças destaca-se a curricularização da extensão, através da oferta das disciplinas de “Oficina de Extensão I” e “Oficina de Extensão II”; a disposição do Estágio obrigatório em três períodos, com carga horária mínima de 150 h/semestre; a oferta em caráter obrigatório de novas disciplinas como “Feminismo e Relações patriarcais de Gênero”; “Racismo estrutural e sociedade capitalista” e “Fundamentos da Ética”.

Perpassa a construção do novo currículo a defesa do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e a preocupação em garantir uma formação crítica, generalista e plural, afinada à direção social hegemônica da profissão.

Em resumo, são os objetivos da graduação em Serviço Social na UNIRIO:

Objetivo geral: Proporcionar uma formação teórico-metodológica e ético-política como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas a tornar os graduandos em Serviço Social capazes de:

  • Compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico nos cenários internacional, nacional, regional e local, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

  • Identificar as demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da “questão social”;

Objetivos específicos: A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:

  • Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

  • Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;

  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;

  • Realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;

  • Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia de direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

  • Orientar a população a respeito de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;

  • Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. (Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Resolução CNE/CES/ MEC 15, de 13 março de 2002).

Portaria MEC

Revista Práxis - Criação do curso de Serviço Social na UNIRIO

Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social (2009)

Novo Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social (2024)

 

 

« Maio 2025 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1