Você está aqui: Página Inicial / Eventos / I Forum dos Cursos de Graduação da UNIRIO

I Forum dos Cursos de Graduação da UNIRIO

Programação

O I Fórum dos Cursos de Graduação da UNIRIO ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro de 2015 nas dependências do prédio do CCET/IBIO, e contou com a presença de professores e estudantes dos cursos de cursos de graduação da UNIRIO.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o Vice-Reitor, o Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, e o Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Dr. Alcides Wagner Serpa Guarino, que ressaltaram a importância de eventos como esse para a construção coletiva de uma política de ensino de graduação na UNIRIO.

Logo em seguida, aconteceu a palestra de abertura Avaliação Superior e seus Indicadores, proferida pelo Prof. Dr. Mauro Luiz Rabelo, Decano de Ensino de Graduação da UNB, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitories de Graduação e mebro do Comitê Técnico-Científico da Educação Básica da Capes. Na sequência, o Prof. Dr. Diógenes Pinheiro, ex Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UNIRIO, apresentou a palestra A Extensão como Componente Curricular, de forma a contribuir com as discussões acerca do Plano Nacional de Educação.

Na turno da tarde, foram realizados os seguintes grupos de Trabalho: GT1 - Currículo, coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Medeiros Tavares (UNIRIO); GT2 - Avaliação dos Cursos de Graduação, mediado pela Profa. Msc. Cibeli Reynaud (UNIRIO); GT3 - Estágio Docente Supervisionado, sob coordenação da Profa. Dra. Andréa Rosana Fetzner; GT4 - Ensino a Distância, coordenado pela Profa. Dra. Carmem Irene Correia de Oliveira. As discussões dos grupos de trabalho tiveram continuidade na manhã do segundo dia do Fórum.

A partir de uma demanda das coordenações de curso, foi reservada para a tarde do segundo dia do evento a palestra Política de Ações Afirmativas, proferida pela Profa. Dra. Andreia Clapp Salvador, Diretora do Departamento de Serviço Socila da PUC RIO. Em seguida, os grupos de trabalho, por intermédio das coordenações, apresentaram seus relatórios, com as demandas e propostas de encaminhamento, gerados a partir das discussões.

Ao final dos dois dias de evento, restaram a certeza de que encontros como esses são primordiais para o aprimoramento da política de ensino de graduação da universidade e o compromisso em se instituir mais fóruns de discussão em prol do crescimento dos cursos de graduação e da UNIRIO.

Relatórios