Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2023 / Marcelo Dias Guimarães - Produto Final

Marcelo Dias Guimarães - Produto Final

Marcelo Dias Guimarães

VIOLÃO COM PALHETA: SONORIDADE, TÉCNICA E MOVIMENTO

Orientador:
CLAYTON DAUNIS VETROMILLA
Abreviatura:
GUIMARÃES, M. D.
Data da Defesa:
13/12/2024
Resumo:
Este produto apresenta um método específico e diferenciado para execução do violão cordas de nylon - assim como instrumentos similares a ele - utilizando-se exclusivamente do artefato palheta para executar o instrumento. Tem a missão de ser uma alternativa inovadora, pela objetividade do texto, estilo dos exercícios e metodologia apresentada, calcada basicamente nas experiências práticas da vida profissional e atividade empírica do Autor, músico profissional e portador de distonia focal, que vem atender à carência de instrumentistas que possuem mobilidade reduzida na mão que executa os dedilhados, por diversos motivos diferentes. O trabalho é dedicado preferencialmente a instrumentistas já iniciados, profissionais ou semiprofissionais e por esse motivo possui uma linguagem direta, sendo um método propositalmente curto, com a intenção de proporcionar o acréscimo desta técnica específica ao escopo geral de técnicas do(a) instrumentista, em um período relativamente curto.
Palavras-chave:
Mobilidade reduzida; Técnica de palheta; Violão; Guitarra
Abstract:
This product presents a specific and differentiated method for playing the nylon-string guitar—along with similar instruments—using exclusively the pick to play the instrument. Its mission is to serve as an innovative alternative, characterized by the objectivity of the text, style of exercises, and the methodology presented, which is primarily based on the practical experiences of the Author's professional life and empirical activity. The author is a professional musician suffering from focal dystonia, addressing the needs of instrumentalists with reduced mobility in the hand that performs the plucking, due to various reasons. The work is primarily dedicated to already initiated instrumentalists, whether professional or semi-professional, and for this reason, it employs direct language. The method is intentionally brief, with the aim of adding this specific technique to the instrumentalist's overall scope of techniques in a relatively short period.
Keywords:
Reduced Mobility; Plectrum technique; Guitar; Electric guitar.

Acesse uma amostra do produto final.

 

 

         

Marcelo Guima é violonista, compositor e cantor. Sua música tem temas instrumentais e também composições cantadas, a maioria com influência de Música Brasileira, apesar dele curtir músicas de todo o planeta. Mora no Rio de Janeiro e, além de shows e discos, também produz trilhas sonoras, faz direção musical para dublagens (DreamWorks, Gloob etc), entre algumas outras atividades na música. Tem 4 discos gravados até hoje e, além do Brasil, fez espetáculos em 9 países. Além de sua formação na UnB (Univ. de Brasília – Bacharelado em Violão), Marcelo também fez Pós-Graduação na UNIRIO (Educação Estética) e é mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais, também na UNIRIO, além de dezenas de cursos e workshops dos mais variados setores dentro da música e das artes. Desenvolveu por vários anos, juntamente com a música, um trabalho voltado para o Rádio. Entre os anos de 2006 e 2015, produziu e apresentou o programa “Arte Petrobras” na Rádio MPB FM (Rio de Janeiro), totalizando 387 programas produzidos. Já na Rádio MEC AM (Também no Rio), produziu e apresentou o programa “Ouvindo Música” de 2004 a 2015, totalizando 1.673 programas realizados. Nestes programas, Marcelo recebeu estrelas de nossa música e cultura. No setor de trilhas sonoras, Marcelo Guima compôs trilhas originais de pouco mais de 100 documentários para vídeo e TV e 5 curtas-metragens para cinema. Até hoje ganhou 7 prêmios de “Melhor Trilha Sonora”, 6 deles para cinema  (veja mais em TRILHAS SONORAS). Atualmente o artista é representado, nos Estados Unidos, pela Remora Holdings, que articula seus trabalhos de trilha sonora principalmente para os mercados de Nova York e Los Angeles (Hollywood). Entre os anos de 2006 e 2010 foi o diretor artístico e coordenador geral do projeto “Circular Brasil”, um circuito de Música Instrumental Brasileira, que passou por 10 cidades do país, com a participação de grandes nomes do instrumental brasileiro, assim como dando espaço também para dezenas de talentosos artistas ainda desconhecidos até aquele momento. Na época, o “Circular Brasil” foi o maior projeto deste segmento no país e a equipe de trabalho, em todas as cidades envolvidas, contava com algo em torno de 100 pessoas. Durante 4 anos (1997 a 2000) foi professor concursado da EMB – Escola de Música de Brasília – Escola pública de ensino técnico de música com aproximadamente 2.100 alunos, uma das maiores da América Latina.


Facebook

Instagram

YouTube