Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Auditório do IB recebe, no dia 11 de outubro, palestra sobre biologia molecular e medicina de precisão na oncologia

O curso de Graduação em Biomedicina da UNIRIO irá promover, no dia 11 de outubro, uma palestra com o tema "Biologia molecular e medicina de precisão na oncologia". O evento acontecerá no Anfiteatro Geral do Instituto Biomédico a partir das 10h e é aberto a toda a comunidade.

O Dr. Régis Costa será o ministrante da atividade, ele é o atual coordenador de Diagnóstico da Astrazeneca. Régis é egresso do curso de Biomedicina da UNIRIO (2013), mestre em Genética pela UFRJ (2015), e doutor em Pesquisa Aplicada pela IFF-Fiocruz/Children’s Hospital of Pittsburg (2020).

Sinopse da palestra

A medicina de precisão (ou medicina personalizada) traz um conceito de cuidado do paciente-específico. De modo geral, ela agrega informações clínico-patológicas a dados do perfil molecular individual para criar estratégias de diagnóstico, prognóstico e tratamento diretamente adaptadas às necessidades de cada paciente.

Na oncologia, a medicina de precisão é mais comumente utilizada na escolha dos melhores tratamentos, na oncogenética, farmacogenética e no aconselhamento genético familiar. Como o biomédico se insere neste contexto?