Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Cientistas Por Um Dia trás alunos do Ensino Médio público para visitar laboratórios do IB

A partir da criação do projeto Cientistas Por Um Dia, o Programa de Pós Graduação em Biologia Molecular e Celular (PPGBMC), recepcionou na última terça-feira, 30 de outubro, o CIEP 087 Clementina de Jesus, em visita guiada aos laboratórios do Instituto Biomédico.

Cientistas Por Um Dia tem por objetivo trazer alunos do ensino médio de escolas públicas, preferencialmente de áreas carentes, para passar um dia na UNIRIO participando de experimentos científicos em laboratórios onde atuam os professores pesquisadores que irão recebê-los. A proposta do projeto é que ao longo do dia o aluno tenha contato com técnicas e equipamentos de alta tecnologia utilizados para a produção de conhecimento científico. O enfoque principal da atividade é proporcionar ao aluno o contato com a realidade da ciência que é feita na universidade e como isto pode interferir na vida da sociedade, além disso, também visa aproximar a ciência da comunidade, despertando no jovem a curiosidade e estimulando o aprendizado de ciências na escola.

A programação da visita, que teve em média 6h de duração, sendo 1h reservada para o almoço, teve início com uma palestra de apresentação no Anfiteatro Geral do IB e prosseguiu encaminhando os alunos para conhecerem alguns dos vários laboratórios do Instituto, dentre eles estão: Laboratório de Bioquímica Estrutural (LBE), Laboratório de Mutagênese Ambiental (LMA), Laboratório de Imunofarmacologia (LIF), Laboratório de Genômica (LabGen) e Laboratório de Investigação de Mecanismos de Imunoregulação (LIMIR).

A delegação foi composta por 28 jovens, de 15 a 18 anos, em sua maioria no último ano do Ensino Médio, assistidos por uma professora responsável enviada pelo CIEP.

Toda a visita foi acompanhada pela servidora da UNIRIO Daiana Venancio e pelo Coordenador do projeto, Prof. Rafael Braga, além dos técnicos e/ou professores responsáveis por cada laboratório.