Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor do IB tem colaboração em artigo publicado pela revista Frontiers in Immunology

O Professor Cassiano Albuquerque, coordenador do curso de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular, contribuiu para a produção de um artigo publicado em 2018 pela revista Frontiers in Immunology. Com o título Eicosapentaenoic Acid Enhances the Effects of Mesenchymal Stromal Cell Therapy in Experimental Allergic Asthma, o estudo foi liderado pelo Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O experimento, consistiu, resumidamente, avaliar o efeito do ácido eicosapentanóico - EPA (um ômega 3) na terapia celular com a utilização de MSCs (célula-tronco)  como tratamento para a asma alérgica.

A pesquisa, realizada em camundongos (a partir da administração, por via intranasal, de ácaro de poeira doméstica, a fim de induzir à asma alérgica grave) e tratados com células tronco suplemetnadas com ômega 9, obteve resultados promissores para o tratamento da doença. Dentre eles podemos destacar a grande redução de fibras elástica e colágena da perênquima pulmonar e um aumento significativo de Resolvina D1 (Resolvinas são subprodutos metabólicos dos ácidos graxos ômega-3) a partir de corpúsculos lipídicos (locais de armazenamento de lipídeos),culminando numa redução drástica do quadro clínico de asma alérgica.

Veja aqui o artigo na íntegra com todos os seus resultados.