Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diretor do IB e discentes de Biomedicina definem mudanças no Ato de Colação de Grau

O Diretor do IB, Prof. Marcello Sampaio, realizou ontem, 24 de agosto, reunião com estudantes do Curso de Biomedicina, para tratar de mudanças no Ato de Colação de Grau que serão implementadas no curso já a partir do presente semestre (2017-2), como consequência da promulgação da Resolução CONSEPE 4.817, de 01 de junho de 2017. A referida Resolução definiu as Direções das Unidades Acadêmicas como responsáveis pela plena gestão do ato de Colação (agendamento, definição de local, promoção das cerimônias, articulação com os formandos, encaminhamento de documentação, acompanhamento e prestação de auxílio em atividades do cerimonial, orientação na escolha de homenageados, entre outras), transferindo para as mesmas ações que, em grande parte, eram executadas pela Coordenação dos Cursos. Compareceram ao encontro parcela significativa dos estudantes concluintes atuais, entre outros, tendo o Prof. Marcello informado, justificadamente, sobre as alterações a serem implementadas, incluindo possíveis prazos das mesmas, entre as quais:

1.  Colação de Grau referente a 2017-1, na última semana do mês de setembro;
  2. Agendamentos de Colações de Grau com o mínimo de três meses de antecedência, em datas possíveis a serem pactuadas entre formandos e Direção do IB (para concluintes de 2017-2, provavelmente entre final de Dezembro de 2017 e 2ª Semana de Janeiro de 2018), mas no menor prazo possível (até um mês de encerrado o prazo do Calendário Acadêmico para o lançamento de notas);
  3. Restrição de realização de Colações de Grau, em separado, antes da data da Colação Oficial do semestre;
  4. Interação com as empresas já contratadas por estudantes, para definição dos protocolos das cerimônias, entre outras questões;
  5. Orientação e acompanhamentos das turmas que tenham interesse em assinar com empresas de eventos, antes da assinatura dos contratos;
  6. Possibilidade de realização de cerimônia única Colação/Formatura;
  7. Possibilidade de Colação de Grau por procuração;
  8. Articulação entre a Cerimônia de Colação de Grau e a denominada “Formatura Festiva”, a qual passará a ter também, a presença exclusiva de estudantes aptos a colar grau na data de sua realização;
  9. Busca da devida, e necessária, articulação com o Conselho Regional de Biomedicina, para que os atos de Colação também permitam o Registro Profissional provisório dos Concluintes do curso.

O Diretor informou que era proposta da Direção que a implementação do item 8 (oito) pudesse se dar na sua plenitude à partir do 2º semestre de 2018, sendo apresentado por alguns estudantes, proposta alternativa quanto à data. Estes sugeriram que a mesma se desse a partir de 2019-1, o que resguardaria, segundo os mesmos, os contratos já assinados com empresa de cerimonial. Considerando a informação como pertinente, e reiterando a intenção de evitar ao máximo transtorno aos estudantes do curso, o prof. Marcello, solicitou aos interessados que formalizassem representação, para se reunirem com a Direção do IB a fim de que fosse tomada uma posição final. O Diretor do IB também solicitou que a empresa contratada fosse informada das mudanças internas ocorridas na UNIRIO e convidada, urgentemente, a estabelecer contato com a Direção do Instituto Biomédico.

A Direção do IB entende que as presentes alterações auxiliarão estudantes e gestores da unidade, nos seus fluxos e processos de trabalho, contribuindo para, em última instância, melhorar ainda mais os resultados do curso e seu reconhecimento na comunidade interna e externa.