Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cerimônia de Colação de Grau de Biomedicina 2019.1

Cerimônia de Colação de Grau de Biomedicina 2019.1

O Anfiteatro Geral do Instituto Biomédico da UNIRIO foi, nesta manhã de 20 de agosto, palco da Cerimônia Solene de Colação de Grau de Biomedicina dos formandos do primeiro semestre de 2019. O evento contou com a presença do Diretor do IB, e também o patrono da turma, Prof. Marcello Sampaio; o Diretor de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação, Prof. Angelo Malaquias, presente em representação à Pró-reitoria de Graduação e ao Reitor da Universidade; a Coordenadora da Biomedicina, Profª. Patricia dos Santos Costa e a Paraninfa da turma, Profª. Patricia Ocampo.

O Prof. Angelo, como presidente da mesa, abriu a sessão reproduzindo as felicitações e o carinho enviado pelo Reitor da UNIRIO, Prof. Ricardo SIlva Cardoso, e disse ainda que sentia um imenso prazer em representá-lo.

Após a abertura da cerimônia, o apresentador convocou o orador da turma, o aluno Bruno Miceli, a proferir suas palavras, o mesmo falou sobre as dificuldades encontradas no ambiente acadêmico, que se agravam mais a cada dia, diante dos cortes governamentais para a área da ciência e pesquisa e o compromisso do biomédico perante essa sociedade, seu importante papel na luta pela democratização da ciência e do conhecimento e encerrou dizendo: "Não se calem e não deixe que calem suas vozes".

Em seguida foi declamado o Juramento do Biomédico e realizada a Imposição de Grau, feitos pela Coordenadora do curso Prof.ª Patricia e pelo Diretor do Instituto, respectivamente. Dando continuidade a cerimônia foi a vez do Prof. Marcello proferir seu discurso, ele iniciou agradecendo imensamente por ter sido escolhido como Patrono da turma, pois para ele não existe honraria maior que ser homenageado por seus alunos.  Prosseguiu corroborando a fala do orador, ao afirmar ter uma percepção que já há alguns anos o campo da educação do país vem se deteriorando, lembrou também todo país desenvolvido ao redor do mundo tem instituições de ensino fortalecidas, ao passo que o Brasil parece percorrer o caminho inverso.

Ele falou ainda que apesar do cenário desafiador os formandos não devem desistir e por fim, disse: "Enfrentem e defendam suas crenças. Você se arrepende de se corromper, mas não de ser íntegro. Pode se arrepender da covardia, mas nunca de ser corajoso. O bom navegador se faz em mar revolto, portanto nos mostrem os bons navegadores que nós acreditamos que vocês são. Muito sucesso à todos."

Logo após, foi dada a palavra à Prof.ª Patricia Ocampo, que agradeceu pelo privilégio de ser escolhida paraninfa. Ela desejou felicidade e realização aos seus, agora, ex-alunos e os lembrou da importância do diploma que irão levar da UNIRIO, pois os biomédicos formados nesta instituição tem o reconhecimento de serem profissionais de excelência.

Para encerrar a cerimônia o Prof. Angelo parabenizou os formandos e lembrou à todos os presentes da importância em valorizar as pequenas conquistas, aconselhou o exercício de enxergar os momentos de felicidade diariamente. Ressaltou que em situações difíceis precisamos buscar forças na amizade, no amor e na família, pois são esses que sempre nos ajudam a seguir em frente.

Nesse primeiro semestre de 2019, um total de 10 alunos de Biomedicina colaram grau, porém 7 deles  participaram da Colação de Grau em Gabinete (Antecipada), tendo ocorrido no dia 8 de agosto, em virtude da necessidade de obterem a declaração de conclusão do curso antes da data da cerimônia oficial da colação.

A Direção do IB parabeniza seus formandos e os estima muito sucesso em sua carreira profissional.