Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Carta Aberta do Diretor à Comunidade do IB - Pesquisa para orientação do voto da Direção no Colégio Eleitoral da UNIRIO

O Prof. Dr. Marcello Xavier Sampaio, Diretor do Instituto Biomédico da UNIRIO fez uma carta aberta à comunidade local estabelecendo uma pesquisa de orientação do voto da Direção no Colégio Eleitoral da UNIRIO. A pesquisa, que ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, na sala A-201, se refere às opções de voto para a reitoria da UNIRIO no próximo exercício (2019-2023).

O Diretor enxergou a necessidade dessa pesquisa, devido a consulta à comunidade acadêmica, organizada pela Comissão de Consulta eleitoral da UNIRIO, não contemplar todos os pré-candidatos, uma vez que alguns deles se apresentarão somente na sessão do Colégio Eleitoral da UNIRIO, que ocorrerá no dia 9 de abril.

Com o objetivo de pautar o seu voto no Colégio Eleitoral conforme o desejo dos alunos da Biomedicina e docentes e técnicos-administrativos alocados no IB, o Prof. Marcello os convoca para que expressem sua preferência.

Segue abaixo a carta na íntegra.

"Estimados estudantes, técnico-administrativos e docentes do IB,

Dirijo-me à vocês para informar que realizaremos, a partir de amanhã, 03 de abril de 2019, uma pesquisa de opinião da comunidade local do Instituto, destinada a orientar o voto desta Direção para a escolha de Reitor no Colégio Eleitoral da UNIRIO. A referida pesquisa, não possui qualquer vínculo com o processo em curso de Consulta à Comunidade, que deve ser valorizado e apoiado. A mesma ocorrerá no horário das 09-19:00 hs, entre os dias 03 e 05 de abril, na sala A-201 (Direção do IB). Na mesma estarão incluídos os nomes de todos os docentes que, até o momento, pronunciaram-se publicamente como pré-candidatos no Colégio Eleitoral, assim como as opções “Nenhum dos Pré-Candidatos” e “Branco-Abstenção”. A pesquisa permitirá a participação de todos os segmentos sociais do Instituto de forma anônima, considerando todos os docentes e técnico-administrativos lotados na Direção e Departamentos de Ensino do IB, assim como os estudantes do curso de Graduação em Biomedicina e do programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular.

No dia 09 de abril de 2019, ocorrerá a sessão do Colégio Eleitoral da UNIRIO, que indicará a lista tríplice de professores que serão encaminhados ao Ministério da Educação / Presidência da República, para a escolha do futuro Reitor. O atual processo eleitoral, porém, diferente de todos os que pude participar nos últimos 16 anos, não está regido, internamente, por nenhuma Resolução dos Conselhos Superiores da universidade. Esta situação, na minha opinião, redundou em diferentes estratégias políticas dos candidatos interessados em gerir a UNIRIO: uns se inscrevendo para uma Consulta à Comunidade, articulada pelas representações sindicais e estudantis dos três segmentos da universidade enquanto, outros, antecipando que apresentarão seus nomes apenas, e diretamente, ao Colégio Eleitoral.

Como eleitor tenho minha avaliação ético-política deste momento institucional, e a usarei para dispor de meu voto individual, no processo de Consulta à Comunidade da UNIRIO em andamento. Já como Diretor do Instituto Biomédico, devo respeitar e expressar a vontade da maioria dos membros da comunidade local, no Colégio Eleitoral, e não a minha visão pessoal. A Consulta à Comunidade, porém, na presente circunstância, não me permitirá definir o voto do Colégio Eleitoral, pois a mesma, não inclui candidatos que podem, também, representar o interesse principal da Comunidade do IB. Não incluí-los, para mim, seria cercear previamente, as opções dos membros desta unidade, o que, não farei.

Contando com sua compreensão e colaboração peço que expresse, em nossa pesquisa eleitoral local, sua preferência, a qual será determinante, para um posicionamento adequado desta Direção no egrégio Colégio Eleitoral da UNIRIO.

Com meus melhores votos de agradecimento antecipado,

Marcello Xavier Sampaio

Diretor do Instituto Biomédico."