Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula Inaugural Biomedicina 2016.2

Aula Inaugural Biomedicina 2016.2

Turma de ingressantes do curso de Biomedicina 2016.2

Na última sexta feira, 26 de agosto, no Anfiteatro Soares Meirelles, ocorreu a Aula Inaugual do segundo semestre de 2016 do Instituto Biomédico.

Tradicionalmente a Aula Inaugural do IB é ministrada para os estudantes recém chegados de todos os cursos lecionados no Instituto, porém, como os cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia e Nutrição já realizam as suas próprias aulas inaugurais independentes e com diretrizes mais focadas no cotidiano dos seus alunos, a Direção do IB decidiu, a fim de, otimizar o tempo dos docentes e discentes, neste semestre, experimentar um novo modelo de apresentação, com foco somente nos alunos de Biomedicina.

Sendo assim, a Aula Inaugural de 2016.2 contou com a presença do Profº Dr. Marcello Sampaio, Diretor do Instituto Biomédico, Profª Patricia Cristina dos Santos, Coordenadora do curso de Biomedicina e representantes estudantis da Associação Atlética do mesmo curso (Associação Atlética Acadêmica Henrique Alves - AAAHA).

O evento foi iniciado com o Profº Marcello explicando e apresentando a estrutura organizacional da UNIRIO de uma forma geral, descrevendo a reitoria e principais pró reitorias e suas funções. Também falou sobre o espaço físico do IB, seus prédios, salas de aula, laboratórios e auditório e narrou como está sendo o intenso processo de melhoria de infraestrutura pelo qual a unidade passa desde 2013, com a instalação de aparelhos de ar condicionado e implantação de sistema multimídia (projeção e áudio) em todas as salas de aula, banheiros funcionando plenamente em todos os andares de todos os blocos, conserto e troca de carteiras escolares, expansão e aperfeiçoamento da segurança no campus, dentre outros.

A Profª Patricia também conversou com os ingressantes, essa, como coordenadora de Biomedicina, falou mais especificamente sobre assuntos relacionados ao curso, como a grade curricular regular, disciplinas optativas, bolsas de monitoria, pesquisa (iniciação científica) e extensão e programas de mobilidade acadêmica. Além disso, discutiu as opções do Biomédico no mercado de trabalho e a relevância do cumprimento dos estágios obrigatórios em áreas variadas.

Já os representantes da AAAHA, expuseram a importância da Associação Atlética no curso e quais serão os próximos eventos esportivos que a Biomedicina da UNIRIO irá participar. Ao fim da Aula Inaugural, o Diretor encerrou a sua participação desejando um bom semestre aos discentes e os lembrando da importância da preservação do espaço físico da Universidade.