Você está aqui: Página Inicial / Conheça o IB / História / Histórico

Histórico

O Instituto Biomédico nasceu da Resolução n° 3, de 5 de agosto de 1971, obedecendo aos termos do parágrafo 2°, do art. 7° do Estatuto da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG). Em 1975, por força da extinção do Estado da Guanabara, a Federação passou a denominar-se Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ), e, em 1979 através da Lei n° 6.655/79, transformada em Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, ficando o Instituto Biomédico como uma das unidades constituintes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

O Instituto Biomédico está localizado no campus Frei Caneca, o local onde surgiu a prestigiosa e tradicional Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Em 1912, foi fundada a Faculdade de Medicina Homeopática do Rio de Janeiro, que, em 1913, passou a Faculdade Hahnemanniana, depois, em 1924, Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnemanniano do Brasil, e, em 1948 Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

O campus Frei Caneca é, portanto, o mais antigo da Universidade e nele funciona o atual Instituto Biomédico.

Com o objetivo de evitar a duplicação de meios e fins, bem como racionalizar as despesas, disciplinas afins de vários cursos de graduação foram agrupadas em departamentos criados por lei em 1968, e, a partir de 1969, surgiram, em todo o Brasil, Institutos responsáveis pelas "disciplinas básicas", tais como: o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - ICB, Instituto de Biologia da UERJ - IB, Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ - ICB, Instituto Biomédico da UFF - IB, e outros.