Fundamentos
O processo de autoavaliação do PPGENFBIO é a cultura do corpo social do programa - docentes, discentes, técnico-administrativos e egressos – ao garantir a participação e voz de distintos atores.
A Comissão de Autoavaliação do PPGENFBIO vem aperfeiçoando a sistematização do processo em consonância com documento elaborado pelo GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da CAPES (Portaria 149/2018), os quesitos de avaliação externa da CAPES (Ficha da área e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIRIO - 2017-2021). No que tange a este último, a comissão ajusta e adéqua o conceito, mediante as necessidades por meio da reflexão crítica e aspectos metodológicos em prol dos resultados na busca da qualidade da formação, transparência e compromisso com as transformações socioculturais.
As informações são coletadas, por meio de instrumento próprio, para a organização dos dados, tendo por referência a Matriz Swot (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Esta considera o ambiente interno para determinar as forças e fraquezas, enquanto o ambiente externo possibilita a identificar as oportunidades e ameaças.
A Portaria CAPES nº 148/2018, que institui uma Comissão para implantar/implementar o processo de autoavaliação de forma institucional e sistêmica, no âmbito dos programas de pós-graduação, o PPGEFBIO possui uma Comissão Interna, integrada por docentes, discentes e servidores técnico administrativos que participam do referido programa. Esta tem por finalidade: estabelecer os parâmetros e procedimentos necessários para avaliação rumo ao alcance de garantir os altos padrões de qualidade na formação, pesquisa e inovação no contexto da pós-graduação na área de avaliação da Enfermagem a nível local, regional, nacional e internacional.
Do ponto de vista conceitual, para a CAPES (2019), a autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio, por vezes também chamada avaliação interna ou avaliação institucional, cujo objetivo é formativo ao possibilitar reflexão sobre o contexto e as políticas adotadas, bem como oportunizar a sistematização dos dados que levam à tomada de decisão.
Esses preceitos da CAPES ganham eco nas normativas internas da UNIRIO no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), quando se destaca a meta principal da política de pós-graduação na universidade para alcançar a excelência em seus processos formativos, de pesquisa e inovação para projeção no cenário nacional e internacional referente à produção de conhecimentos para gerarem alternativas de mudança para a realidade nos mais diversos contextos.
Assim, sob a responsabilidade institucional da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) e Diretoria de Pós-Graduação (DPG) instituiu o “Manual para autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto senso da UNIRIO”. Este aponta os princípios norteadores de seus processos de autoavaliação com base na ética e seus critérios em prol da transparência, considerando os aspectos no compromisso com a qualidade da formação e o respeito à diversidade e às diferenças.
Nesse contexto, o PPGENFBIO tem por princípios para o processo de autoavaliação:
- Continuidade, permanência e transparência;
- Consonância com as normativas da CAPES, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIRIO, e as diretrizes específicas da área de Enfermagem da CAPES;
- Participação ampla e plural dos atores envolvidos no processo: docentes, discentes, servidores técnico administrativos e comunidade acadêmica em geral;
- Produção de dados e informações que subsidiem o processo de tomada de decisões no interior do PPGENFBIO/UNIRIO e:
- Fornecimento das informações de autoavaliação para a sociedade civil e poder público.
São objetivos da autoavaliação no PPGENFBIO/UNIRIO:
- Produzir conhecimento;
- Identificar, mediante processo sistemático, fragilidades e potencialidades dos programas ofertados pelo PPGENFBIO/UNIRIO;
- Estimular o compromisso coletivo com a qualidade das ações desenvolvidas pelo Programa;
- Servir de base para o planejamento estratégico do PPGENFBIO/UNIRIO;
- Fornecer informações que sirvam de base para ajustar, corrigir, superar ou potencializar dinâmicas internas que interfiram nas atividades fim do Programa;
- Estabelecer e manter parâmetros de qualidade que lhe garantam visibilidade e reconhecimento acadêmico tanto no cenário nacional como internacional;
- Prestar contas de forma continua e transparente à sociedade.
Mediante ao exposto, os resultados subsidiam o planejamento estratégico para melhorias e otimização do desempenho do PPGENFBIO.
____________________________________________________
Programa de Pós Graduação em Enfermagem Unirio
2025 © PPGENFBIO Desenvolvido com Plone por Renato Mauro