Você está aqui: Página Inicial / Páginas / Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso

O fluxo de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) (ou monografia) tem como primeira etapa a realização da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (no sexto período), onde o discente elabora o seu pré-projeto de pesquisa. Neste momento, o aluno é orientado pelo professor da disciplina e tem a proposta de buscar o apoio de um orientador acadêmico, de acordo com a área temática de estudo e pesquisa.

Posteriormente, na disciplina de TCC 1, o discente, através de encontros com uma professora responsável pela sua orientação, elabora uma nova versão do projeto de pesquisa, a introdução e o primeiro capítulo da monografia. Na disciplina de TCC 2, o discente elabora a versão final da monografia.

A monografia é apresentada publicamente e avaliada por uma banca examinadora composta por três integrantes: o orientador, obrigatoriamente um docente da Escola de Serviço Social e outro membro que tenha, no mínimo, graduação.

A comissão de TCC organizou toda a documentação e regras para o processo de elaboração e avaliação da monografia. Este protocolo prevê o aprimoramento destes instrumentos e a realização de fóruns e eventos acadêmico-científicos, com a proposta de divulgar os resultados das pesquisas e TCC’s. Disponibilizamos aqui o Regulamento para elaboração de Monografia de final de cursos de graduação da UNIRIO e a Regulamentação de TCC do curso de Serviço Social.

Trabalhos apresentados em 2019

Trabalhos apresentados em 2020