CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2025 DOS/AS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS/AS
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2025 DOS/AS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS/AS
IMPORTANTE!
ACESSE A INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEPE Nº XX DE XX DE NOVEMBRO DE 2025, QUE ORIENTA SOBRE OS PROCEDIMENTOS RELATIVOS À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ANUAL. FIQUEM ATENTOS/AS AOS PRAZOS PARA PREENCHIMENTO DA AVALIAÇÃO E PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO!
ACESSE A IN EM:
COLOCAR AQUI O LINK DA IN ATUALIZADA (IN PROGEPE Nº XX, DE XX/11/2025)
QUAL O CALENDÁRIO?
● O processo avaliativo ocorrerá no período compreendido entre 24 de novembro e 12 de dezembro de 2025.
● O preenchimento do formulário é de inteira responsabilidade de cada servidor/a Técnico- Administrativo/a e de sua respectiva chefia, respeitando-se o período determinado para a avaliação, impreterivelmente.
COMO OBTENHO O FORMULÁRIO?
● O processo avaliativo será informatizado para todas as Unidades, inclusive o HUGG, sendo possível o acesso ao sistema da avaliação ao clicar em “Estou ciente das orientações. Acesso ao sistema”. O/a servidor/a e sua chefia deverão utilizar os mesmos dados utilizados para entrar no Portal de Identidade da Unirio (ID UNIRIO), ou seja, os mesmos usuário (CPF) e senha cadastrados nesse local. Para maiores informações sobre esse assunto, acesse: http://id.unirio.br/.
QUEM PREENCHE AS AVALIAÇÕES?
● As avaliações devem ser preenchidas pelos/as servidores/as a serem avaliados/as (ou seja, TODOS/AS os/as servidores/as Técnico-Administrativos/as, incluindo aqueles/as que já atingiram o topo da carreira) e suas chefias imediatas. Os/As Reintegrados/as preencherão os formulários de avaliação quando encaminhados por seus órgãos de origem ao SAAPT
COMO É O PASSO A PASSO DA AVALIAÇÃO?
A Avaliação de Desempenho é composta por seis etapas principais: Pré-Avaliação, Autoavaliação da
Chefia, Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho, Avaliar Chefia, Avaliar Servidores da Equipe e Autoavaliação do Servidor. Todas são de preenchimento obrigatório.
⮚ PRÉ-AVALIAÇÃO: antes de realizar a avaliação dos/as servidores/as de sua equipe, a chefia imediata é responsável por realizar uma reunião a respeito das características do trabalho do setor ao longo do ano, ponderando dificuldades e desafios para o seu desenvolvimento conforme as perguntas sinalizadas no formulário da Pré-Avaliação. Com base nas informações levantadas a chefia deverá preencher uma única vez as perguntas da Pré-Avaliação e indicar quais servidores/as participaram da reunião; Obs.: Os/As Reintegrados/as e Terceirizados/as participarão da etapa da Pré-Avaliação enquanto membros da equipe.
⮚ AUTOAVALIAÇÃO DO GESTOR: as chefias imediatas deverão realizar uma autoavaliação de seu desempenho na função de gestor ao longo do ano, considerando aspectos importantes a serem desenvolvidos nesta atividade;
⮚ AVALIAÇÃO DA CHEFIA: antes de acessar as etapas de Avaliar Servidores da Equipe ou Autoavaliação chefia e servidor/a deverão realizar a avaliação do desempenho da sua chefia imediata na função de gestor ao longo do ano, considerando aspectos importantes a serem desenvolvidos nesta atividade.
⮚ AVALIAÇÃO DA GESTÃO COLETIVA DO TRABALHO E AVALIAR SERVIDORES DA EQUIPE
● CHEFIA DOCENTE: depois de realizada a 1ª etapa (PRÉ-AVALIAÇÃO), a chefia que é Docente será direcionada à Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho (AGCT), onde responderá sobre diversos fatores relacionados diretamente ao trabalho de sua equipe. Posteriormente, será encaminhada para a Autoavaliação do Gestor e Avaliação da Chefia. Somente concluído este preenchimento, será permitido o acesso a Avaliar Servidores da Equipe. Para realizar a avaliação dos membros da equipe a qual chefia, primeiro deverá observar se todos os nomes estão listados e, assim, efetuará a avaliação de cada um dos/as servidores/as. Ao final de cada avaliação a chefia imediata terá um campo para colocar as suas observações sobre os fatores individuais de desempenho referentes a cada um/a dos/as servidores/as por ela avaliado/a. Para concluir a avaliação individual de cada servidor/a, a chefia deverá confirmar que as informações dadas são verídicas e, por último, clicar no botão “Finalizar”.
Obs. 1: O conteúdo das respostas da AGCT somente será visualizado pelo SAAPT.
Obs. 2: A chefia imediata, ao fazer a avaliação dos/as servidores/as da equipe, deverá justificar, obrigatoriamente e em campo apropriado, toda resposta POUCAS VEZES e NUNCA atribuída aos fatores avaliativos;
●CHEFIA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO: depois de realizada a 1ª etapa (PRÉ-AVALIAÇÃO), a chefia que é Técnico-Administrativo será direcionada à Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho (AGCT), onde responderá sobre diversos fatores relacionados diretamente ao trabalho de sua equipe. Posteriormente, será encaminhada para a Autoavaliação do Gestor e Avaliação da Chefia. Somente concluído este preenchimento, será permitido o acesso a Avaliar Servidores da Equipe. Ao acessar Avaliar Servidores da Equipe seguirá os mesmos passos previstos para a CHEFIA DOCENTE;
⮚ AVALIAÇÃO DA GESTÃO COLETIVA DO TRABALHO E AUTOAVALIAÇÃO PELO SERVIDOR SEM CARGO DE CHEFIA: Para que o/a servidor/a tenha acesso a sua Autoavaliação, será necessário que sua chefia imediata já tenha realizado a sua avaliação. No momento em que o/a servidor/a avaliado/a acessar o ícone da Autoavaliação será direcionado, inicialmente, à Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho, onde terá de opinar sobre diversos fatores relacionados diretamente ao trabalho de sua equipe. Após respondê-la, o acesso à Autoavaliação será permitido. Haverá um campo para o/a servidor/a fazer os seus comentários (opcionais) acerca dos fatores individuais de desempenho. Para concluir a avaliação, o/a servidor/a deverá confirmar que as informações dadas são verídicas e, por último, clicar no botão “Finalizar”. As notas da chefia ficarão disponíveis, depois de
finalizada a avaliação e também no item “Minhas Avaliações” no sistema.
Obs. 1: O conteúdo das respostas da AGCT somente será visualizado pelo SAAPT.
Obs. 2: Ao avaliar os fatores A4, C4, D4, E4 e F4 da AGCT, que se referem à chefia imediata, o/a servidor/a deve considerar a chefia que efetivamente acompanha cotidianamente o seu trabalho no setor.
● Cálculo da Nota Final: a nota relativa ao desempenho individual do/a servidor/a é calculada automaticamente pelo sistema, sendo esta, a média aritmética entre as notas referentes ao conceito atribuído pela chefia imediata e pelo/a servidor/a em cada um dos fatores individuais de desempenho. Para garantir o direito à Progressão por Mérito, o/a servidor/a deverá obter uma Nota
Final igual ou superior a 7,0 (sete). Os conceitos equivalem a SEMPRE: 10, MUITAS VEZES: 7, POUCAS VEZES: 4 e NUNCA: 1.
⮚ PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO: Nos casos em que a nota do item avaliado pela chefia imediata e/ou a Nota Final for menor que 7,0 (sete), o/a servidor/a poderá interpor pedido de Reconsideração à chefia, no prazo de 10 (dez) dias a contar da data da sua ciência da nota da avaliação, por meio de formulário disponibilizado no próprio sistema de avaliação, após finalização e envio da avaliação de desempenho.
Após apreciação, a chefia deverá deferir ou indeferir o pedido de reconsideração no próprio sistema, no prazo de 5 (cinco) dias da data do recebimento do seu pedido.
Chefia e servidor/a serão notificados pelo sistema de avaliação sobre os preenchimentos referentes a
etapa de Reconsideração, devendo acompanhar o e-mail cadastrado em assentamento funcional para
ciência do seu conteúdo, considerando os prazos estipulados na IN. Esta deve ser consultada para os
demais encaminhamentos previstos em caso de indeferimento do pedido.
DÚVIDAS FREQUENTES:
1) SERVIDOR/A QUE TOMOU POSSE ESSE ANO FAZ AVALIAÇÃO?
● Para fazê-la, o/a servidor/a tem que ter pelo menos 3 (três) meses de exercício no setor em que está lotado/a, ou seja, ter ingressado na UNIRIO até o dia 25/08/25.
2) SERVIDOR/A ATUALMENTE DE FÉRIAS, AFASTADO/A OU LICENCIADO/A, COM RETORNO QUE NÃO PODE SER PREVISTO OU QUE ESTÁ PREVISTO PARA DEPOIS DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO, COMO PROCEDER?
● Se esse/a servidor/a trabalhou por no mínimo 3 (três) meses neste ano, ele/a deve entrar em contato com o SAAPT no prazo máximo de 10 dias após o seu retorno, para que seja providenciada a liberação para o preenchimento eletrônico do formulário avaliativo.
IMPORTANTE!
NÃO SERÃO ACEITAS AVALIAÇÕES FORA DO PRAZO ESTABELECIDO NA IN PROGEPE Nº XX DE XX/11/2025
● Se o/a servidor/a não trabalhou por pelo menos 3 (três) meses neste ano, ele/a estará dispensado/a do preenchimento da avaliação;
● A não observância do prazo para o preenchimento da Avaliação de Desempenho Anual afetará a sua
progressão por mérito.
3) O/A SERVIDOR/A FOI REMOVIDO/A DE SETOR DURANTE O ANO DE 2025, QUEM AVALIA?
● Se o/a servidor/a removido/a já está há 3 (três) meses no novo setor, a chefia imediata atual irá preencher a avaliação dele normalmente (o nome desse/a servidor/a aparecerá na listagem de trabalhadores que essa chefia terá de avaliar);
● Se o/a servidor/a está há menos de 3 (três) meses no novo setor, a chefia imediata anterior que o/a acompanhou por mais tempo é quem irá preencher a avaliação (o nome desse/a servidor/a aparecerá, nesse caso, na listagem de trabalhadores/as que essa chefia anterior terá de avaliar);
● Servidores/as que foram removidos/as sem o devido registro na PROGEPE serão sempre avaliados/as pela chefia correspondente à lotação OFICIAL do sistema.
4) CHEFIA DO SETOR MUDOU DURANTE O ANO DE 2025. COMO PROCEDER?
● Se a chefia imediata atual está na função há 3 (três) meses, ela preencherá normalmente as avaliações dos/as servidores/as de sua equipe;
● Se a chefia imediata atual está na função há menos de 3 (três) meses, quem preencherá as avaliações dos/as servidores/as da equipe é a chefia imediata anterior (os nomes desses/as servidores/as aparecerão, nesse caso, na listagem de trabalhadores/as que essa chefia anterior terá de avaliar).
5) CHEFIA IMEDIATA ANTERIOR ENCONTRA-SE APOSENTADA. QUEM AVALIA?
● A chefia substituta, à época, preencherá as avaliações dos/as servidores/as, desde que ela faça parte da equipe há 3 (três) meses;
● Não havendo chefia substituta, à época, a chefia mediata (chefe do seu chefe) preencherá as avaliações.
6) CHEFIA ATUALMENTE AFASTADA OU LICENCIADA E COM RETORNO QUE NÃO PODE SER PREVISTO OU QUE ESTÁ PREVISTO PARA DEPOIS DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO. COMO PROCEDER?
● A chefia substituta preencherá as avaliações dos/as servidores/as normalmente, desde que ela faça parte da equipe há 3 (três) meses;
● Não havendo chefia substituta, a chefia mediata (chefe do seu chefe) preencherá as avaliações.
7) SERVIDOR/A ESTÁ CEDIDO/A OU EM EXERCÍCIO PROVISÓRIO. COMO PROCEDER?
● A OUTRO ÓRGÃO: O formulário de avaliação será encaminhado, por e-mail, ao órgão de exercício para que o/a servidor/a e a sua chefia imediata o preencham e o enviem ao SAAPT;
Obs.: Chefias do HUGG - servidor/a cedido/a à EBSERH realiza normalmente as avaliações dos
seus subordinados no sistema, no entanto será avaliado/a conforme orientação acima.
● À UNIRIO: Fica a critério do órgão ao qual o/a servidor/a está originalmente vinculado o envio dos formulários para o preenchimento do/a servidor/a e de sua chefia imediata. Deverá ser encaminhado ao SAAPT para posterior envio ao órgão.
ESTOU CIENTE DAS ORIENTAÇÕES.
»ACESSO AO SISTEMA«
LINKS:
TUTORIAL 2025
LIVE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
REUNIÃO CHEFIAS EBSERH/HUGG
DÚVIDAS?
Entre em contato com o SAAPT:
E-mail: progepe.saapt@unirio.br
