Você está aqui: Página Inicial / arquivos / Graduação / Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
TIN0001 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 60h 04T

Histórico e tendências do processamento de dados. Hadware, softwares, redes, arquitetura dos computadores. Sistemas operacionais. Banco de dados. Tipos de rede. Internet. Laboratórios de programas aplicativos.

 

HTD0049 FUNDAMENTOS DE INGLÊS INSTRUMENTAL 60h 04T

Conceito de fundamentos de inglês instrumental. Conceito de contexto. Análise contrastante do Inglês e do Português.

 

HTD0051 EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA 60h 04T

Texto e contexto: o argumento. Diferentes tipos de texto, coesão e coherencia textual. Elaboração de
diversos tipos de textos.

 

HDI0110 CURRÍCULO, IDEOLOGIA E PODER 30h 02T

Estudo das teorias das ideologias e suas relações com os processos de legitimação – emancipação da verdade, a partir da análise e discussão de programas e propostas curriculares concernentes às instituições educativas formais.

 

HDI0113 CLUBE DA CIÊNCIA E CIDADANIA 30h 02T

A construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a) de educação infantil e das séries iniciais; os
conceitos prévios sobre os fenômenos da natureza; princípios que regem a criação e permanência dos
clubes de ciências e a superação da idéia da formação do pequeno cientista.

 

HDI0115 AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL 30h 02T

Teorias que fundamentam a avaliação e discurso pedagógico sobre o fracasso escolar. A análise crítica das práticas avaliativas presentes no cotidiano da educação infantil: avaliação dos processos de conhecimento ou avaliação dos resultados encontrados? Avaliação como um espaço para expressão das diferenças e construção de um olhar investigativo sobre o processo ensino-aprendizagem.

 

HHI0033 HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 30h 02T

Reflexão sobre a ciência ocidental no quadro de uma perspectiva histórica, desde a cosmologia grega até a epistemologia contemporânea, destacando os temas fundamentais da teoria da ciência em cada época. Caracterização das tecnologias, constituídas historicamente, diretamente relacionadas com a construção do homem contemporâneo.

 

HFC0077 ÉTICA 60h 04T

Caracterização e conceitos básicos da Filosofia Moral Clássica. A ética cristã. O formalismo ético
kantiano. A ética da responsabilidade. A ética materialista. Ética e ciência. A reflexão ética no contexto da bioética. Atualidade do questionamento ético.

 

HFE0066 INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 60h 04T

O campo do conhecimento sociológico: objetivos, problemas e abordagens. O desenvolvimento inicial da Sociologia e as principais tradições intelectuais no século XX: positivismo, historicismo e marxismo. Perspectivas da sociologia contemporânea.

 

HFC0088 REALIDADE URBANA BRASILEIRA 60h 04T

Abordagens histórica, sociológica e filosófica da gênese da cidade moderna. O processo de modernização urbana no Brasil. Aspectos da metrópole em nossa contemporaneidade.

 

HFE0105 EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR 30h 02T

Discutir experiências de educação realizadas fora do ambiente escolar ou do currículo vigente. Analisar as novas possibilidades de inserção da prática pedagógica em ambientes não-formais de educação. Buscar iniciativas inovadoras que atendam, sobretudo, à população que pode freqüentar o ensino formal.

 

HFE0106 ECONOMIA AUTOGESTIONÁRIA 30h 02T

Economia Solidária no Brasil e em outros países. Brasil no contexto da globalização. Dimensões
econômicas, políticas e culturais da globalização. Antiglobalização e a crítica a lógica do mercado como regulador da vida social. Origens da idéia de autogestão e a situação atual da rede de economia solidária no Brasil. Novos atores sociais, os desafios e o papel da educação no processo de criação de um modelo de desenvolvimento sustentável.

 

HDI0148 LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR 30h 02T

Literatura na escola: o hábito, o gosto e o prazer/fruição pela leitura literária. A especificidade do discurso literário e a construção de significados. Elementos básicos do poético, do narrativo e do dramático. Práticas de leitura e texto literário.

 

HDI0149 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL 30h 02T

Tempo(s) escolar(es) e qualidade de ensino: aspectos histórico-sociais. Educação integral em tempo
integral: concepções e práticas. Educação integral em tempo integral no Brasil: experiências, conflitos e perspectivas.

 

HFE0107 PSICOPEDAGOGIA 30h 02T

A formação do psicopedagogo. Psicopedagogia institucional e psicopedagogia clínica. Avaliação
psicopedagógica: a linguagem, a escrita, a leitura, os conhecimentos. Papel do psicopedagogo na escola.
Intervenção psicopedagógica na clínica e na escola.

 

HFE0108 PSICOLOGIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO 30h 02T

Estudo da experiência humana dinamizada por estruturas sociais, ênfase nas situações escolares. Análise da escola como sistema social, enfocando as disposições dos indivíduos em relação às normas e valores institucionais.

 

HDI0113 ESTUDOS DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 30h 02T

A construção do conhecimento científico pelo(a) futuro(a) professor(a) e a influência dos fatos cotidianos. Conceitos fundamentais situados nos campos da Física, da Biologia, da Geociência e da Química como fundamentação teórica ao professor das séries iniciais de educação infantil e educação de jovens e adultos. História e filosofia da ciência como parceiras da aprendizagem, dos conteúdos das Ciências Naturais.

 

HFC0089 TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA A 60h 04T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
professor ministrante.

 

HFC0090 TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA B 60h 04T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
professor ministrante.

 

HFC0091 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS A 60h 04T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
professor ministrante.

 

HFC0092 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS B 60h 04T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
professor ministrante.

 

HDI0171 ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO 30h 02T

Concepções de avaliação. Erro no processo ensino-aprendizagem: relações com os saberes e ainda não saberes presentes nas produções infantis e com o saber-fazer da professora. Instrumentos e procedimentos de avaliação. O papel da avaliação na construção do sucesso/fracasso escolar.

 

HDI0150 COTIDIANO ESCOLAR E DIFERENÇA 30h 02T

Cotidiano escolar: mesmidade e diferença. Relação com o outro: problematizando a normalidade e a
anormalidade. Processo ensino-aprendizagem e mediação pedagógica. Diferença(s) no cotidiano escolar como vantagem pedagógica. Diferença(s) no cotidiano escolar como justificativa para selecionar, classificar e excluir. Modos de compreender a(s) diferença(s) e a produção do fracasso/sucesso escolar.

 

HDI0151 EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E ESCRITA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO 30h 02T 

Leitura e escrita na Educação infantil: diferentes concepções teóricas e as conseqüências para a prática pedagógica. Leituras e escritas infantis. Educação infantil e diferentes linguagens: saberes e fazeres presentes nas produções infantis.

 

HDI0152 ALFABELIZAÇÃO: OFICINA DE MATERIAL DIDÁTICO 30h 02T

Material didático e a prática cotidiana em turmas de alfabetização: definição, objetivos, produção. Material utilizada na sala de aula, saberes e fazeres docentes (e discentes). Elaboração, coletiva, de materiais didáticos variados.

 

HDI0153 CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO I 30h 02T

Abordagens teóricas da comunicação – paradigmas da comunicação e modelos ao longo do século XX e XXI – história e conceitos

 

HDI054 CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO II 30h 02T

Abordagens teóricas da comunicação – paradigmas da comunicação e modelos ao longo do século XX e XXI - a escola e a pluralidade dos meios de comunicação no processo educativo. Os meios de comunicação e a formação do professor.

 

HDI0155 GÊNEROS TEXTUAIS E GÊNEROS DISCURSIVOS 30h 02T

Gêneros textuais e gêneros discursivos em sala de aula: natureza e especificidades. Interdisciplinaridade, projetos e trabalho com gêneros discursivos nas séries iniciais do ensino fundamental: reportagens, textos científicos, textos literários e instrucionais, correspondência.

 

HDI0156 LÍNGUA MATERNA E EDUCAÇÃO: A
SOCIOLINGUÍSTICA
30h 02T

Ciências da linguagem e ensino de língua materna: tendências atuais da lingüística e a sociolingüística. Princípios político-filosóficos da sociolingüística. Aspectos teóricos e metodológicos da sociolingüística trabalhada nas séries iniciais do ensino fundamental.

 

HDI0157 LINGUA MATERNA E EDUCAÇÃO: A ANÁLISE DO DISCURSO 30h 02T

Ciências da linguagem, ensino de língua materna e a análise do discurso. Princípios político-filosóficos e aspectos teóricos e metodológicos do trabalho educativo com a análise do discurso nas séries iniciais do ensino fundamental.

 

HDI0158 COESÃO E COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL 30h 02T

Ciências da linguagem, ensino de língua materna e lingüística textual. Princípios político-filosóficos da
sociolingüística e aspectos teóricos e metodológicos do trabalho educativo com a lingüística textual nas séries iniciais do ensino fundamental.

 

HDI0159 CONSTRUÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 30h 02T

Os diferentes tipos de materiais pedagógicos: materiais concretos estruturados e não estruturados; reálias e simulações; jogos; materiais impressos; materiais audiovisuais e softwares. O papel dos diferentes materiais didáticos nas aulas de Matemática. Análise e construção de materiais concretos e jogos para Educação Matemática de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

 

HDI0160 METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 30h 02T

O papel da resolução de problemas no ensino de Matemática. A prática de resolução de problemas em salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Construção de projetos. Etnomatemática. Análise de livros didáticos e paradidáticos.

 

HDI0161 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR 30h 02T

A construção de conceitos matemáticos na história da humanidade. O desenvolvimento da matemática da pré-história aos dias de hoje: os números e suas estruturas operatórias, o campo da geometria e das medidas. Da Matemática como ferramenta ao desenvolvimento científico. Concepções da Matemática Escolar e dos livros didáticos nos séculos XIX e XX e sua relação com a história das Instituições escolares.

 

HDI0162 APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA
ESCOLAR
30h 02T

Estudo mais aprofundado das estruturas conceituais dos campos de Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma. Revisão de conceitos da Matemática escolar. Análise da verticalidade e transversalidade dos principais conceitos da matemática escolar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

 

HDI0163 A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 30h 02T

O campo de conhecimento da Educação Matemática. As entidades e grupos de pesquisa no Brasil e no Mundo. Correntes e tendências da pesquisa na área. A relação teoria-prática e a pesquisa do cotidiano escolar.

 

HDI0164 CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS EM SALA DE AULA 30h 02T

Diversidade Étnico-Racial na Escola de Ensino Fundamental. Diáspora Negra. Civilizações africanas.
Africanos no Brasil: origem e contribuições. Movimento negro. Quilombos: história, organização e cultura. Lei 10639/2003: texto e contexto. Africanidade e Religiosidade. Culturas Afro-brasileiras
Contemporâneas. Dimensões do Ensino da Cultura Afro-Brasileira.

 

HDI0165 IDEOLOGIA RACIAL BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR 30h 02T

Ideologia e contra-ideologia. Ideologia racista. . Conceitos de raça, de racismo, de preconceito, de
discriminação, de etnia e de estereótipo. Pensamento racial após Abolição Raça e classe. Racismo no Brasil. Identidade Auto-estima positiva do educando negro. Discriminação racial nas escolas.
Desconstrução da discriminação no livro didático. Racismo e formação de professores.

 

HDI0166 POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM AVALIAÇÃO 30h 02T

A avaliação e o papel social da educação. Políticas de avaliação. Avaliação e ética. Legislação Educacional relativa à avaliação. Avaliações externas e o MEC. Políticas federais, estaduais e municipais para avaliação nas escolas.

 

HDI0167 CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR 30h 02T

A função social da educação escolar. Processos históricos de políticas educacionais direcionadas para a não-retenção de alunos. Diferentes formas de organização da escolaridade ao longo da história da educação brasileira. Diferentes formas possíveis de organização da escolaridade e seus referenciais filosóficoteóricos. Políticas institucionais e projetos pedagógicos. As escolhas didáticas: tempo escolar, espaço escolar, currículo, relação professor – aluno, avaliação, formação de professores.

 

HDI0168 PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 30h 02T

Papel social da escola. Papel social do professor. Discussões contemporâneas acerca da Educação Básica. Diferentes experiências no Brasil e no exterior em relação à novas dinâmicas de organização do tempo e espaço escolar, do currículo, das relações pedagógicas, da avaliação.

 

HFE0109 EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: ESTUDOS SOBRE A ESCOLA NOVA E O CONSTRUTIVISMO 30h 02T

Estudo das Teorias Pedagógicas Escolanovistas: Ovide Decroly, William Kilpatrick e George
Kerchesteiner. Estudo das Teorias Pedagógicas Construtivistas: Piaget e Emília Ferreiro.

 

HFE0110
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: ESTUDOS SOBRE AS TEORIAS ANTIAUTORITÁRIAS E LIBERTÁRIAS
30h
02T

Teorias educacionais antiautoritárias e libertárias contemporâneas: Ferrer Y Guardia, Sebastian Faure, Paul Robin, Kropotkin, Celestin Freinet, Ivan Illich e outros.

 

HFE0111 PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: OS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO 30h 02T

A ABE e as suas conferências educacionais. O Pensamento Educacional de: Fernando de Azevedo,
Lourenço Filho, Anísio Teixeira.

 

HFE0112 PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO NA ATUALIDADE 30h 02T

Tendências do pensamento educacional brasileiro a partir da década de 1960 até os dias atuais: Paulo Freire, Rubem Alves, Durmeval Trigueiro, Dermeval Saviani, Maurício Tratenberg e outros.

 

HFE0113 HISTÓRIA DA PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE 30h 02T

O exercício do magistério no Brasil Imperial. O processo de profissionalização do magistério
no Brasil entre os séculos XIX e XX. A feminização do magistério. Legislação e políticas públicas para a formação de professores e do pedagogo no século XX.

 

HFE0114 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TÓPICOS
ESPECÍFICOS
30h 02T

Tópicos específicos no âmbito da histórica da educação brasileira.

 

HFE0115 TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS 30h 02T

Temas contemporâneos no âmbito dos fundamentos teórico-práticos da Educação.

 

HFE0116 EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS:
NECESSIDADES ESPECIAIS
30h 02T

Teoria e prática na identificação das capacidades diferenciadas das pessoas jovens e adultas. Estratégias facilitadoras para aprendizagem diferenciadas.

 

HFE0117 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30h 02T

Educação ambiental e cidadania. Teoria e prática da educação ambiental. Princípios da sustentabilidade. Relação educação ambiental e qualidade de vida. Ecopedagogia. Abordagens intradisciplinares, interdisciplinares, transdisciplinares. Integração espaço educativo- ambiente – comunidade.

 

HFE0118 TÓPICOS EM LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO 30h 02T

Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação: estrutura e atribuições. Criação, autorização para funcionamento e reconhecimento de instituições escolares.

 

HFE0119 LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TEMAS CONTEMPORÂNEOS 30h 02T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de temas atuais relacionados à legislação da Educação Nacional, selecionados pelo professor ministrante.

 

HFE0120 SEMINÁRIO DE LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO 30h 02T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, constituída de palestras relacionadas à legislação da
Educação, proferidas por profissionais da área, selecionadas pelo professor responsável pela atividade
curricular.

 

HDI0169 GESTÃO EDUCACIONAL: INDICADORES EDUCACIONAIS 30h 02T

Utilização de indicadores educacionais na construção e análise de diagnósticos estatísticos educacionais.

 

HFE0121 GESTÃO EDUCACIONAL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS 30h 02T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de temas atuais relacionados ao desenvolvimento da gestão de processos educacionais, selecionados pelo professor ministrante.

 

HFE0122 SEMINÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL 30h 02T

Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, constituída de palestras relacionadas à gestão de processos educacionais, proferidas por profissionais da área, selecionadas pelo professor responsável pela atividade curricular.

 

HFE0123 EDUCAÇÃO E SURDEZ I 30h 02T

Conceito de língua, linguagem e fala. Concepções em aquisição de linguagem. Idéias de Piaget, Vygotsky e Tomasello. Diferentes abordagens voltadas às pessoas surdas: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Estudos sobre surdos em educação.

 

HFE0124 EDUCAÇÃO E SURDEZ II 30h 02T

A inclusão de pessoas surdas em Educação. Abordagem antropológica de Skliar e o lugar da LIBRAS. Visão da neuropsicologia cognitiva de Capovilla e o lugar da LIBRAS. Apresentação de propostas de implementação de Educação especializada de surdos.

 

HFE0125 DESENVOLVIMENTO HUMANO E INCLUSÃO ESCOLAR 30h 02T

Estudo do processo de desenvolvimento humano nos aspectos intelectual, do sistema nervoso e défictis cognitivos. Inclusão escolar considerando principalmente as dificuldades, as possibilidades, os processos de interação, a convivência e os amparos legais. Estruturas de apoio e classes hospitalares.

 

HFE0126 PSICOLOGIA E ENSINO 30h 02T

Estudo e análise dos conceitos, princípios e processos psicológicos relevantes às práticas pedagógicas em situação escolar.

 

HFE0127 PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E PESQUISA 30h 02T

Contribuições da Psicologia para a atuação pedagógica em situações escolares e não escolares e o trabalho de investigação em educação.

 

HFE0128 PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO
HUMANO.
30h 02T

Estudo dos processos de desenvolvimento e aquisição da linguagem na criança: aspectos sócio histórico e psicopedagógico.

 

HFE0129 ASPECTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A LINGUAGEM 30h 02T

Estudos e discussões sobre diferentes concepções de desenvolvimento humano e linguagem e suas
implicações na prática educacional.

 

HFE0130 ESCOLA E DIVERSIDADE 30h 02T

Estudo dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas de projetos de ensino escolar abertos à diversidade. Discussão e analise das ações propostas por redes de ensino público e por escolas particulares brasileiras, que caminham no sentido de concretizar uma educação para todos, que respeita as diferenças entre os alunos e as considera essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e aprimoramento da formação dos professores.

 

HFE0131 DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE 30h 02T

Aspectos biológicos, psicomotores, afetivos e sociais relevantes no processo de desenvolvimento da
criança deficiente.

 

HFE0132 TÓPICOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 30h 02T

Estudo da complexidade dos espaços educativos. Dinâmica das relações interpessoais e o processo de ensino e aprendizagem.

 

HFE0133 PSICOMOTRICIDADE 30h 02T

O tema do corpo em psicologia. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento e a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

 

HFE0134 DEFICIÊNCIA E FAMÍLIA 30h 02T

A deficiência como reveladora de situações limite nas relações família-sociedade. Análise da dinâmica
familiar e as relações sociais delas decorrentes.

 

HFE0135 PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA 30h 02T

Naturalização do conceito de adolescência. Subjetividade e transformações na adolescência. Adolescentes no mundo contemporâneo. Assujeitamento e criação na adolescência.

 

HFE0136 EDUCAÇÃO E PSICOPATOLOGIA 30h 02T

Conceitos fundamentais da psicopatologia. Patologia psíquica e sintoma. Transtornos psíquicos: neurose, perversão e psicose. Alterações psíquicas e prática educativa.

 

HFE0137 DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 30h 02T

Laço social e Educação. Grupo e autoconhecimento. Acomodação e coesão grupal. Empatia, comunicação e consenso.

 

HFE0138 EDUCAÇÃO E MEMÓRIA 30h 02T

Conceitos de memória, memória e sociedade, memória e criação, memória e subjetividade.

 

HFE0139 EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE 30h 02T

Contribuições de conceitos psicanalíticos para a Educação.

 

HFE0140 PSICOLOGIA, ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO 30h 02T

Aprender a envelhecer. Memória, criatividade e afetividade.

 

HFE0141 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A
CONTEMPORANEIDADE
30h 02T

Questões contemporâneas que fazem intersecção entre a Psicologia e a Educação.



« Abril 2024 »
month-4
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5