Disciplinas Optativas
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TIN0001 | INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Histórico e tendências do processamento de dados. Hadware, softwares, redes, arquitetura dos computadores. Sistemas operacionais. Banco de dados. Tipos de rede. Internet. Laboratórios de programas aplicativos.
|
|||||||||||
HTD0049 | FUNDAMENTOS DE INGLÊS INSTRUMENTAL | 60h | 04T | ||||||||
Conceito de fundamentos de inglês instrumental. Conceito de contexto. Análise contrastante do Inglês e do Português.
|
|||||||||||
HTD0051 | EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA | 60h | 04T | ||||||||
Texto e contexto: o argumento. Diferentes tipos de texto, coesão e coherencia textual. Elaboração de
|
|||||||||||
HDI0110 | CURRÍCULO, IDEOLOGIA E PODER | 30h | 02T | ||||||||
Estudo das teorias das ideologias e suas relações com os processos de legitimação – emancipação da verdade, a partir da análise e discussão de programas e propostas curriculares concernentes às instituições educativas formais.
|
|||||||||||
HDI0113 | CLUBE DA CIÊNCIA E CIDADANIA | 30h | 02T | ||||||||
A construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a) de educação infantil e das séries iniciais; os
|
|||||||||||
HDI0115 | AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL | 30h | 02T | ||||||||
Teorias que fundamentam a avaliação e discurso pedagógico sobre o fracasso escolar. A análise crítica das práticas avaliativas presentes no cotidiano da educação infantil: avaliação dos processos de conhecimento ou avaliação dos resultados encontrados? Avaliação como um espaço para expressão das diferenças e construção de um olhar investigativo sobre o processo ensino-aprendizagem.
|
|||||||||||
HHI0033 | HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA | 30h | 02T | ||||||||
Reflexão sobre a ciência ocidental no quadro de uma perspectiva histórica, desde a cosmologia grega até a epistemologia contemporânea, destacando os temas fundamentais da teoria da ciência em cada época. Caracterização das tecnologias, constituídas historicamente, diretamente relacionadas com a construção do homem contemporâneo.
|
|||||||||||
HFC0077 | ÉTICA | 60h | 04T | ||||||||
Caracterização e conceitos básicos da Filosofia Moral Clássica. A ética cristã. O formalismo ético
|
|||||||||||
HFE0066 | INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA | 60h | 04T | ||||||||
O campo do conhecimento sociológico: objetivos, problemas e abordagens. O desenvolvimento inicial da Sociologia e as principais tradições intelectuais no século XX: positivismo, historicismo e marxismo. Perspectivas da sociologia contemporânea.
|
|||||||||||
HFC0088 | REALIDADE URBANA BRASILEIRA | 60h | 04T | ||||||||
Abordagens histórica, sociológica e filosófica da gênese da cidade moderna. O processo de modernização urbana no Brasil. Aspectos da metrópole em nossa contemporaneidade.
|
|||||||||||
HFE0105 | EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
Discutir experiências de educação realizadas fora do ambiente escolar ou do currículo vigente. Analisar as novas possibilidades de inserção da prática pedagógica em ambientes não-formais de educação. Buscar iniciativas inovadoras que atendam, sobretudo, à população que pode freqüentar o ensino formal.
|
|||||||||||
HFE0106 | ECONOMIA AUTOGESTIONÁRIA | 30h | 02T | ||||||||
Economia Solidária no Brasil e em outros países. Brasil no contexto da globalização. Dimensões
|
|||||||||||
HDI0148 | LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR | 30h | 02T | ||||||||
Literatura na escola: o hábito, o gosto e o prazer/fruição pela leitura literária. A especificidade do discurso literário e a construção de significados. Elementos básicos do poético, do narrativo e do dramático. Práticas de leitura e texto literário.
|
|||||||||||
HDI0149 | EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL | 30h | 02T | ||||||||
Tempo(s) escolar(es) e qualidade de ensino: aspectos histórico-sociais. Educação integral em tempo
|
|||||||||||
HFE0107 | PSICOPEDAGOGIA | 30h | 02T | ||||||||
A formação do psicopedagogo. Psicopedagogia institucional e psicopedagogia clínica. Avaliação
|
|||||||||||
HFE0108 | PSICOLOGIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Estudo da experiência humana dinamizada por estruturas sociais, ênfase nas situações escolares. Análise da escola como sistema social, enfocando as disposições dos indivíduos em relação às normas e valores institucionais.
|
|||||||||||
HDI0113 | ESTUDOS DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS | 30h | 02T | ||||||||
A construção do conhecimento científico pelo(a) futuro(a) professor(a) e a influência dos fatos cotidianos. Conceitos fundamentais situados nos campos da Física, da Biologia, da Geociência e da Química como fundamentação teórica ao professor das séries iniciais de educação infantil e educação de jovens e adultos. História e filosofia da ciência como parceiras da aprendizagem, dos conteúdos das Ciências Naturais.
|
|||||||||||
HFC0089 | TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA A | 60h | 04T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
|
|||||||||||
HFC0090 | TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA B | 60h | 04T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
|
|||||||||||
HFC0091 | TÓPICOS ESPECIAIS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS A | 60h | 04T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
|
|||||||||||
HFC0092 | TÓPICOS ESPECIAIS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS B | 60h | 04T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de tema selecionado pelo
|
|||||||||||
HDI0171 | ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Concepções de avaliação. Erro no processo ensino-aprendizagem: relações com os saberes e ainda não saberes presentes nas produções infantis e com o saber-fazer da professora. Instrumentos e procedimentos de avaliação. O papel da avaliação na construção do sucesso/fracasso escolar.
|
|||||||||||
HDI0150 | COTIDIANO ESCOLAR E DIFERENÇA | 30h | 02T | ||||||||
Cotidiano escolar: mesmidade e diferença. Relação com o outro: problematizando a normalidade e a
|
|||||||||||
HDI0151 | EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E ESCRITA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO | 30h | 02T | ||||||||
Leitura e escrita na Educação infantil: diferentes concepções teóricas e as conseqüências para a prática pedagógica. Leituras e escritas infantis. Educação infantil e diferentes linguagens: saberes e fazeres presentes nas produções infantis.
|
|||||||||||
HDI0152 | ALFABELIZAÇÃO: OFICINA DE MATERIAL DIDÁTICO | 30h | 02T | ||||||||
Material didático e a prática cotidiana em turmas de alfabetização: definição, objetivos, produção. Material utilizada na sala de aula, saberes e fazeres docentes (e discentes). Elaboração, coletiva, de materiais didáticos variados.
|
|||||||||||
HDI0153 | CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO I | 30h | 02T | ||||||||
Abordagens teóricas da comunicação – paradigmas da comunicação e modelos ao longo do século XX e XXI – história e conceitos
|
|||||||||||
HDI054 | CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO II | 30h | 02T | ||||||||
Abordagens teóricas da comunicação – paradigmas da comunicação e modelos ao longo do século XX e XXI - a escola e a pluralidade dos meios de comunicação no processo educativo. Os meios de comunicação e a formação do professor.
|
|||||||||||
HDI0155 | GÊNEROS TEXTUAIS E GÊNEROS DISCURSIVOS | 30h | 02T | ||||||||
Gêneros textuais e gêneros discursivos em sala de aula: natureza e especificidades. Interdisciplinaridade, projetos e trabalho com gêneros discursivos nas séries iniciais do ensino fundamental: reportagens, textos científicos, textos literários e instrucionais, correspondência.
|
|||||||||||
HDI0156 | LÍNGUA MATERNA E EDUCAÇÃO: A SOCIOLINGUÍSTICA |
30h | 02T | ||||||||
Ciências da linguagem e ensino de língua materna: tendências atuais da lingüística e a sociolingüística. Princípios político-filosóficos da sociolingüística. Aspectos teóricos e metodológicos da sociolingüística trabalhada nas séries iniciais do ensino fundamental.
|
|||||||||||
HDI0157 | LINGUA MATERNA E EDUCAÇÃO: A ANÁLISE DO DISCURSO | 30h | 02T | ||||||||
Ciências da linguagem, ensino de língua materna e a análise do discurso. Princípios político-filosóficos e aspectos teóricos e metodológicos do trabalho educativo com a análise do discurso nas séries iniciais do ensino fundamental.
|
|||||||||||
HDI0158 | COESÃO E COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL | 30h | 02T | ||||||||
Ciências da linguagem, ensino de língua materna e lingüística textual. Princípios político-filosóficos da
|
|||||||||||
HDI0159 | CONSTRUÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | 30h | 02T | ||||||||
Os diferentes tipos de materiais pedagógicos: materiais concretos estruturados e não estruturados; reálias e simulações; jogos; materiais impressos; materiais audiovisuais e softwares. O papel dos diferentes materiais didáticos nas aulas de Matemática. Análise e construção de materiais concretos e jogos para Educação Matemática de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
|
|||||||||||
HDI0160 | METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 30h | 02T | ||||||||
O papel da resolução de problemas no ensino de Matemática. A prática de resolução de problemas em salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Construção de projetos. Etnomatemática. Análise de livros didáticos e paradidáticos.
|
|||||||||||
HDI0161 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
A construção de conceitos matemáticos na história da humanidade. O desenvolvimento da matemática da pré-história aos dias de hoje: os números e suas estruturas operatórias, o campo da geometria e das medidas. Da Matemática como ferramenta ao desenvolvimento científico. Concepções da Matemática Escolar e dos livros didáticos nos séculos XIX e XX e sua relação com a história das Instituições escolares.
|
|||||||||||
HDI0162 | APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR |
30h | 02T | ||||||||
Estudo mais aprofundado das estruturas conceituais dos campos de Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma. Revisão de conceitos da Matemática escolar. Análise da verticalidade e transversalidade dos principais conceitos da matemática escolar da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
|
|||||||||||
HDI0163 | A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 30h | 02T | ||||||||
O campo de conhecimento da Educação Matemática. As entidades e grupos de pesquisa no Brasil e no Mundo. Correntes e tendências da pesquisa na área. A relação teoria-prática e a pesquisa do cotidiano escolar.
|
|||||||||||
HDI0164 | CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS EM SALA DE AULA | 30h | 02T | ||||||||
Diversidade Étnico-Racial na Escola de Ensino Fundamental. Diáspora Negra. Civilizações africanas.
|
|||||||||||
HDI0165 | IDEOLOGIA RACIAL BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
Ideologia e contra-ideologia. Ideologia racista. . Conceitos de raça, de racismo, de preconceito, de
|
|||||||||||
HDI0166 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM AVALIAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
A avaliação e o papel social da educação. Políticas de avaliação. Avaliação e ética. Legislação Educacional relativa à avaliação. Avaliações externas e o MEC. Políticas federais, estaduais e municipais para avaliação nas escolas.
|
|||||||||||
HDI0167 | CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
A função social da educação escolar. Processos históricos de políticas educacionais direcionadas para a não-retenção de alunos. Diferentes formas de organização da escolaridade ao longo da história da educação brasileira. Diferentes formas possíveis de organização da escolaridade e seus referenciais filosóficoteóricos. Políticas institucionais e projetos pedagógicos. As escolhas didáticas: tempo escolar, espaço escolar, currículo, relação professor – aluno, avaliação, formação de professores.
|
|||||||||||
HDI0168 | PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
Papel social da escola. Papel social do professor. Discussões contemporâneas acerca da Educação Básica. Diferentes experiências no Brasil e no exterior em relação à novas dinâmicas de organização do tempo e espaço escolar, do currículo, das relações pedagógicas, da avaliação.
|
|||||||||||
HFE0109 | EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: ESTUDOS SOBRE A ESCOLA NOVA E O CONSTRUTIVISMO | 30h | 02T | ||||||||
Estudo das Teorias Pedagógicas Escolanovistas: Ovide Decroly, William Kilpatrick e George
|
|||||||||||
HFE0110
|
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: ESTUDOS SOBRE AS TEORIAS ANTIAUTORITÁRIAS E LIBERTÁRIAS
|
30h
|
02T
|
||||||||
Teorias educacionais antiautoritárias e libertárias contemporâneas: Ferrer Y Guardia, Sebastian Faure, Paul Robin, Kropotkin, Celestin Freinet, Ivan Illich e outros.
|
|||||||||||
HFE0111 | PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: OS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
A ABE e as suas conferências educacionais. O Pensamento Educacional de: Fernando de Azevedo,
|
|||||||||||
HFE0112 | PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO NA ATUALIDADE | 30h | 02T | ||||||||
Tendências do pensamento educacional brasileiro a partir da década de 1960 até os dias atuais: Paulo Freire, Rubem Alves, Durmeval Trigueiro, Dermeval Saviani, Maurício Tratenberg e outros.
|
|||||||||||
HFE0113 | HISTÓRIA DA PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE | 30h | 02T | ||||||||
O exercício do magistério no Brasil Imperial. O processo de profissionalização do magistério
|
|||||||||||
HFE0114 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TÓPICOS ESPECÍFICOS |
30h | 02T | ||||||||
Tópicos específicos no âmbito da histórica da educação brasileira.
|
|||||||||||
HFE0115 | TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS | 30h | 02T | ||||||||
Temas contemporâneos no âmbito dos fundamentos teórico-práticos da Educação.
|
|||||||||||
HFE0116 | EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: NECESSIDADES ESPECIAIS |
30h | 02T | ||||||||
Teoria e prática na identificação das capacidades diferenciadas das pessoas jovens e adultas. Estratégias facilitadoras para aprendizagem diferenciadas.
|
|||||||||||
HFE0117 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30h | 02T | ||||||||
Educação ambiental e cidadania. Teoria e prática da educação ambiental. Princípios da sustentabilidade. Relação educação ambiental e qualidade de vida. Ecopedagogia. Abordagens intradisciplinares, interdisciplinares, transdisciplinares. Integração espaço educativo- ambiente – comunidade.
|
|||||||||||
HFE0118 | TÓPICOS EM LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação: estrutura e atribuições. Criação, autorização para funcionamento e reconhecimento de instituições escolares.
|
|||||||||||
HFE0119 | LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TEMAS CONTEMPORÂNEOS | 30h | 02T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de temas atuais relacionados à legislação da Educação Nacional, selecionados pelo professor ministrante.
|
|||||||||||
HFE0120 | SEMINÁRIO DE LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, constituída de palestras relacionadas à legislação da
|
|||||||||||
HDI0169 | GESTÃO EDUCACIONAL: INDICADORES EDUCACIONAIS | 30h | 02T | ||||||||
Utilização de indicadores educacionais na construção e análise de diagnósticos estatísticos educacionais.
|
|||||||||||
HFE0121 | GESTÃO EDUCACIONAL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS | 30h | 02T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, visando o aprofundamento de temas atuais relacionados ao desenvolvimento da gestão de processos educacionais, selecionados pelo professor ministrante.
|
|||||||||||
HFE0122 | SEMINÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL | 30h | 02T | ||||||||
Disciplina de cunho teórico, com ementa aberta, constituída de palestras relacionadas à gestão de processos educacionais, proferidas por profissionais da área, selecionadas pelo professor responsável pela atividade curricular.
|
|||||||||||
HFE0123 | EDUCAÇÃO E SURDEZ I | 30h | 02T | ||||||||
Conceito de língua, linguagem e fala. Concepções em aquisição de linguagem. Idéias de Piaget, Vygotsky e Tomasello. Diferentes abordagens voltadas às pessoas surdas: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Estudos sobre surdos em educação.
|
|||||||||||
HFE0124 | EDUCAÇÃO E SURDEZ II | 30h | 02T | ||||||||
A inclusão de pessoas surdas em Educação. Abordagem antropológica de Skliar e o lugar da LIBRAS. Visão da neuropsicologia cognitiva de Capovilla e o lugar da LIBRAS. Apresentação de propostas de implementação de Educação especializada de surdos.
|
|||||||||||
HFE0125 | DESENVOLVIMENTO HUMANO E INCLUSÃO ESCOLAR | 30h | 02T | ||||||||
Estudo do processo de desenvolvimento humano nos aspectos intelectual, do sistema nervoso e défictis cognitivos. Inclusão escolar considerando principalmente as dificuldades, as possibilidades, os processos de interação, a convivência e os amparos legais. Estruturas de apoio e classes hospitalares.
|
|||||||||||
HFE0126 | PSICOLOGIA E ENSINO | 30h | 02T | ||||||||
Estudo e análise dos conceitos, princípios e processos psicológicos relevantes às práticas pedagógicas em situação escolar.
|
|||||||||||
HFE0127 | PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E PESQUISA | 30h | 02T | ||||||||
Contribuições da Psicologia para a atuação pedagógica em situações escolares e não escolares e o trabalho de investigação em educação.
|
|||||||||||
HFE0128 | PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO. |
30h | 02T | ||||||||
Estudo dos processos de desenvolvimento e aquisição da linguagem na criança: aspectos sócio histórico e psicopedagógico.
|
|||||||||||
HFE0129 | ASPECTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A LINGUAGEM | 30h | 02T | ||||||||
Estudos e discussões sobre diferentes concepções de desenvolvimento humano e linguagem e suas
|
|||||||||||
HFE0130 | ESCOLA E DIVERSIDADE | 30h | 02T | ||||||||
Estudo dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas de projetos de ensino escolar abertos à diversidade. Discussão e analise das ações propostas por redes de ensino público e por escolas particulares brasileiras, que caminham no sentido de concretizar uma educação para todos, que respeita as diferenças entre os alunos e as considera essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e aprimoramento da formação dos professores.
|
|||||||||||
HFE0131 | DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEFICIENTE | 30h | 02T | ||||||||
Aspectos biológicos, psicomotores, afetivos e sociais relevantes no processo de desenvolvimento da
|
|||||||||||
HFE0132 | TÓPICOS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Estudo da complexidade dos espaços educativos. Dinâmica das relações interpessoais e o processo de ensino e aprendizagem.
|
|||||||||||
HFE0133 | PSICOMOTRICIDADE | 30h | 02T | ||||||||
O tema do corpo em psicologia. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento e a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.
|
|||||||||||
HFE0134 | DEFICIÊNCIA E FAMÍLIA | 30h | 02T | ||||||||
A deficiência como reveladora de situações limite nas relações família-sociedade. Análise da dinâmica
|
|||||||||||
HFE0135 | PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA | 30h | 02T | ||||||||
Naturalização do conceito de adolescência. Subjetividade e transformações na adolescência. Adolescentes no mundo contemporâneo. Assujeitamento e criação na adolescência.
|
|||||||||||
HFE0136 | EDUCAÇÃO E PSICOPATOLOGIA | 30h | 02T | ||||||||
Conceitos fundamentais da psicopatologia. Patologia psíquica e sintoma. Transtornos psíquicos: neurose, perversão e psicose. Alterações psíquicas e prática educativa.
|
|||||||||||
HFE0137 | DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 30h | 02T | ||||||||
Laço social e Educação. Grupo e autoconhecimento. Acomodação e coesão grupal. Empatia, comunicação e consenso.
|
|||||||||||
HFE0138 | EDUCAÇÃO E MEMÓRIA | 30h | 02T | ||||||||
Conceitos de memória, memória e sociedade, memória e criação, memória e subjetividade.
|
|||||||||||
HFE0139 | EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE | 30h | 02T | ||||||||
Contribuições de conceitos psicanalíticos para a Educação.
|
|||||||||||
HFE0140 | PSICOLOGIA, ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
Aprender a envelhecer. Memória, criatividade e afetividade.
|
|||||||||||
HFE0141 | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEMPORANEIDADE |
30h | 02T | ||||||||
Questões contemporâneas que fazem intersecção entre a Psicologia e a Educação. |