Você está aqui: Página Inicial / arquivos / Graduação / Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias

Primeiro período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0123
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO
30h 02T

Técnicas de Estudo. Formas de Apresentação do Trabalho Científico - escrito e oral. Recursos de Informática para a Produção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Normas ABNT; Fontes e Formas de Busca de informação. Instituições de Informação e de Pesquisa. A pesquisa na UNIRIO.

 

HFC0065
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
60h
04T

Aparecimento da Filosofia na cultura ocidental. Pré-socráticos. Sofistas. Sócrates. Noções sobre o pensamento platônico e aristotélico. Paidéia (a educação entre os gregos). Algumas reflexões filosóficas do mundo medieval, moderno e contemporâneo.

 

HFC0067
ANTROPOLOGIA CULTURAL
60h
04T

O campo do conhecimento da Antropologia Cultural. A Antropologia no quadro das Ciências Sociais e o enfoque da diversidade cultural humana. Perspectivas contemporâneas da Antropologia Cultural: produção simbólica, visões de mundo e identidade cultural como domínios de teorização. Processos educacionais e conflitos na escola sob o prisma da Antropologia Cultural.

 

HFE0068
HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
60h
04T

Escola na Antigüidade. Escola na Idade Média. Fundação das Universidades no período medieval. Instituição escolar na Idade Moderna. Instituição escolar na Idade Contemporânea.

 

HFE0051
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
60h
04T

Relações entre psicologia e educação. Fatores intrapessoais e sócio-ambientais do processo ensino – aprendizagem. Conhecimento psicológico e prática educativa.

 

HFE0054
EDUCAÇÃO E SAÚDE
30h
02T
Conceito de saúde e seus variados aspectos. Saúde individual, saúde coletiva, aspectos envolvidos na ação preventiva de saúde. A saúde como promoção e prevenção.

 

Segundo período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HFE0050
POLÍTICA EDUCACIONAL
60h 04T

Conceitos e significados de política. A relação entre política e poder. As tipologias das formas de poder.  Poder econômico como base da ação política. Desenvolvimento das relações econômicas como determinante do desenvolvimento político e seus reflexos na política educacional. Perspectivas contemporâneas em torno das relações entre Estado, Educação e Sociedade. Políticas educacionais implementadas no Brasil e seus condicionantes políticos, econômicos, sociais e culturais.

 

HFE0053
EDUCAÇÃO  E  FILOSOFIA
60h
04T

Educação e Filosofia. Educação e valores. Educação e Cultura.  Educação e Ideologia. Teorias pedagógicas do período moderno. Teorias da Escola Tradicional do século XIX. Teorias pedagógicas escolanovistas. Teorias educacionais tecnicistas. Teorias educacionais crítico-reprodutivistas.

 

HFE0092
EDUCAÇÃO E  SOCIOLOGIA
60h
04T

A relação entre Educação e Sociologia: a contribuição de Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu e de pensadores brasileiros. Educação, ideologia e poder. Temas contemporâneos: aceleração do tempo, diluição do espaço e seus reflexos no campo educacional. Educação e realidade brasileira. Determinantes sociais da escolarização.

 

HFE0093
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
60h
04T

Pedagogia jesuítica. Reformas pombalinas. Legislação e ensino no Brasil imperial. Legislação e ensino na Primeira República. Reformas educacionais. A educação no período Vargas. Primeira LDBEN – 4.024/61. Educação no período nacional-desenvolvimentista. Movimentos de educação popular. Educação no período da ditadura militar e a pedagogia autoritária. Pedagogia social e crítica. Educação no período da abertura democrática e a construção da Lei  9.394 /96.

 

HFE0094
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA 60h 04T

O nascimento da categoria criança no Ocidente. Construção do sujeito, o infantil e a sexualidade. A inscrição da criança no desejo dos pais. Desenvolvimento e aprendizagem. A escola e a socialização da criança. Problemas psicológicos e somatizações na infância

 

 

Terceiro período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HFE0062
EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA 30h 02T

Discussão dos conceitos básicos da economia política, tais como: mercado, dinheiro, trabalho e capital em suas relações com as práticas sociais escolares, a partir da análise dos principais contextos históricos de industrialização: a acumulação primitiva, a industrialização do século XIX, o capitalismo do século XX e s reestruturação do processo produtivo.

 

HFE0095
PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO 30h 02T

Pensamento educacional brasileiro no final do século XIX. Pensamento educacional brasileiro no período da Primeira República. A influência do pensamento pedagógico da Escola Nova no contexto educacional brasileiro. Pensamento educacional brasileiro no período do Nacional Desenvolvimentismo.

 

HDI0065
DIDÁTICA 60h 04T

A didática enquanto organizadora do trabalho pedagógico. O contexto histórico-crítico, a relação educação-sociedade e suas interfaces com a Didática. A interdisciplinariedade. A didática enquanto disciplina de mediação e emancipação da prática educativa.

 

HFE0045
DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 30h 03 (02T-01P)

Noção de sistema. Estrutura e sistema. Organização da Educação Nacional: do período jesuítico ao contexto atual. Educação na Constituição Federal de 1988. Lei 9394/96. Educação: direitos e deveres; finalidades e objetivos. Responsabilidade dos entes federados para com a Educação. Responsabilidades dos estabelecimentos de ensino, dos docentes e da comunidade para com a Educação. O Plano Nacional da Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

HFE0096
PENSAMENTO E LINGUAGEM 60h 04T

Pensamento e palavra. Discussão da fala egocêntrica em Piaget e em Vygotsky. Hipótese sobre as origens culturais da aquisição do conhecimento humano de Tomasello. Abordagem pragmática de Wittgenstein e os conceitos de jogos de linguagem, forma de vida e contextualismo. Aproximações entre Wittgenstein e Paulo Freire.

 

HDI0124
CURRÍCULO
60h
04T

O currículo escolar. Aspectos fundantes da história do currículo. Diferentes tendências educacionais e as concepções de currículo decorrentes. Teorias tradicional, crítica e pós-crítica em currículo. O currículo como um campo de estudo. Currículo oficial, currículo real e currículo oculto. O papel do professor no debate e construção curricular. As reformas educacionais em currículo. A LDB e as questões curriculares. A prática pedagógica e o currículo.

 

Quarto período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0105
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 60h 04T

Conceito de estatística. Coleta, organização e análise de dados quantitativos e qualitativos. Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas do campo da pesquisa em Educação. Uso e interpretação de medidas de resumo, dispersão e relação.

 

HFC0076
EPISTEMOLOGIA
60h
04T

Conhecimento geral e conhecimento científico. A crise do paradigma newtoniano. Desenvolvimento da epistemologia, Abordagens epistemológicas. Objetividade e subjetividade do conhecimento científico.

 

HDI0125
DIDÁTICA : QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS 30h 02T

Discussões contemporâneas no campo da Didática. Papel social da escola. Papel social do professor. Saber docente. A prática docente. O planejamento. Tempo e espaço escolares. Métodos e técnicas de ensino. Relação professor /aluno. Contrato Didático. Conhecimento científico e conteúdo escolar: a transposição didática.

 

HFE0066
EDUCAÇÃO ESPECIAL 60h 04T

Desvios da “normalidade”. A sociedade e a natureza variável de critérios na definição das diferenças. O portador de necessidades educativas especiais, problemas e desafios na inclusão social-escolar.

 

HDI0070
EDUCAÇÃO INFANTIL 60h 04T

Criança e cultura: concepções de infância e sociedade. História e política da Educação Infantil no Brasil: origem e papel da creche e da pré-escola. Políticas públicas para a infância. Legislação e Educação Infantil. Concepções de Educação Infantil, pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas. Linguagens, alfabetização, leitura e escrita no cotidiano da creche e da pré-escola. Pressupostos, impasses e perspectivas na formação de profissionais da Educação Infantil.

 

HDI0172
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO 75h 03 (01T+02P)

Estágio em escolas públicas nas classes dos cursos de formação de professores-nível médio. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final.

 

Quinto período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0126
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO 60h 04T

A avaliação e o papel social da escola e do professor. Opções teórico-metodológicas e suas relações com avaliação. Discussões contemporâneas sobre avaliação educacional. Avaliação como prática investigativa. Avaliação formativa. Avaliação diagnóstica. Práticas avaliativas. Instrumentos de avaliação. Políticas de avaliação. Avaliação e ética.

 

HFE0097
GESTÃO EDUCACIONAL 60h 04T

Definição. Conceitos e Amplitude. Gestão democrática: Contexto legal; Autonomia; Centralização/Descentralização. Teorias Contemporâneas em Administração. Gestão da Educação formal e não formal. Organização e instituições. Alternativas Organizacionais: o paradigma clássico e o paradigma emergente. O homem e a organização.

 

HDI0127
CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO I 30h 02T

Epistemologia da construção do conhecimento nas Ciências Sociais e Educação infantil. Práticas cotidianas em Ciências Sociais na Educação Infantil. Conhecimento do mundo natural e social. Estruturas espaço-temporais. Referenciais curriculares para a Educação Infantil. Leitura do mundo e a construção da lógica infantil. Geografia e a história na Educação Infantil: família, rua, escola e bairro. O “eu” e o “outro”.

 

HDI0128
ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. 60h 04T

Alfabetização como ato político. Oralidade e escrita: a relação entre saber e poder. Concepções de alfabetização, leitura e escrita: pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas. Alfabetização e Letramento. Alfabetização e avaliação: o erro no processo de construção do conhecimento. Professora alfabetizadora: pesquisadora de seu fazer pedagógico. Alfabetização: processo e responsabilidade coletivos.

 

HFE0098
EDUCAÇÃO E TRABALHO 60h 04T

A educação de pessoas jovens e adultas e o mundo do trabalho. A relação entre educação e trabalho. O trabalho como princípio educativo e produtor de saber. A gestão do trabalho. As novas tecnologias e as mudanças nas relações de trabalho. O papel das instituições escolares/metodologias educacionais no enfrentamento das crises do trabalho.

 

HDI0145
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL 75h 03 (01T+02P)

Estágio em escolas públicas nas classes de Educação Infantil. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final.

 

Sexto período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0129 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 60h 04T

Introdução ao trabalho científico no campo das ciências humanas e sociais. Os paradigmas da investigação em educação. Apresentação dos diferentes tipos de estudos e seus respectivos métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados. Perspectivas de análise de dados. A elaboração de um pré-projeto de pesquisa.

 

HFE0099
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
30h
02T

Definição e tipos de planejamento. A relação  macro e micro política. O diagnóstico como primeiro passo do planejamento. O Plano Nacional de Educação. Os Planos estaduais e municipais de educação. O planejamento participativo. O projeto político pedagógico da escola: missão; finalidade e objetivos.  A gestão e o planejamento educacional: as interfaces. A avaliação institucional da educação básica e do ensino médio.

 

HDI0130
CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO II
90h
05 (04T+01P)

Epistemologia da construção do conhecimento nas Ciências Sociaisde Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a História e a Geografia e os temas transversais: ética e pluralidade cultural. Globalização, cidadania, ética e racismo. Discriminação no livro didático. A lei n° 10.639. Habilidades específicas: métodos e técnicas de ensino das Ciências Sociais. Planejamento do ensino nas Ciências Sociais. Projeto político pedagógico. Avaliação da aprendizagem nas Ciências Sociais.

 

HDI0131
CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO I
30h
02T

Trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil. Concepções de Educação da Infância, Criança e seu desenvolvimento cognitivo , afetivo e cultural para a aprendizagem dos fenômenos da Natureza. Educação diferenciada e outras formas de aprender Ciências Naturais na infância. A creche, a pré-escola e os materiais e metodologias – o cuidar e o educar. Etnometodologia, metodologia participativa e educação pelos pares. A natureza e a importância da aprendizagem holística e integrada. Construção de materiais didáticos inovadores e compreensão dos conteúdos básicos das Ciências Naturais para a qualidade da aprendizagem.

 

HFE0075
EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
60h
04T

Concepções de alfabetização/Letramento. Pressupostos teórico-metodológicos e as metodologias. Alfabetização/Letramento. Contribuições das pesquisas em EJA  para o  fazer pedagógico. Pedagogia da leitura, a pedagogia da escrita. Abordagens intradisciplinar, interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar.

 

HDI0132
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO I 30h 02T

Tendências atuais da pesquisa em Educação Matemática. Análise dos mitos, das metodologias, dos enfoques e dicotomias do ensino da matemática. Saberes e práticas docentes. Estruturas conceituais, história e a epistemologia da Matemática. Atividades de construção de conceitos associadas a: diferentes contextos, ludicidade e resolução de problemas.

 

HFE0103 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS 75h 03 (01T+02P)

Estágio em escolas públicas e em espaços educativos conveniados com o Ministério da Educação, nas classes dos cursos de formação de educação de pessoas jovens e adultas. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório.

 

 

Sétimo período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0133 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h 02T

Histórico da Educação a Distância (EAD). Aspectos metodológicos da EAD. Projeto Político Pedagógico nessa modalidade.

 

HDI0134 FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO 30h 02T

O financiamento da educação básica pública no Brasil: do contexto histórico ao atual. O orçamento público e fontes de recursos para a educação. Mecanismos de distribuição e controle dos recursos públicos destinados à educação.

 

HDI0135 LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO 90h 05 (04T+01P)

Ciências da linguagem e tendências no ensino de língua materna: filológica, gramatical e lingüística. Metodologia crítica e ensino de língua: categorias básicas de análise – poder, ideologia, cidadania, identidade/diversidade. Parâmetros curriculares nacionais e o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. Leitura e escrita. Princípios político-filosóficos e aspectos teórico-metodológicos no trabalho com a língua materna. Noções de erro, desvio agramaticalidade.Em direção a uma educação lingüística


HDI0136 CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO II 90h 05 (04T+01P)

O contexto sócio-econômico-cultural contemporâneo e a aprendizagem em Ciências Naturais. Breve histórico do ensino das Ciências Naturais no Brasil. As Ciências de Laboratório e os Saberes Populares sobre a Natureza. Etnociência e os avanços das Ciências de Laboratório. Tendências Metodológicas para a aprendizagem dos fenômenos da Natureza – etnometodologia, trabalho de campo e educação pelos pares. Conteúdos atualizados e conhecimentos de fronteira das Ciências, suas aplicações e críticas. Temas transversais: Sexualidade, Promoção à Saúde, Performances do Corpo, Conhecimentos étnicos, culturais. Análise das políticas públicas educacionais – PCNs e outras. Construção de material didático.

 

HDI0137
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO II 90h 05 (04T+01P)

Conceitos básicos dos campos de Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma. Tratamento intra, inter e multidisciplinar da matemática escolar. Avaliação e papel do erro nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Análise e avaliação de parâmetros, currículos e programas, materiais didáticos, livros didáticos e paradidáticos em Matemática. Observação e análise de aulas. Produção de atividades e materiais didáticos.

 

HFE0104 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL 75h 03 (01T+02P)

Estágio em instituições públicas nas áreas de gestão escolar e/ou não-escolar. Investigação e análise sistemática do cotidiano da gestão escolar e não-escolar, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de Pedagogia. O exercício das atividades de gestão, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de gestão e relatório escrito final.

 

 

Oitavo período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HFE0100 EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS 60h 04T

As teorias presentes na cultura/educação popular e vinculações com o saber científico. Os conceitos de cultura/educação popular. A cultura do povo e a cultura popular. A cultura como ordem simbólica. As representações da cultura enquanto categorias construtoras de identidades. Os movimentos sociais e as modalidades de ação educativa, formas de intervenção comunitária e suas contribuições para os projetos pedagógicos do século XXI.

 

HDI0138 ARTE E EDUCAÇÃO 60h 04T

Aspectos psico-sociológicos da música. A dimensão cultural dos produtos sociais considerados musicais. A retoricidade do discurso musical. Funções da música na sociedade e na escola. A construção de discursos musicais na educação básica. Estratégias de avaliação do trabalho musical. Conhecimentos teóricos e práticos sobre a linguagem teatral e sua inserção no processo educativo. As metodologias do ensino do teatro e a escola. O papel do jogo dramático no desenvolvimento infantil. A função social do teatro.

 

HDI0139 IMAGEM E EDUCAÇÃO 60h 04T

Questões da Semiótica; Imagens fixas e em movimento – história das tecnologias de produção, transmissão, gravação e recepção das imagens. Análise crítica de produtos culturais imagéticos - mídias. Ética nas Imagens. Reflexões sobre imagem e educação: papel da imagem no processo ensino-aprendizagem; produção e análise de materiais educativos e uso didático das mídias.

 

HDI0140 LITERATURA NA ESCOLA 30h 02T

Natureza e especificidade do texto literário: a questão da literatura infantil. Livros e literatura: ilustração e imagem. Estratégias da narrativa fantástica e maravilhosa: o conto de fadas. Brincando com as palavras: a hora e a vez da poesia. Literatura e cultura: histórias da mitologia afro-brasileira, mitos indígenas e cultura popular. Escolarização do texto literário em questão.

 

HDI0071 CORPO E MOVIMENTO 60h 04T

Aspectos históricos, antropológicos e culturais. Corpo, disciplina, gênero e sexualidade.  Corpo e a relação com o outro, consciência corporal e a identidade.  O direito de movimentar-se.  O movimento como recurso de prazer, educação e saúde.

 

HDI0141 MONOGRAFIA I 60h 03 (21T+01P)

Metodologia da pesquisa e o trabalho monográfico de final de curso de graduação. Projeto e relatório de pesquisa. Elaboração do projeto de monografia.

 

HDI0146 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 75h 03 (01T+02P)

Estágio em escolas públicas nas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de Pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final.

 

 

Nono período

CódigoDisciplinaCarga HoráriaNº de Créditos
HDI0142 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 60h 04T

Língua Brasileira de Sinais e suas singularidades lingüísticas. Vivência da LIBRAS a partir do contato direto com um(a) professor(a) surdo(a). Implicações do Decreto n° 5.526 para a prática escolar e formação do(a) professor(a)

 

HFE0101 PSICOLOGIA INSTITUCIONAL 30h 02T

Campo e atuação da Psicologia Social. Dinâmica grupal. Psicologia das instituições. Problemas do sujeito e da coletividade na instituição. Burocracia; problemas psicológicos no trabalho; gangs.

 

HDI0143 INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO 60h 04T

Políticas nacionais de implantação de informática educativa. Diferentes sites, softwares educativos e aplicativos, suas possíveis aplicações didáticas e critérios de escolha. Formas de comunicação via rede e possibilidades de pesquisas pela internet com os respectivos usos em sala de aula. Plataformas para educação a distância.

 

HDI0144 MONOGRAFIA II 90h 3P

Elaboração e apresentação da monografia de final de curso.

« Abril 2025 »
month-4
Se Te Qu Qu Se Sa Do
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4