Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / 6º Congresso Nacional do Samba

6º Congresso Nacional do Samba

por Cultura Unirio publicado 30/11/2023 18h15, última modificação 30/11/2023 10h10
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2023

O Congresso Nacional do Samba promove sua sexta edição nos próximos dias 1 (sexta) e 2 (sábado). Com o tema Genealogia do Samba, o Congresso tem o objetivo de refletir sobre a cartografia e a cronologia dessa complexa e diversificada manifestação cultural brasileira, presente em muitos ritmos, vertentes e gêneros da diáspora musical africana no país. O evento será em formato híbrido (presencial e remoto) e alunos de graduação da UNIRIO podem fazer inscrições gratuitamente.

A inciativa é do programa de extensão “Memorável Samba”, vinculado ao Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UNIRIO, da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet), do Museu do Samba, da Rede Afro de Empreendedores (Reafro), do Centro de Referência e Informação em Artes e Cultura Brasileira (Criar) e do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA).

Congresso Nacional do Samba

Fundamentado no conceito de samba do pesquisador e folclorista Edison Carneiro em seu livro “Samba de Umbigada”, o Congresso é também uma proposta de continuidade do 1º Congresso Nacional do Samba, organizado por ele em dezembro de 1962. Na oportunidade, foi lançada a histórica “Carta do Samba” e o dia 2 de dezembro (último dia daquele congresso) foi proposto como o Dia Nacional do Samba. 50 anos depois, em 2012, o Projeto Portal do Carnaval (integrante do Programa Memorável Samba), deu continuidade à ideia, com a realização do 2º Congresso Nacional do Samba.

Veja a programação completa do evento: @congressonacionaldosamba

#unirio #cultura #culturaunirio #claunirio #culturabrasileira #culturapopular #universidade