Dissertações defendidas em 2024
Discente: Andreza Bittencourt Cavalcanti
O objetivo central desta pesquisa foi investigar em que medida as aulas de Artes Cênicas, utilizando a literatura negra, podem contribuir para a desconstrução desse modelo eurocêntrico de poder e, consequentemente, com a luta antirracista. Defendo a relevância desta investigação diante da urgência em ações que desestruturem o racismo fundamentado em nossa sociedade e reproduzido no espaço escolar. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido em uma escola pública municipal da periferia do Rio de Janeiro com uma turma de 5o ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação (MIRANDA, 2019), considerada ideal quando se almeja propor mudança social. Utilizo como referência a fundamental história do Teatro Experimental do Negro refletindo sobre a força do teatro dentro deste movimento e sua ação transgressora no envolvimento com a luta antirracista. Apresento a trajetória da disciplina de Artes e as Leis que envolvem esta disciplina e a educação de uma forma geral. O livro Alafiá,
a princesa guerreira, de Sinara Rúbia (2019), foi o condutor do processo. Assim, foram discutidos com os discentes conceitos de raça e racismo que estruturam nosso país. Aliado ao texto está o processo de resgate da memória familiar de cada criança: quem são suas princesas guerreiras? Durante a criação do espetáculo, que é a contação da história de Alafiá, reservamos um momento para homenagear essas guerreiras que fazem parte cotidianamente da vida das crianças, afirmando e valorizando suas histórias. Criamos, então, coletivamente, o espetáculo Quantas Alafiás passaram por aqui... Paralelamente a criação do espetáculo outras açõesfizeram parte do estudo ampliando e diversificando a representatividade negra dentro do espaço escolar.
Palavras-chave: educação antirracista; literatura negra; racismo; Teatro; pesquisa-ação.
RELICÁRIO DE EMOÇÕES Caminhos da pedagogia do teatro na ONG Solar Meninos de Luz
Discente: Cheila Oliveira Carreiro
A presente pesquisa foi realizada com estudantes da educação infantil ao ensino médio, alunos e alunas da ONG Solar Meninos de Luz, situada nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo no Rio de Janeiro, no ano de 2019. O estudo, apoiado na prática de ensino da autora, professora na instituição, investiga a relação entre a Pedagogia do Teatro e as metodologias MUSA (Sistema Musical de Atuação) e Rasaboxes, ambas focadas no trabalho com as emoções, refletindo sobre suas contribuições para o desenvolvimento artístico, cognitivo, emocional e social dos estudantes.
Palavras-chaves: Pedagogia do Teatro; Método MUSA; Rasaboxes; Educação Emocional; Comunidade.
O POVO DE PARIS: MELODRAMA – CONVENÇÃO E JOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Discente: Fabiane Cristina de Oliveira Cota (Cris Cota)
O presente trabalho tem como objetivo explorar o Melodrama como ferramenta de convenção e Jogo na Educação de Jovens e Adultos. A experiência da prática artística que se reverbera na pratica docente. Através de um memorial, analisamos o processo que sai do palco para sala de aula. Apresentando um laboratório de criação em Melodrama que passa pelo jogo do ator e do dramaturgo, a possibilidade da criação de jogos de tabuleiro, como ferramenta para o ensino do gênero, e os desdobramentos que causaram noss estudantes da VIII etapa da educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor Leopoldo Machado.
Palavras-chave: Melodrama; Educaçao de Jovens e Adultos; Processos Criativos; Teatro-Escola; Baixada Fluminense.
Discente: Fabianna de Mello e Souza
Este estudo tem como objetivo empreender uma análise sobre a exploração das máscaras por meio de oficinas de teatro on-line. Averigua os procedimentos explorados no Ateliê de Pesquisa do Ator do Polo Cultural SESC Paraty, coordenados por mim e pela pesquisadora Daniela Carmona, durante o contexto da pandemia de COVID-19. Neste processo de adaptação aos encontros remotos, foram exploradas as máscaras neutras, larvárias e balinesas como dispositivos para o treinamento de atores, expandindo o conceito de mascaramento para o corpo e espaço, ressignificados em ambientes de ensino on-line. Os encontros resultaram em experimentos dramatúrgicos inspirados nas improvisações com as máscaras e em histórias do contexto dos discentes. São foco da análise as experiências remotas nos anos 2020 e 2021, bem como, aspectos desta experiência que, em 2022, trouxeram novos olhares para os reencontros presenciais.
Palavras chaves: pedagogia do teatro; máscaras; oficinas remotas; improvisação; dramaturgia.
Discente: Beatriz Cristina de Freitas Barbosa
A experiência enquanto docente da disciplina de teatro na escola Ampla, localizada na zona norte do Rio de Janeiro durante o período pandêmico (2020), me levou a questionar o tensionamento dialógico entre os campos da tecnologia, da educação e do ensino do teatro, o que culminou no objeto dessa pesquisa: analisar de que maneira a tecnologia pode contribuir para o ensino do teatro no âmbito do ensino básico pós-pandemia. A presente pesquisa propõe uma investigação acerca dos seguintes dispositivos eletrônicos: projetor, refletor, caixa de som e smartphones, utilizando-os como estímulo propulsor para a adaptação e criação de vinte jogos teatrais inéditos. Em paralelo, tece-se um diálogo com o conceito de Indutores de Jogo, cunhado pelo teórico teatral Jean Pierre Ryngaert. Dessa maneira, cabe ressaltar como os jogos teatrais são de suma importância no ambiente escolar para estimular a capacidade criativa, crítica, estética na construção identitária dos educandos. Por último, reflete-se sobre o papel do teatro na educação e o uso dos equipamentos eletrônicos nas aulas como importantes aliados para a prática pedagógica, promovendo, assim, novas concepções de metodologias teatrais contemporâneas.
Palavras-chave: jogos teatrais; tecnologia; pedagogia teatral; educação; ensino básico.
Discente: Patrícia Pinho Salgueiro
O objeto deste estudo é a peça Ricardo III de William Shakespeare, a partir do qual busco criar uma ponte entre os conteúdos propostos pelo bardo e um possível diálogo com a realidade brasileira. Tendo como base a experiencia de estudo com o Studio A, de Amir Haddad, o primeiro passo da pesquisa foi criar uma adaptação para facilitar a compreensão do texto, seguido de uma sinopse comentada de toda a peça, caminho que teve como resultado uma aula espetáculo intitulada “As Rainhas Depostas”. Esta narra a história do ponto de vista das personagens femininas (quatro rainhas) e personagens secundarias, consideradas a voz da classe trabalhadora.
Palavras-chave: ensino do teatro; Shakespeare; Ricardo III; Amir Haddad; democratização da cultura.
Discente: Camila Costa de Oliveira
O trabalho tem como objetivos centrais investigar a pedagogia dos contos de tradição oral no contexto do ensino do teatro e experimentar a arte de contar histórias em sala de aula como prática pedagógica em minha atuação como professora-narradora. A pesquisa busca, também, analisar a relação entre o fogo e a natureza narrativa do ser humano, bem como o espaço destinado à narração na contemporaneidade. As experiências de sala de aula relatadas foram realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental II, durante o ano letivo de 2022. Nesta dissertação, tais práticas pedagógicas são analisadas criticamente e dialogam com um arcabouço teórico constituído essencialmente por conceitos, pensamentos e ideias elaboradas por autoras e autores afro-brasileiras(os) e indígenas, entre outros. A pesquisa aponta que a pedagogia dos contos de tradição oral e a arte de contar histórias em sala de aula promovem a escuta, o debate, a alteridade e empatia, expandem repertórios estéticos e o imaginário dos estudantes e abraçam a diversidade nos processos de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: contos de tradição oral; arte de contar histórias; ensino do teatro; professora-narradora; fogo.
ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA: A ESTÉTICA DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Discente: Luana Pereira Leite Csermak
Este trabalho busca apresentar as considerações que levaram a realizar a experiência da aplicação da técnica, A Estética do Oprimido (AEO), de Augusto Boal, nas práticas de Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Anita Catarina Malfatti, do Município de Diadema –SP. Este experimento ocorreu tanto em modo virtual (durante a pandemia), quanto no presencial (após a pandemia) e teve como objetivo buscar práticas político - pedagógicas para o Ensino de Arte, que utilizassem a experiência de vida das (os) estudantes no seu contexto sociocultural. As teorias utilizadas além das de Augusto Boal foram, Paulo Freire e Flávio Desgranges. A metodologia utilizada foi a de Relato de Experiências, que teve como apoio o Curso de especialização Estudos em Teatro do Oprimido: Práticas Político - Pedagógicas, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde os facilitadores foram formados por Boal, no Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro- CTO – Rio.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Arte. Estética do Oprimido; Práticas Político-Pedagógicas; Teatro do Oprimido.