Nota de repúdio - Golpe
NOTA DE DEFESA À DEMOCRACIA E EM REPÚDIO AO TERRORISMO PRATICADO CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
O Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – CCJP, por seus professoras e professores, representação estudantil, técnicos e técnicas, vem a público manifestar seu mais profundo e veemente repúdio em relação aos crimes contra o patrimônio e atos de terrorismo praticados no dia 08 de janeiro de 2023 contra a Democracia Brasileira, que colocam nosso país, desafortunadamente, no triste rol de exemplos de barbárie humana.
Nossa comunidade acadêmica jamais poderia se furtar em demonstrar sua indignação diante de tal demonstração de ignomínia e banditismo pelos atos de vandalismo perpetrados contra o patrimônio público dos Três Poderes da Nação que tisnaram de vergonha e horror a alma do povo brasileiro que preza pela cultura, os bons costumes e a cidadania, cujo signo maior é a liberdade com responsabilidade.
Esse ataque irracional e criminoso aos símbolos maiores de nossa democracia duramente conquistada, após uma ditadura militar, não pode restar impune.
Clamamos por uma apuração imediata e rigorosa que aponte todos os envolvidos, tanto direta quanto indiretamente, para que sejam devidamente punidos sob os rigores da Lei.
Em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, hoje e sempre!