Formulários
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                        Pedido de Inclusão e Exclusão de disciplina
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - A inclusão e exclusão de disciplinas deve ser feita no Portal do Aluno, de acordo com o Calendário Acadêmico. O formulário é utilizado em situações excepcionais, como a inclusão de disciplinas que não fazem parte do currículo do curso do discente. Esse pedido deve ser feito à Secretaria da Escola.
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                        Pedido de Equivalência de disciplina
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - O discente que pretende aproveitar disciplinas equivalentes cursadas em outras graduações deve anexar ao pedido o Histórico Escolar do curso de origem e as ementas das disciplinas a serem aproveitadas. Essa solicitação deve ser feita à coordenação do curso.
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                        Atividades Complementares - Regulamento
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - O formulário de certificação deve ser entregue à Secretaria devidamente assinado pelo(a) docente responsável pela atividade ou pela coordenação do seu curso.
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                        Pedido de validação de Horas Complementares
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - Documento editável para solicitação de validação de atividades complementares.
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                        Pedido à Comissão de Matrícula
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - Os pedidos feitos à Comissão de Matrícula devem ser entregues às coordenações de curso (que presidem o órgão). Há outros regulamentos específicos que podem ser encontrados nessa seção do site, porém há situações excepcionais para as quais este formulário deve ser utilizado.
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                        Requerimentos diversos: trancamento, declarações, reabertura de matrícula etc.
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - Solicitações diversas a serem encaminhadas à secretaria, como pedido de trancamento do semestre ou solicitação de declarações.
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                        Solicitação de Exame de suficiência
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - O exame de suficiência é realizado para atestar os conhecimentos do(a) discente em relação a determinado componente curricular. No âmbito da Escola de Letras é aplicado principalmente em 2 situações: pedidos de abreviação de curso de graduação e aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso há mais de 4 anos.
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                        Solicitação de Regime Excepcional de Aprendizagem
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - O regime excepcional de aprendizagem é garantido a estudantes que possuam determinadas condições de saúde graves ou gestantes, permitindo que mantenham seus estudos de forma domiciliar. A esse pedido deve ser anexado documento comprobatório. Essa solicitação deve ser feita à coordenação de curso.
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                        Solicitação de Cancelamento de Matrícula
                    
                    
                        
                        
                        
                         
                        
                    
                 - O Cancelamento de Matrícula implica na solicitação realizada pelo discente para encerrar o vínculo estudantil com a UNIRIO. Esse pedido deve ser feito à Secretaria Escola de Letras.
 
