Comissão de Matrícula
A Comissão de Matrícula é uma instância dos cursos de graduação da UNIRIO constituída por pelo menos 3 docentes, sendo presidida pelos(as) coordenadores(as) de curso. Nos cursos da Escola de Letras, a Comissão de Matrícula é composta pelas docentes:
- Giselle Maria Sarti Leal (Licenciatura - Presidenta)
- Kelvin dos Santos Falcão Klein (Bacharelado - Presidente)
- Luciana Paiva de Vilhena Leite
- Maria José Cardoso Lemos
Entre as principais atribuições da Comissão de Matrícula estão:
- Avaliação dos pedidos de aproveitamento de estudos / isenção de disciplinas
- Análise das solicitações de prorrogação de prazo para concluir o curso (integralização curricular)
- Análise dos casos de jubilamento
- Avaliação dos pedidos de Exame de Suficiência para Abreviação de Curso
Além de outras questões relativas à vida acadêmica discente (Ordem de Serviço PROGRAD nº 001, de 07 de junho de 2019)
Os pedidos devem ser feitos através de solicitação para a sua respectiva coordenação - Licenciatura (coordenacao.letraslic@unirio.br) ou Bacharelado (coordenacao.letrasbach@unirio.br). Os formulários de solicitação encontram-se nos links abaixo:
- Pedido à Comissão de Matrícula: Os pedidos feitos à Comissão de Matrícula devem ser entregues às coordenações de curso (que presidem o órgão). Há outros regulamentos específicos que podem ser encontrados nessa seção do site, porém há situações excepcionais para as quais este formulário deve ser utilizado.
- Pedido de Equivalência de disciplina (anexar ementas das disciplinas e Histórico Escolar do curso de origem): O(A) discente que pretende aproveitar disciplinas equivalentes cursadas em outras graduações deve anexar ao pedido o Histórico Escolar do curso de origem e as ementas das disciplinas a serem aproveitadas. Essa solicitação deve ser feita à coordenação do curso.
- Solicitação de Exame de suficiência (anexar Histórico Escolar): O exame de suficiência é realizado para atestar os conhecimentos do(a) discente em relação a determinado componente curricular. No âmbito da Escola de Letras é aplicado principalmente em 2 situações: pedidos de abreviação de curso de graduação e aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso há mais de 4 anos. Essa solicitação deve ser feita à coordenação de curso.
- Solicitação de Regime Excepcional de Aprendizagem (anexar documentação comprobatória): O regime excepcional de aprendizagem é garantido a estudantes que possuam determinadas condições de saúde graves ou gestantes, permitindo que mantenham seus estudos de forma domiciliar. A esse pedido deve ser anexado documento comprobatório. Essa solicitação deve ser feita à coordenação de curso.