Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / English / News

News

Programa UNIGOU Remote Academic Internship - Janeiro 2026

 

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.

O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio da Embaixada da República Tcheca em Brasília e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.

O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2026).

Período: Janeiro a Março de 2026
Período de Inscrição: até 10 de Outubro de 2025
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org

 

EducationUSA Promove Feira de Mestrados em Direito (LL.M.) no Rio de Janeiro

 

O EducationUSA, fonte oficial do governo americano sobre estudos nos Estados Unidos, realizará a Feira de LL.M., um evento imperdível para estudantes e profissionais do Direito que buscam uma formação jurídica internacional de excelência.

A feira é uma oportunidade única para os interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades no campo jurídico, sendo o ponto de partida ideal para quem sonha em cursar um Mestrado em Direito (LL.M.) nos EUA. Durante o evento, os participantes poderão obter informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre as oportunidades de estudo no ensino superior americano.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, com mais de 40 escritórios no Brasil, dedicada a facilitar o acesso a informações sobre estudos nos EUA.

O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente.

Serviço:

  • O quê: Feira de LL.M. do EducationUSA

  • Quando: 11 de outubro (Sábado), das 11h às 14h.

  • Onde: JW Marriott Hotel - Av. Atlântica, 2.600 - Copacabana, Rio de Janeiro.

  • Inscrições: tinyurl.com/EDUSALLMRJ25

 

Workshop New Approaches to the History to the Middle East in Germany and Brazil

 

O workshop “New Approaches to the History to the Middle East in Germany and Brazil” será realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).

Organizado pelo DWIH São Paulo, Universidade de Münster e UFF, o evento reunirá especialistas do Brasil e da Alemanha para apresentar e discutir novas pesquisas e perspectivas sobre a história do Oriente Médio, em temas como:

  • nacionalismo, religião e diáspora no Oriente Médio;
  • mídia, narrativas e políticas;
  • representações e ativismos na Palestina.

 

O encontro será realizado das 10h às 18h30, na sala 510, Bloco O, Campus Gragoatá da UFF, é gratuito e não exige inscrição prévia.

Além das palestras e debates, o público terá acesso a informações sobre possibilidades de pesquisa e fomento na Alemanha, com representantes da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

 

📍 Informações práticas

Data: 23 e 24 de setembro de 2025, das 10h às 18h30

Local: Sala 510, Bloco O, Campus Gragoatá, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ)

Organização: Universidade de Münster | DWIH São Paulo | UFF

Mais informações e o caderno de resumos do evento estão disponíveis aqui: https://www.dwih-saopaulo.org/pt/event/new-approaches-to-the-history-of-the-middle-east-in-germany-and-brazil-niteroi/

 

Live Chevening 23.09.25

 

A última live no YouTube para aprofundar detalhes e tirar dúvidas sobre o Programa Chevening, iniciativa do governo britânico que oferece bolsas de mestrado para lideranças brasileiras será realizada na próxima terça-feira, 23 de setembro, às 19h (horário de Brasília), no canal UK in Brazil.

A live será conduzida pela Chevening Officer Lara Papesso, junto aos ex-bolsistas Rafaela Viana e Rodrigo Chiaradia:

  • Rafaela atualmente apoia a Presidência da COP30 como Ponto Focal de Desenvolvimento Humano e Social da Agenda de Ação. É mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e possui trajetória profissional, acadêmica e comunitária nas áreas de desenvolvimento socioeconômico e territorial, localização de políticas, cooperação internacional e governos.
  • Rodrigo é especializado em TI para a indústria de óleo e gás pelo mestrado na Robert Gordon University. Atua profissionalmente há 3 anos no escritório dos grandes projetos de capital da Petrobras como Product Owner e analista de dados e de soluções digitais e analíticas para suporte ao Gerenciamento de Projetos.

 

Feira Presencial de LL.M. do EducationUSA

 

O EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre os estudos nos Estados Unidos. É uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.

Temos o prazer de convidá-los para a Feira Presencial de LL.M. do EducationUSA. Esse evento é uma ótima oportunidade para advogados, estudantes de Direito, e profissionais de áreas afins de se conectarem com os diretores de admissão de diversas universidades de Direito dos Estados Unidos.

A Feira de LL.M. trará informações valiosas sobre o processo de candidatura para interessados em Programas de Mestrado em Direito em universidades norte-americanas e oportunidades de estudo para alunos brasileiros.

No Rio de Janeiro, a Feira será no dia 11 de outubro (Sábado) no JW Marriott Hotel - Copacabana, das 11  às 14 horas.

Para se inscrever-se basta acessar: tinyurl.com/EDUSALLMRJ25

 

Programa gratuito e on-line, criado por Harvard e em parceria com o Insper, abre inscrições para a formação de jovens líderes globais

 

O Aspire Leaders Program tem como missão capacitar universitários ao redor do mundo para que se tornem líderes capazes de gerar impacto social em suas comunidades. Totalmente gratuito e on-line, o programa é voltado para jovens que são a primeira geração em suas famílias a cursar o ensino superior, oferecendo também apoio financeiro para projetos e desenvolvimento profissional dos participantes.

 

O programa

Criado por professores da Harvard Business School e mantido pelo Aspire Institute, organização sem fins lucrativos fundada em Harvard, o Aspire Leaders Program proporciona o desenvolvimento tanto de habilidades socioemocionais quanto técnicas, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos participantes por meio de uma metodologia voltada para o ganho de capacidades como: autoconhecimento, autoconfiança, pensamento crítico, solução de problemas reais, habilidades de comunicação e liderança, competências de empreendedorismo e até como utilizar a tecnologia (inteligência artificial, big data etc) na elaboração de estratégias e tomada de decisão. 

O Aspire Leaders Program é composto por dois módulos. Ao fim de cada ciclo, os alunos recebem um selo e, ao concluírem o programa, ganham um certificado. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona, com diversas opções de temas, dias e horários para os participantes escolherem o melhor período para realizar o programa.

Como é um programa global, os alunos interagem, participam de atividades e realizam projetos com jovens do mundo todo, além de ter aulas com professores de Harvard e outros docentes de classe mundial, conferindo-lhes uma rica experiência de networking com pessoas de mais de 195 países. 

Ao longo de sua jornada, os participantes contam com a metodologia de Harvard e um material bastante completo, composto de artigos acadêmicos, estudos de casos, materiais multimídia e masterclasses com profissionais renomados em seus campos de estudo e atuação em todo o mundo. Os alunos também podem acessar a plataforma Harvard edX e se desenvolver com cursos de diversas áreas, como inovação, marketing, estratégia, empreendedorismo, finanças, arte, ciência etc.

 

Quem pode participar

O programa é destinado a jovens que:

- Tenham entre 18 e 29 anos;

- Estejam na graduação ou sejam recém-formados (até 3 anos e sem pós-graduação);

- Tenham histórico de vulnerabilidade socioeconômica OU os pais não tenham concluído a faculdade;

- Tenham conhecimento básico em inglês (o programa oferece suporte no idioma).

 

Financiamento para desenvolvimento profissional e de projetos

Além do acesso gratuito ao programa, os participantes também podem receber financiamento de até 10 mil dólares para a implantação de projetos de impacto social em suas comunidades, bem como prêmios em dinheiro para investir em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Só entre 2021 e 2024 a instituição destinou mais de 200 mil dólares a projetos comunitários criados pelos alunos, impactando mais de 215 mil vidas desde o início do Aspire Leaders Program.

 

Comunidade e programa estendido para ex-alunos (alumni)

Após completarem os dois módulos, os participantes passam a integrar a comunidade global de ex-alunos e o programa de liderança estendido para alumni. Os estudantes também contam com mentorias de líderes e profissionais influentes, workshops, acesso a oportunidades de estágio, emprego e bolsas de estudos, além do networking com a rede global de alunos.


Parceria com o Insper

No Brasil, o programa acontece por meio da parceria entre Insper e Aspire Institute. Tal parceria reflete a forte conexão do Insper com a missão de contribuir para o desenvolvimento de lideranças e reforça o seu compromisso com a educação e a inclusão, capacitando pessoas e ampliando oportunidades para jovens que desejam se tornar agentes da transformação social. 

“Ao terem acesso ao Aspire, jovens de diferentes backgrounds desenvolvem habilidades de liderança que os permitem chegar mais preparados no mercado de trabalho e conseguir melhores oportunidades profissionais. É um programa transformador, que reforça a missão do Insper e do Aspire Institute em democratizar a educação de qualidade e seu comprometimento com a diversidade e a inclusão”, diz Aline Lilian dos Santos, Diretora do Aspire Institute no Brasil.

Confira um vídeo exclusivo sobre o programa com a CEO do Aspire Institute, Meena Sonea: https://www.youtube.com/watch?v=-vVGymbSuzU 

As inscrições para a turma 5 do Aspire Leaders Program 2025 estão abertas! Para aplicar, clique no link: https://bit.ly/ALP25Application ou acesse o site www.aspireleaders.org e vá em “Apply”.

 

Sobre o Aspire Institute

Fundado por Tarun Khanna e Karim Lakhani, professores da Harvard Business School, o programa nasceu no Lakshmi Mittal and Family South Asia Institute com o nome de Crossroads Emergin Leading Program. Em 2021, devido ao seu crescimento, tornou-se uma instituição sem fins lucrativos independente. Desde então, o Aspire Institute expandiu seus escritórios pelo mundo e, no Brasil, atua por meio de uma parceria com o Insper, em São Paulo. 

Para saber mais, acesse: www.aspireleaders.org.

 

Contato para mais informações

brazilprograms@aspireleaders.org

Instagram: @aspireleadersbrasil

LinkedIn: Aspire Leaders Program Brasil

 

 

Lançamento do Curso de Língua Chinesa – Níveis 1 e 2 - 2.2025

 

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Curso de Língua Chinesa - 2025.
 
O Curso é fruto da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB e a Universidade Normal de Hebei, na China. Será ministrado na modalidade online e em português, contando com três turmas de Nível 1 e três turmas de Nível 2, e terá início no dia 15 de setembro de 2025.

Informações sobre o Curso:

       Objetivo: Capacitar o aluno a falar o idioma chinês nos níveis elementar e básico, bem como reconhecer ideogramas de uso cotidiano, possibilitando a compreensão da língua e cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia.
 

  • Ministrantes: Professora Tian Jinmin, Professora Wang Yan, Professora Yin Xienlu, Professor Shuai Zhang
  • Carga-horária total: 44 horas.
  • Modalidade: Virtual.
  • Plataforma: VooV Meeting
  • Periodicidade: Duas aulas semanais com duas horas de duração cada (Turmas 1A, 2A, 1B, 2B), ou uma aula semanal com quatro horas de duração (Turmas 1C e 2C).
  • Número de turmas: Seis (duas turmas noturnas e uma turma diurna em cada nível).
  • Número máximo de participantes: 35 por turma.
  • Público-alvo: estudantes de Graduação e de Pós-Graduação; estudantes egressos com até 1 ano de formadosprofessores; e corpo Técnico-Administrativo das instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.
  • Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
  • Todos os inscritos nas turmas de Nível 2 serão orientados a participar no Hanyu Shuiping Kaoshi - HSK2 (exame de proficiência em língua chinesa para falantes não nativos) para certificado de proficiência, que acontecerá no dia 23 de novembro de 2025, também na modalidade virtual.
  • Taxa única do curso*: 
             R$ 400,00 (para pagamento até o dia 05/09/2025)
             R$ 440,00 (após o dia 05/09, até 12/09/2025)
    *Atenção: Não haverá reembolso em caso de desistência.
     
        Critérios de matrícula:
     
  • Ordem de chegada: a seleção dos participantes será realizada com base na ordem de inscrição recebida pelo sistema. Dessa forma, aqueles que se inscreverem primeiro terão maior prioridade na seleção.
  • É imprescindível ser parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB: a participação no curso será restrita apenas a estudantesprofessorestécnicos pesquisadores vinculados a essas instituições, além de egressos com até 1 ano de formados.
  • Para matricularem-se nas turmas de Nível 2, é necessário que os estudantes tenham concluído Chinês 1 ou demonstrem conhecimento equivalente (nível HSK 1).

 
Data limite para inscrição: 12 de setembro de 2025, até às 17:00 (BRT).
 
    Turmas:
 

NÍVEL 1

  • Turma 1A - Noturno Segundas e Quartas, 19h às 21h (horário de Brasília) 
    15/09/2025 a 26/11/2025
  • Turma 1B - Noturno Terças e Quintas, 18h30 às 20h30 (horário de Brasília) 
    16/09/2025 a 02/12/2025*
    *Se estende até esta data, pois não haverá a aula do dia 20/11, em observação ao feriado nacional.
  • Turma 1C - Diurno Sábados, 8h às 12h (horário de Brasília)
    20/09/2025 a 29/11/2025


NÍVEL 2

  • Turma 2A - Noturno Segundas e Quartas, 19h às 21h (horário de Brasília) 
    15/09/2025 a 26/11/2025
  • Turma 2B - Noturno Terças e Quintas, 19h às 21h (horário de Brasília) 
    16/09/2025 a 02/12/2025*
    *Se estende até esta data, pois não haverá a aula do dia 20/11, em observação ao feriado nacional.
  • Turma 2C - Diurno Sábados, 8h às 12h (horário de Brasília)
    20/09/2025 a 29/11/2025

      Os formulários para inscrição e informações adicionais estão disponíveis no link a seguir: LINK

 

CONFAP lança chamada 2025 em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa para apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores doutores

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou, na segunda-feira (25/08), a chamada CONFAP – ERC IA 2025, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

A chamada é realizada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP em outubro de 2016, no contexto do programa Horizon 2020, e atualmente vigente no programa Horizon Europe (2021–2027). O objetivo é apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil para integrarem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo ERC. O prazo final para envio das propostas vai até 03 de novembro de 2025.

Saiba mais: https://news.confap.org.br/confap-lanca-chamada-2025-em-parceria-com-o-conselho-europeu-de-pesquisa-para-apoiar-a-mobilidade-internacional-de-pesquisadores-doutores/

 

Inscrições Prorrogadas para o 18º Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia

 

As inscrições para o 18º Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia - Edição 2025 foram prorrogadas. Pesquisadores e estudantes agora têm até o dia 15 de setembro de 2025, às 18h (horário de Brasília), para submeter seus trabalhos.

Nesta edição, o prêmio tem como tema central "Segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas". Os trabalhos devem se enquadrar em uma das seguintes linhas de pesquisa:

  • Resiliência dos agricultores familiares e comunidades tradicionais às mudanças climáticas;
  • Preservação da biodiversidade alimentar frente às mudanças climáticas;
  • Uso de tecnologias da informação, incluindo Inteligência Artificial, na agricultura para enfrentamento às mudanças climáticas;
  • Monitoramento das mudanças climáticas e transformação das paisagens;
  • Exigibilidade do direito humano à alimentação e nutrição adequadas de populações vulnerabilizadas pelas mudanças climáticas;
  • Estratégias em segurança alimentar de proteção e defesa aos desastres naturais agravados pelas mudanças climáticas.

 

A premiação contempla cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração.

Os vencedores de cada categoria receberão um certificado, terão seu trabalho publicado em livro e serão contemplados com uma premiação em dinheiro, que varia de R$ 20.000,00 (Iniciação Científica) a R$ 60.000,00 (Integração).

O edital completo, com todos os requisitos e detalhes para a submissão, está disponível na página oficial do prêmio. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 30 de outubro de 2025.

Mais informações: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/premios/premio-mercosul/home-mercosul/

OEA Anuncia Centenas de Novas Bolsas de Estudo em Parcerias Internacionais

  

A Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) da Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou uma ampla gama de novas oportunidades de bolsas de estudo para cidadãos dos Estados Membros. As parcerias foram estabelecidas com a Universidad Internacional de La Rioja (UNIR) da Espanha, a Escola de Pós-Graduação Newman (EP NEWMAN) do Peru, a Universidad InterNaciones da Guatemala, a Ana G. Méndez University (AGMU) dos Estados Unidos e a University for International Cooperation (UCI) da Costa Rica.

Os programas são oferecidos na modalidade a distância e abrangem desde diplomas e graduações até mestrados e certificados em diversas áreas do conhecimento.

 

OEA | UNIR, EP NEWMAN e INTERNACIONES

 

Em uma das maiores convocações, a OEA, em conjunto com a UNIR, EP NEWMAN e INTERNACIONES, está oferecendo um total de 885 bolsas de estudo. Os benefícios consistem em descontos de 40%, 50% ou 60% sobre o custo total da anuidade, dependendo da instituição e do programa escolhido. Todos os cursos são ministrados online e em espanhol.

As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:

  • UNIR (Espanha):
    • 300 bolsas de 60% de desconto para Mestrados Oficiais.
    • 175 bolsas de 50% de desconto para Programas de Formação Permanente.
    • 60 bolsas de 60% de desconto para Graduações Oficiais.
    • Prazo de inscrição: 22 de setembro de 2025.
  • EP NEWMAN (Peru):
    • 180 bolsas de 60% de desconto para Mestrados Oficiais.
    • Prazo de inscrição: 30 de setembro de 2025.
  • INTERNACIONES (Guatemala):
    • 170 bolsas de 40% de desconto para Mestrados Oficiais.
    • Prazo de inscrição: 22 de setembro de 2025.

 

OEA | Ana G. Méndez University (AGMU) - EUA

 

Em parceria com a Ana G. Méndez University (AGMU), a OEA oferece bolsas que cobrem 50% do custo da anuidade para programas online e em inglês, incluindo Diplomas, Bacharelados e Mestrados.

  • Benefício: 50% de desconto na anuidade.
  • Modalidade: Online, em inglês.
  • Prazo de inscrição: O prazo foi estendido até 13 de outubro de 2025.

 

OEA | University for International Cooperation (UCI) - Costa Rica

 

A parceria com a UCI oferece bolsas para o Certificado em Empreendedorismo Regenerativo, com aulas em espanhol e inglês (com tradução simultânea). Os descontos variam de 30%, 50% e 90% sobre o valor do curso para os candidatos mais bem classificados.

  • Benefício: Descontos de 30%, 50% ou 90%.
  • Modalidade: Online, em inglês e espanhol.
  • Prazo de inscrição: O prazo foi estendido até 31 de agosto de 2025.

 

Requisitos Gerais e Mais Informações

 

Para serem elegíveis, os candidatos devem ter nacionalidade e/ou residência legal permanente em qualquer um dos Estados Membros da OEA. Funcionários da OEA e seus parentes não são elegíveis. Em geral, os candidatos devem primeiro ser admitidos no programa de estudos de seu interesse para então serem considerados para a bolsa.

As bolsas cobrem um percentual da anuidade, mas não incluem despesas como taxas de admissão, materiais de estudo ou custos de formatura. Para informações completas sobre cada programa e os processos de candidatura, os interessados devem consultar o portal oficial de bolsas da OEA em www.oas.org/becas. Dúvidas gerais podem ser enviadas para scholarships@oas.org.

 

Rede Universitária (RUC) Lança Chamada de Artigos sobre Dívida Ecológica e Justiça Socioambiental

 

A Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC) anunciou o lançamento de sua Chamada para Publicação 2025, convidando a comunidade acadêmica a submeter artigos para uma obra coletiva. A publicação terá como foco os temas da dívida ecológica, remissão da dívida e justiça socioambiental.

A iniciativa está alinhada a dois eventos de relevância global: a COP30, que será realizada em Belém do Pará, e o Jubileu da Esperança de 2025. O objetivo é fomentar o debate e a produção de conhecimento sobre as interconexões entre crises financeiras, justiça social e sustentabilidade ambiental.

A chamada é direcionada a equipes de docentes, pesquisadores e grupos acadêmicos que trabalham com essas temáticas a partir de diversas perspectivas e disciplinas. A RUC busca, assim, compilar uma obra que reflita a pluralidade de saberes e abordagens sobre o cuidado com a "Casa Comum".

Para mais informações ou para esclarecer dúvidas sobre a convocatória, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: info@redruc.org.

 

Aplicações para a bolsa Chevening Scholarship do Governo Britânico serão abertas em agosto de 2025

 

A Embaixada Britânica em Brasília comunica que as aplicações para a prestigiada bolsa Chevening Scholarship do Governo Britânico serão abertas em agosto de 2025.

O Chevening é uma bolsa integral, na qual financia brasileiros para estudarem um ano de mestrado no Reino Unido, em qualquer universidade e curso.

O Programa Chevening está em busca de brasileiros que possuam o potencial de liderança e a ambição de criar um impacto positivo na realidade brasileira, juntamente com o interesse de melhor desenvolver a relação entre Reino Unido e Brasil.

Os candidatos podem ser de qualquer faixa etária, mas devem possuir um diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos em inglês.

O processo de inscrição é online e todas as informações necessárias estão disponíveis no site: www.chevening.org.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre essa oportunidade, através de apresentações online ou presenciais, não hesite em contatar a equipe do Programa Chevening no Brasil através do e-mail: Chevening.Brazil@fcdo.gov.uk.

 

Embaixada do Brasil em Tóquio – Processo seletivo para o “Innovation Leaders Summit 2025” (Tóquio, Japão)

 

A Embaixada do Brasil em Tóquio informa da abertura das inscrições do processo seletivo para participação de startups brasileiras no Innovation Leaders Summit 2025 (ILS).  

Considerado o maior evento de matchmaking de inovação aberta da Ásia, a edição de 2025 será realizada em formatos virtual e presencial, com sessões online de 19 a 27 de novembro, etapa presencial em Tóquio entre os dias 1 e 5 de dezembro, e nova rodada online de 8 a 17 de dezembro.

A Embaixada do Brasil em Tóquio selecionará até 7 (sete) startups brasileiras cujo planejamento de negócios contemple parcerias com grandes empresas e/ou investidores japoneses.

As empresas selecionadas terão a taxa de inscrição no pacote básico custeada pelo governo brasileiro, o que lhes garantirá acesso ao sistema de matchmaking online com as principais corporações e fundos de venture capital e corporate venture do Japão.

O pacote básico também possibilita participação presencial no evento. Nesse caso, no entanto, quaisquer custos além da taxa de inscrição, tais como passagens aéreas nacionais e internacionais, hospedagem, etc., deverão ser arcados pela empresa interessada.

As inscrições estão abertas de 1º a 29 de agosto de 2025, por meio do link: https://forms.gle/u1PXMmxs2THyKnZU9 

Para mais informações sobre o ILS, acesse https://ils.tokyo/ 

resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de setembro.

 

Iraque Oferece Dez Bolsas de Estudo para Brasileiros no Programa "Estude no Iraque"

 

A Embaixada da República do Iraque em Brasília anunciou a alocação de dez bolsas de estudo para brasileiros através do programa "Estude no Iraque".

O programa visa atrair estudantes internacionais para instituições de ensino no Iraque. Todas as informações sobre as bolsas, as condições de admissão e o processo de inscrição estão centralizadas em uma plataforma eletrônica oficial.

Processo de Inscrição Online

Os interessados devem realizar a sua candidatura exclusivamente através do portal "Study in Iraq", no seguinte endereço: https://studyiniraq.scrdgate.gov.iq.

Para iniciar o processo, é necessário criar uma conta na plataforma. O candidato deverá seguir os seguintes passos:

  • Preencher o nome completo, nome do pai, avô e sobrenome em inglês, conforme consta no passaporte.

  • Informar data de nascimento, país, e-mail e número de telefone.

  • Criar uma senha de acesso para a conta.

  • Fazer o upload de uma foto pessoal recente.

Após o preenchimento correto dos dados e o registro, um e-mail de ativação será enviado para validar a conta na plataforma. Recomenda-se que os candidatos consultem o link para obter todas as informações e os termos e condições do programa.

 

Governo do México Lança Programa de Bolsas de Excelência para Estrangeiros

 

A Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID) anunciou o seu programa de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros. A iniciativa visa contribuir para a formação de capital humano de alto nível, oferecendo oportunidades para estudantes, de mais de 180 países, realizarem estudos em instituições mexicanas de ensino superior.

O programa abrange diversas modalidades de estudo, incluindo mobilidade em nível de licenciatura e mestrado, programas completos de mestrado, e estadias de pesquisa em níveis de doutorado e pós-doutorado.

Benefícios da Bolsa

Os candidatos selecionados recebem uma série de benefícios para apoiar os seus estudos. O programa cobre os custos de propinas e taxas acadêmicas, além de oferecer um estipêndio mensal para despesas de subsistência. Um dos destaques é a inclusão de transporte aéreo internacional no final da bolsa e, em alguns casos, transporte nacional.

Modalidades e Duração

As bolsas são concedidas por um período máximo que varia conforme a modalidade:

  • Mobilidade em Licenciatura: até 12 meses.

  • Mobilidade em Mestrado: até 12 meses.

  • Mestrado: até 24 meses.

  • Estadias de Pesquisa (Doutorado e Pós-doutorado): de 3 a 12 meses.

Processo de Candidatura

Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do Sistema de Gestão de Cooperação Académica (SIGCA), no endereço eletrónico: https://sigca.sre.gob.mx/. O processo de seleção dá preferência a candidatos com excelência acadêmica e àqueles que nunca receberam uma bolsa da AMEXCID anteriormente.

Para mais informações, acesse o site https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785

Para dúvidas gerais sobre a convocatória, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: .

 

Governo do Azerbaijão oferece bolsas de estudo para brasileiros

 

A Embaixada da República do Azerbaijão no Brasil anunciou a abertura de Bolsas de Estudo Intergovernamentais (ISPs) para estudantes internacionais que desejam estudar no país.

Os programas estão abertos para diversos níveis de ensino, incluindo graduação, mestrado, doutorado, formação médica básica e programas de residência. O ano letivo nas instituições de ensino superior do Azerbaijão tem início em 15 de setembro. Para candidatos que não possuem o nível de proficiência exigido na língua de instrução, são oferecidos cursos preparatórios com duração de 6 meses a um ano.

Benefícios Financeiros

De acordo com o programa, os estudantes selecionados recebem isenção das taxas de anuidade e do seguro médico. Além disso, os bolsistas recebem uma bolsa mensal para auxiliar nos custos de vida. Os custos de transporte internacional, no entanto, devem ser cobertos pelo país de origem ou pelo próprio estudante.

Processo de Candidatura e Seleção

As candidaturas de estrangeiros interessados devem ser submetidas à República do Azerbaijão por meio de canais diplomáticos, como o Ministério da Educação ou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O processo de admissão nas universidades é realizado através da plataforma online portal.edu.az.

Os principais critérios de seleção são:

  • As notas acadêmicas do grau anterior não devem ser inferiores a 51% do sistema de avaliação correspondente.

  • Proficiência no idioma de instrução da especialidade escolhida. Para cursos em inglês, é necessário apresentar pontuação mínima no IELTS (5.0 para graduação, 5.5 para pós-graduação) ou TOEFL (40 para graduação, 50 para pós-graduação).

  • O candidato pode escolher até 3 universidades e especialidades de seu interesse.

Documentos Necessários

Os candidatos devem preparar a seguinte documentação:

  • Formulário de inscrição preenchido.

  • Diplomas e históricos escolares do ensino médio ou superior.

  • Cópia do passaporte.

  • Atestado de saúde geral (incluindo testes para HIV/AIDS, Hepatite B e C).

  • CV ou currículo.

  • Carta de motivação.

  • Comprovante de proficiência no idioma de instrução.

Uma lista com 24 instituições de ensino superior no Azerbaijão está disponível para consulta dos candidatos.

Para mais informações, os interessados devem visitar o portal oficial "Study in Azerbaijan" em https://studyinazerbaijan.edu.az/. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Departamento de Cooperação Internacional da Agência Estatal para a Ciência e o Ensino Superior do Azerbaijão pelo e-mail: icd@eatda.edu.az.

 

OEA anuncia bolsas de estudo em parceria com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI)

 

A Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou novas oportunidades de bolsas de estudo. Os programas são oferecidos em colaboração com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) da Costa Rica.

As bolsas estão disponíveis para programas de Mestrado e Certificado, ambos na modalidade a distância e com o espanhol como idioma de instrução. Uma particularidade do programa de Certificado é a exigência de um módulo presencial obrigatório na Costa Rica.Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de agosto de 2025.

Detalhes dos Programas de Bolsa:

Programa Instituição Parceira Nível Modalidade Idioma Prazo Final
OEA - UCI Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) Mestrado A distância (Costa Rica) Espanhol 31 de agosto de 2025
OEA - UCI Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) Certificado A distância com módulo presencial obrigatório (Costa Rica) Espanhol 31 de agosto de 2025

Para mais informações, os candidatos devem consultar o site oficial de bolsas da OEA: www.oas.org/becas

Dúvidas específicas sobre os programas devem ser encaminhadas diretamente ao contato da instituição ofertante, conforme indicado nos anúncios oficiais. Para questões gerais sobre as bolsas da OEA, o e-mail de contato é .

 

Feira Americana Education USA

 

 

O Rio de Janeiro sediará, no dia 24 de agosto de 2025 (domingo), a EducationUSA Fair 2025, feira educacional organizada pela rede EducationUSA — fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. O evento acontecerá das 15h às 18h, no Hilton Rio de Janeiro Copacabana (Av. Atlântica, 1020 – Copacabana).

Com a presença de mais de 30 universidades norte-americanas, a feira representa uma excelente oportunidade para estudantes brasileiros interessados em graduação, pós-graduação e outras modalidades de ensino superior nos EUA. Os participantes poderão conversar diretamente com os representantes e diretores de admissão das instituições, esclarecendo dúvidas sobre o processo de candidatura, bolsas de estudo, exames exigidos, cursos disponíveis, entre outros temas.

O evento é presencial e gratuito, aberto ao público mediante inscrição prévia pelo link: tinyurl.com/EDUSA2025RJ

 

O Governo bahreinita anunciou o curso "Joint Program Postgraduate Diploma on Coexistence: Reinforcing Peace, Human Rights and Development"

 

O Governo bahreinita anunciou o curso "Joint Program Postgraduate Diploma on Coexistence: Reinforcing Peace, Human Rights and Development", a ser ministrado pelo Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica (KHGC) - instituição fundada pelo rei Hamad Bin Isa Al Kalifa, em 2018, que se dedica à promoção de coexistência pacífica por meio da educação, do diálogo e da cooperação internacional.

O curso em tela é credenciado pela Universidade para a Paz (UPEACE), das Nações Unidas, e pela Instituição de Ensino Superior Gioya, da República de Malta. Além de domínio da língua inglesa, os participantes deverão ter diploma de curso superior em Ciências Sociais ou humanidades em geral.

Os interessados deverão se registrar, até o dia 31 de julho, no site do KHGC (https://khgc.org.bh/). O curso durará de 7 de setembro a 27 de novembro do ano corrente, e será quase totalmente online (com exceção do último módulo, que será presencial, em Manama).

 

Divulgação edital: Research Environments Call 2025-26 e Q&A Session (18/08)

 

Novo edital do British Council, Research Environments Call 2025-26, uma oportunidade para desenvolvimento de capacidades e atividades de colaboração em ambientes de pesquisa entre instituições de ensino superior do Reino Unido e Brasil – entre outros países – com financiamento de £25.000,00 a £40,000 por projeto.

Prazo para envio de propostas: 09 de setembro de 2025.

Informações completas sobre o edital em: https://opportunities-insight.britishcouncil.org/short-articles/opportunities/research-environments-2025-26-collaboration-grants

Q&A Session

No dia 18 de agosto realizaremos um webinar para apresentar a Research Environments Call 2025-26 e os TNE Exploratory Grants 2025 e tirar dúvidas a respeito. Apresentaremos, também, dados preliminares sobre o Mapeamento de Colaborações entre Brasil e Reino Unido, estudo comissionado pelo British Council no Brasil.

Inscreva-se: https://forms.cloud.microsoft/e/JUigiBsSn8

 

British Council TNE Exploratory Grants 2025.

 

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) tem o prazer de divulgar os recém-lançados TNE Exploratory Grants 2025, oportunidade para colaborações entre instituições de ensino superior do Reino Unido e Brasil – entre outros países – com financiamento de até £25.000,00 por projeto.

Parte do programa Going Global Partnerships, o edital visa contribuir para mudanças institucionais duradouras e sustentáveis, que promovam o acesso inclusivo à educação de qualidade; contribuir para uma melhor compreensão do contexto local e facilitar um ambiente propício para a internacionalização; e apoiar iniciativas de internacionalização que promovam mudanças positivas nos sistemas de educação superior locais, criando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível que contribua para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os termos de referência, critérios de elegibilidade, cronograma e instruções para a candidatura estão disponíveis no site da chamada: SAIBA MAIS

Prazo de inscrição: 8 de setembro de 2025.

Obs.: a instituição britânica deverá submeter a candidatura conforme indicado no quadro “como se inscrever” disponível na página do edital.

Em caso de dúvidas, entre em contato com goingglobalpartnerships-TNE@britishcouncil.org até 21 de julho.

 

Divulgação de bolsas de estudos do programa Chevening Scholarship, ofertadas pelo Governo Britânico

Divulgação de bolsas de estudos do programa Chevening Scholarship, ofertadas pelo Governo Britânico

Divulgação bolsas

Programa de bolsas Chevening Scholarship .

O programa é organizado pelo Governo Britânico e procura financiar cursos de mestrado para brasileiros interessados em estudar no Reino Unido.

Conforme informa o governo britânico, o Programa busca estudantes brasileiros com potencial de liderança, que possuam interesse em criar um impacto positivo na realidade brasileira e aprofundar as relações entre Reino Unido e Brasil. O Chevening é destinado a estudantes de qualquer faixa etária, que possuam diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos de inglês.

O Programa financia inteiramente o custo do curso, viagens de ida e volta, e visto britânico, além de fornecer um suporte mensal para custear a vida no Reino Unido.

Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Programa: https://www.chevening.org/, ou pelo endereço eletrônico do Programa Chevening no Brasil: chevening.brazil@fcdo.gov.uk.  

Aliança Francesa - Mesa-redonda: "Olhares cruzados: experiências africanas e brasileiras no combate à desinformação"

 

Mesa-redonda: "Olhares cruzados: experiências africanas e brasileiras no combate à desinformação"
Quarta-feira, 25 de junho, às 19h
Aliança Francesa de Botafogo

Paralelamente ao Global Fact-Checking Summit, que acontecerá no Rio de Janeiro de 25 a 28 de junho, a Aliança Francesa de Botafogo tem o prazer de convidá-lo(a) para uma mesa-redonda excepcional, dedicada aos desafios da checagem de fatos e da educação midiática, com um olhar cruzado entre África e Brasil.

Organizado com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, e da CFI (Agence française de développement médias), operadora do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, o evento contará com a participação de:

- Cristina Tardáguila (Brasil) – Uma das pioneiras da checagem de fatos na América Latina, fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil.
- Paul-Joël Kamtchang (Camarões) – Secretário Executivo da ADISI-Camarões, fundador do DataCheck certificado IFCN, e autor do ensaio "Desinformação na África Francófona".
- Ange Kasongo Adihe (RDC) – Jornalista, autora e formadora em fact-checking, fundadora da iniciativa Balobaki Check, premiada por sua atuação no combate à desinformação durante as eleições na RDC.
- Leonardo Cazes (Brasil) – Jornalista, ex-repórter do Globo, atualmente chefe de reportagem na Aos Fatos, especializado em educação, cultura, política e checagem de fatos.

Moderação:
- Artur Romeu (Brasil) – Diretor do escritório América Latina da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
- Thomas Morfin (França) – "Diretor da AFP Brasil, baseado no Rio"// "directeur du bureau AFP Brésil, basé à Rio.

A mesa-redonda será realizada em francês e português, com tradução simultânea.
Entrada gratuita e aberta ao público!

 

Bolsas de mestrado no Reino Unido

 

O Chevening é o programa global de bolsas de mestrado do governo do Reino Unido e está presente em mais de 160 países. O Programa está em busca de brasileiros que possuam o potencial de liderança e a ambição de criar um impacto positivo na realidade brasileira, juntamente com o interesse de melhor desenvolver a relação entre Reino Unido e Brasil.

Os candidatos podem ser de qualquer faixa etária, mas devem possuir um diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos em inglês. O Chevening financia inteiramente o custo do curso (tuition), viagens de ida e volta, visto britânico e fornece um suporte mensal para custear a vivência no Reino Unido, possibilitando que os bolsistas foquem nos estudos, sem necessidade de trabalhar. Após a conclusão do mestrado, o bolsista deve retornar ao Brasil com o objetivo de implementar os conhecimentos e técnicas apreendidos durante o curso e ajudar no fortalecimento das relações entre os dois países. O processo de aplicação é online e todas as informações necessárias estão disponíveis no site: www.chevening.org.

O Consulado-Geral Britânico organizará lives abertas ao público conduzidas pela Equipe Chevening Brasil no YouTube, contando também com a presença de ex-bolsistas do programa que compartilharão suas experiências e dicas! As palestras serão nos dias 02/07 e 21/08. As inscrições para o próximo ciclo da bolsa Chevening 2026-27 abrirão em agosto.

 

DAAD de Portas Abertas 2025

 

Nos dias 12 e 13 de junho, das 13h às 19h, a equipe do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) realizará em sua sede em Botafogo o DAAD de Portas Abertas. O público será recebido com uma série de atividades sobre estudos e pesquisa na Alemanha. O objetivo é informar sobre as possibilidades para uma temporada acadêmica em instituições alemãs, bolsas de estudo, fomento à pesquisa e língua alemã. 

O evento contará com a participação de outras nove instituições ligadas ao ensino superior alemão, incluindo cinco universidades de excelência. Além de palestras informativas e atendimentos em estandes, a programação inclui workshops práticos sobre língua alemã, preparação de candidaturas a bolsas de estudos e busca por anfitriões para pós-doutorado.

Entre 17h e 19h do dia 12/06, haverá uma exibição de filme em alemão, e no dia 13/06, o evento será encerrado com um happy hour, com jogos, gastronomia e música alemães – a ideia é promover a cultura alemã e proporcionar um espaço para bate-papo e networking entre os estudantes, pesquisadores e representantes das instituições participantes. 

O evento está sujeito à lotação e a preferência de entrada será dada aos que realizarem a inscrição previamente. A inscrição deve ser feita neste link.

Saiba mais:

www.daad.org.br/portasabertas

 

Veja abaixo a programação completa:

DAAD de Portas Abertas 2025

DIA 1 – 12/06

Atendimento nos estandes | 13h – 17h
Instituições presentes: DAAD Brasil, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São PauloUniversidade de PotsdamUniversidade Técnica de Munique (TUM)Freie Universität BerlinUniversidade de ColôniaAliança Universitária do RuhrGoethe-Institut Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

Palestras, workshops e atividades | 13h30 – 19h

  • 13:30 Boas-vindas
  • 13:35 Introdução ensino superior alemão e ingresso na graduação
  • 13:50 Programas VORsprung e Winterkurs
  • 14:00 Consulado da Alemanha | Vistos e procedimentos consulares
  • 14:15 Master na Alemanha e Bolsas de master do DAAD
  • 14:30 Goethe-Institut | Cursos de língua alemã e certificados
  • 14:45 Conheça as universidades alemãs: Universidade Técnica de Munique
  • 15:00 Conheça as universidades alemãs: Universidade Livre de Berlim
  • 15:15 DWIH São Paulo: o Centro Alemão de Ciência e Inovação
  • 15:30 Workshop | Sem trilha sonora para estereótipos: a música como acesso a uma imagem holística da Alemanha
  • 16:15 Workshop DFG | Como encontrar um anfitrião para pós-doutorado na Alemanha
  • 17:00 – 19:00 DAAD-Kino | Exibição de filme alemão temático do Dia dos Namorados


DIA 2 – 13/06Atendimento nos estandes | 
13h – 17h
Instituições presentes: DAAD Brasil, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São PauloUniversidade de PotsdamUniversidade Técnica de Munique (TUM)Freie Universität BerlinUniversidade de ColôniaAliança Universitária do RuhrGoethe-Institut e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

Palestras, workshops e atividades | 13h30 – 19h 

  • 13:30 O ensino superior alemão e o cenário da pesquisa na Alemanha
  • 13:45 Doutorado na Alemanha e Bolsas de doutorado do DAAD
  • 14:00 Programas de financiamento à pesquisa e cooperação acadêmica do DAAD
  • 14:15 Conheça as universidades alemãs: Universidade de Colônia
  • 14:30 Conheça as universidades alemãs: Aliança Universitária do Ruhr
  • 14:45 Conheça as universidades alemãs: Universidade de Potsdam
  • 15:00 Roda de conversa com ex-bolsistas do DAAD
  • 15:30 Programas VORsprung e Winterkurs
  • 15:45 Workshop Goethe-Institut | Vida na Alemanha: o que ninguém conta (mas você vai amar saber!)
  • 16:15 Workshop | Preparando a sua candidatura à bolsa do DAAD
  • 16:45 Quiz e sorteio de brindes: 100 anos DAAD
  • 17:00 – 19:00 Happy hour e atividades culturais

 

Serviço:

DAAD Brasil | Rua Professor Alfredo Gomes - 37 - Botafogo (perto do metrô)

Horário: 13h às 19h

 

Inscrições abertas para o Curso de Língua Chinesa – Nível 1 (2025), oferecido pelo GCUB em parceria com universidade da China

 

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Curso de Língua Chinesa – Nível 1 (2025), resultado da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidade Normal de Hebei, na China. As aulas terão início em 16 de junho de 2025 e serão ministradas de forma virtual, com turmas em português e em inglês.

O curso tem como objetivo introduzir os participantes à língua e à cultura chinesas, capacitando-os a se comunicar em situações básicas do cotidiano e a reconhecer ideogramas essenciais. A carga horária total é de 44 horas, e os concluintes receberão certificado de participação, além de serem orientados a realizar o exame oficial de proficiência HSK1.

Informações principais:

  • Modalidade: Online (via Zoom ou VooV Meeting)
  • Ministrantes: Professores Tian Jinmin, Wang Yan e Hou Lizhi
  • Língua de instrução: Português (Turmas 1 e 2) e Inglês (Turma 3)
  • Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, egressos (até 1 ano), professores e técnicos de universidades associadas ao GCUB
  • Taxa única de participação:
    • R$ 400,00 até 06/06/2025
    • R$ 440,00 entre 07 e 13/06/2025

(Não há reembolso em caso de desistência)

 

Turmas disponíveis:

  • Turma 1: Segundas e quartas, 19h às 21h (aulas em português) – Profª Tian Jinmin

Período: 16/06 a 27/08/2025

 

  • Turma 2: Terças e quintas, 19h às 21h (aulas em português) – Profª Wang Yan

Período: 17/06 a 26/08/2025

 

  • Turma 3: Sábados, 8h às 12h (aulas em inglês) – Prof. Hou Lizhi

Período: 21/06 a 30/08/2025

 

Critérios de seleção:

  • Ordem de inscrição (prioridade por ordem de chegada)
  • Vínculo com universidade associada ao GCUB (estudantes, professores, técnicos ou egressos com até 1 ano de formatura)

 

Inscrições até: 13 de junho de 2025, às 17h (horário de Brasília)


Link para inscrição: http://r.gcub.org.br/mk/cl/f/sh/SMK1E8tHeFuBnD0Tnt0bgZg13DAQ/9D23Fl3ayNd4

 

Governo do Japão oferece bolsas de estudo para graduação, escola técnica e cursos profissionalizantes

 

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro anunciou a abertura das inscrições para o programa de bolsas de estudo oferecido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), voltado a estudantes brasileiros que desejam realizar graduação, curso técnico ou profissionalizante em instituições japonesas a partir do próximo ano letivo.

As bolsas contemplam diversas áreas de formação e incluem benefícios como isenção de taxas escolares, auxílio financeiro mensal e passagem aérea internacional. Os cursos são ministrados em instituições reconhecidas no Japão, com foco tanto no desenvolvimento acadêmico quanto técnico e profissional dos estudantes estrangeiros.

Os interessados devem acessar o site oficial do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro para consultar os editais completos e baixar os formulários de inscrição: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html

A documentação exigida deve ser enviada até o dia 27 de junho de 2025, diretamente ao Centro Cultural do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: ou pelo telefone: (21) 2240-2383.

 

Resultado Final - Edital CRI 01/2025 - Staff Traning Week UGR

 

Tendo em vista o disposto nos itens 6 e 8 do Edital, e após o encerramento do prazo para interposição de recursos, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a homologação do resultado final do Edital CRI 01/2025, referente ao Programa Intensivo Híbrido: “Intercultural Insights Week 2025: Connecting Cultures in the Academic Environment” – Staff Training Week, promovido pela Universidad de Granada (Espanha), no âmbito do Programa Erasmus+ KA171.

Para acessar a ata da comissão com o resultado final, clique aqui.

 

Resultado Preliminar - Edital CRI 01/2025 - Staff Traning Week UGR

 

Tendo em vista o disposto nos itens 6 e 8 do Edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do resultado preliminar do Edital CRI 01/2025, referente ao Programa Intensivo Híbrido: “Intercultural Insights Week 2025: Connecting Cultures in the Academic Environment” – Staff Training Week - Universidad de Granada – 2025.

Para acessar a ata com o resultado preliminar, clique aqui.

 

Universidade libanesa oferece bolsas integrais para brasileiros em graduação e mestrado

 

A Holy Spirit University of Kaslik (USEK), instituição de ensino superior situada no Líbano, abriu inscrições para o USEK International Students Scholarship Program, que concederá bolsas de estudo integrais (isenção total das taxas de matrícula) a até dois candidatos por país. A iniciativa contempla cursos de graduação e mestrado com início previsto para o segundo semestre do ano acadêmico 2025‑2026.

Os programas disponíveis abrangem diversas áreas do conhecimento e são ministrados em inglês ou francês, conforme a grade de cada curso. Além da cobertura das mensalidades, os bolsistas terão a oportunidade de vivenciar a rica herança cultural libanesa, com acesso a atividades de imersão em história, idioma, arquitetura e vida comunitária local.

O benefício cobre exclusivamente as taxas acadêmicas; despesas pessoais, passagens e vistos são de responsabilidade do estudante. A seleção é conduzida integralmente pela USEK, que definirá os critérios de avaliação e o calendário de resultados. Para dúvidas adicionais, interessados podem consultar o site da USEK.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site oficial da universidade: https://www.usek.edu.lb/international/study-at-usek.

Destacamos que esta é uma oferta externa, não organizada pelo Ministério da Educação. Sendo assim, não nos responsabilizamos pelas condições e seleções apresentadas.