Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2019 / Desenvolvimento de uma tecnologia social para banho de aspersão em clientes adultos com traqueostomia

Desenvolvimento de uma tecnologia social para banho de aspersão em clientes adultos com traqueostomia

Produção de Márcia Santos. Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN.

Objetivo: Desenvolver um protótipo funcional protetor de água para clientes com traqueostomia; testar sua aplicabilidade e analisar quanto aos aspectos relacionados à tecnologia social.

Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma tecnologia social de baixo custo para banho de aspersão em adultos com traqueostomia.

Método: Estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de enfermagem de cirurgia de cabeça e pescoço, de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro. Os participantes foram clientes adultos com traqueostomia. A interpretação do resultado foi baseada num escore de 0 a ≤5,99 (nível C e D), ou seja, não atendimento enquanto tecnologia social e, um escore de 6 a 11 (nível A e B) atendimento enquanto tecnologia social. Os dados foram analisados por meio do valor médio correspondente e empregou-se o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste de Kruskall-Walis.

Resultados: Os resultados identificaram que o protótipo é seguro, pois não oferece risco de entrada de água durante o banho.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A construção de uma tecnologia social proporcionou que o cliente desenvolvesse seu próprio protetor de banho. A tecnologia se mostrou de baixo custo e atende enquanto tecnologia social.

Palavras-chaves: tecnologia de baixo custo; inovação; traqueostomia; cuidados de enfermagem.

Autor(a): Márcia Santos

Orientador(a): Danielle Galdino de Paula

Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN

Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13538