Desenvolvimento de uma tecnologia social para banho de aspersão em clientes adultos com traqueostomia
Objetivo: Desenvolver um protótipo funcional protetor de água para clientes com traqueostomia; testar sua aplicabilidade e analisar quanto aos aspectos relacionados à tecnologia social.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma tecnologia social de baixo custo para banho de aspersão em adultos com traqueostomia.
Método: Estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de enfermagem de cirurgia de cabeça e pescoço, de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro. Os participantes foram clientes adultos com traqueostomia. A interpretação do resultado foi baseada num escore de 0 a ≤5,99 (nível C e D), ou seja, não atendimento enquanto tecnologia social e, um escore de 6 a 11 (nível A e B) atendimento enquanto tecnologia social. Os dados foram analisados por meio do valor médio correspondente e empregou-se o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste de Kruskall-Walis.
Resultados: Os resultados identificaram que o protótipo é seguro, pois não oferece risco de entrada de água durante o banho.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A construção de uma tecnologia social proporcionou que o cliente desenvolvesse seu próprio protetor de banho. A tecnologia se mostrou de baixo custo e atende enquanto tecnologia social.
Palavras-chaves: tecnologia de baixo custo; inovação; traqueostomia; cuidados de enfermagem.
Autor(a): Márcia Santos
Orientador(a): Danielle Galdino de Paula
Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13538