Análise e comunicação de riscos para a segurança do paciente em ambiente hospitalar.
Objetivo: Elaborar um protocolo de análise e comunicação de risco, considerando a abordagem retrospectiva de incidentes em saúde de um sistema de notificação voluntária.
Produção técnica: caracteriza-se por desenvolvimento de técnica e de processo, não patenteável, subtipologia analítica, protocolo tecnológico e processo de gestão, classificação estrato T3.
Método: estudo de natureza descritiva- exploratória, com abordagem retrospectiva, desenvolvido em um hospital universitário do município do Rio de Janeiro.
Resultados: o crescimento das notificações voluntárias no cenário estudado indica para a consolidação do sistema de notificação como um método viável para a identificação de riscos e incidentes em saúde.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: O estudo permitiu analisar as notificações voluntárias e caracterizar os incidentes em saúde quanto ao tipo de risco, frequência e severidade. A partir da análise dos eventos e das responsabilidades identificadas, foi elaborado um protocolo para comunicação de riscos, com descrição de matriz de gravidade e responsabilidade para qualificar a tomada de decisão quanto ao tratamento e monitoramento dos riscos.
Autor(a): Wilton Gonçalves Ferreira
Orientador(a): Jaime Silva de Lima