Fatores associados à lesão renal aguda em pacientes com sepse internados em unidades de terapia intensiva
Objetivos: identificar fatores associados à Lesão Renal Aguda (LRA) em pacientes com sepse e elaborar uma tecnologia educativa envolvendo os sinais de alerta para LRA na sepse.
Método: pesquisa com abordagem quantitativa, do tipo exploratório-descritiva, transversal e prospectiva. A amostra foi composta por 41 pacientes com diagnóstico de sepse e choque de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital federal do estado do Rio de Janeiro. Os participantes foram divididos em dois grupos: com LRA e sem LRA e as variáveis foram analisadas estatisticamente através de teste T, cálculo de razões de prevalência e regressão logística. Após a análise, com a relevância estatística dos dados, foi criado o cartão “Sepse AKI” com sinais de alerta para LRA na sepse.
Resultados: foram identificados como fatores associados à LRA: baixo débito urinário (OR = 0,02; 0,0004-0,48), elevação da creatinina sérica (OR = 26,9; 3,44-501,7), balanço hídrico acumulado (p = 0,0004), uremia (OR = 1,1; 1,02- 1,26), hiperlactatemia (OR = 1,01; 1,02-1,04), hipotensão (p = 0,03), taquicardia (RP = 1,34; 1,20-1,51) e tratamento cirúrgico (RP = 2,06; 1,46-2,29).
Conclusão e aplicabilidade: o “Sepse AKI” almeja a divulgação de conhecimento e direcionamento da prática clínica, através de maior atenção aos sinais de alerta para lesão renal aguda na sepse, proporcionando intervenção precoce e melhora nos resultados da assistência a saúde. A ferramenta servirá de instrumento de consulta durante a prática assistencial.
Autor(a): Danielle Joyce Costa Valério Guanabara
Orientador(a): Glória Regina Mesquita da Silveira