E-DOADOR: Construção de um aplicativo móvel para otimização do processo de doação de órgãos
Objetivos: Construir um aplicativo para dispositivos móveis, visando uma consulta rápida e eficaz frente à demanda dos profissionais para otimização do processo de doação e transplante no Brasil; Mensurar a aplicabilidade e funcionalidade do aplicativo através de um questionário validado de funcionalidade.
Métodos: Trata-se de um desenvolvimento experimental de um protótipo, desenvolvido nas plataformas Android e iOS. O referido projeto foi desenvolvido em duas partes, sendo subdividas em fase 1: construção do protótipo, utilizando um modelo de engenharia de software em espiral e fase 2: Avaliação de usabilidade, aplicando o questionário MATCH®.
Resultados: Construção do protótipo: A composição do conteúdo textual seguiu as principais referências em publicações nacionais sobre o assunto, incluindo a legislação federal existente. Os materiais foram selecionados seguindo a sequência cronológica do processo de doação de órgãos. A validação do protótipo ocorreu em 17 de Março de 2018, obtendo a pontuação de 65,2 pontos (usabilidade muito alta), maior categoria definida pelo instrumento.
Conclusão: A construção do protótipo seguiu critérios metodológicos e sintéticos. Entretanto, algumas funcionalidades idealizadas inicialmente não puderam ser postas em prática devido a limitações impostas pela plataforma utilizada. A verificação final de “usabilidade muita alta” encontrada neste estudo denota a importância do produto.
Autor(a): Daniel Ribeiro Soares de Souza
Orientador(a): Alexandre Sousa da Silva
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13435