Informações básicas para os ingressantes
O estudante ingressante deve acessar o portal de identificação da Unirio: https://id.unirio.br/id/default/login e na parte “novo no portal?” seguir as instruções para o primeiro acesso. Para realizar a matrícula em disciplinas, dentro do período informado pela secretaria, deve-se acessar o portal do aluno: https://www.unirio.br/portaldoaluno com o mesmo login e senha utilizados no portal de identificação e prosseguir em solicitar matrícula.
Aos estudantes que ingressaram sem o diploma, mas com a cópia da certidão de conclusão: O aluno que não entregar o diploma antes do início do semestre subsequente não poderá continuar se inscrevendo em disciplinas nos próximos semestres.
Recomendamos que o estudante providencie seu e-mail institucional junto à Diretoria de Tecnologia e Informação -DTIC por meio do Portal de Identidade no Portal da UNIRIO (https://id.unirio.br/login). Os usuários do e-mail da UNIRIO têm acesso à plataforma em nuvem do Office 365 para Educação (https://www.unirio.br/dtic/manuais/como-criar-uma-conta-no-office-365-web).
O e-mail institucional também permite o acesso remoto ao repositório da Biblioteca Central da UNIRIO (https://www.unirio.br/bibliotecacentral). Recomendamos que o discente conheça a Biblioteca pessoalmente e procure também conhecer a bibliotecária do Centro de Letras e Artes, Bárbara Lima (agendar encontro em bibliartes@unirio.br). A Biblioteca possui salas com computadores disponíveis para estudo. A produção intelectual da UNIRIO fica no repositório Horus (https://www.unirio.br/bibliotecacentral/horus). A Biblioteca tem um canal no YouTube com cursos disponibilizados para diversos cursos, como uso de bases de dados, uso de gerenciadores de referências, preenchimento do Currículo Lattes, entre outros. Cadastre-se para receber as informações sobre os cursos disponíveis.
Conheça o Regulamento do PPGM (disponível no site), pois é neste documento que estão estabelecidos todos os critérios relativos ao funcionamento do Programa e dos cursos oferecidos.
Os/as discentes têm um papel importantíssimo na autoavaliação do Programa, pois a partir de suas demandas são feitas as modificações. Ao final de cada ano é realizada a Autoavaliação. Há uma comissão para elaborar a Autoavaliação e a representação discente elabora o modo como os/as discentes irão contribuir.
Embora haja uma certa margem para modificações, o melhor é que as disciplinas listadas nos fluxogramas sejam seguidas. Lembre-se que a não inscrição em, no mínimo, uma disciplina por semestre pode ser motivo para o desligamento do estudante do curso.
Após o Colegiado aprovar as bancas de exames, o estudante deve preencher o formulário de composição da banca no site. Para os docentes de outras universidades (ou pesquisadores livres), é necessário ter o CPF e e-mail, além do nome completo e instituição e vinculação.
Antes do orientador enviar ao Colegiado a aprovação da banca de defesa, o estudante deverá comprovar o cumprimento de todos os créditos em disciplinas, ou que esteja cursando os últimos créditos que faltam para integralizar o curso através da entrega do histórico escolar, acessado pelo portal do aluno.
As disciplinas Ensaio-Mestrado e os Ensaios 1 e 2 (Doutorado) não são disciplinas de sala de aula, mas apenas exames, com banca (consultar o Regulamento do PPGM). O exame de Ensaio pode ser realizado em qualquer época do semestre, mas a nota é lançada apenas ao final do período. Converse com o/a orientador/a sobre a inscrição, pois, em caso de não realização do Exame no semestre de inscrição, o aluno será reprovado.
Procure se informar sobre os limites éticos do uso da Inteligência Artificial e as questões ligadas ao plágio. O/a discente deve ter consciência de que o uso inadequado deste instrumento pode incidir em pena aos/às orientadores, bem como ao Programa.
A importância da avaliação do Programa, realizada pela CAPES
Para as pessoas que desconhecem o sistema de avaliação da CAPES, explicamos que esta instituição realiza quadrienalmente a avaliação dos Programa de Pós-Graduação no Brasil. A qualidade do relatório e a produção dos/as discentes e egressos/as é um grande qualificador. Quanto melhor é a pontuação do Programa, maior é a quantidade de bolsas e outros financiamentos. A nota atual do PPGM é 5,0, nota que revela a estabilidade e consolidação de um PPG. A nota máxima é 7,0. A próxima avaliação será realizada para o quadriênio 2025-2028.
Gostaríamos de lembrar que fazer parte de uma universidade laica, pública e gratuita é uma luta de todos nós e, neste sentido, ressaltamos que, tendo sido ou não contemplado com bolsa de estudo, o/a discente do PPGM é beneficiado com o apoio governamental para o término de seus estudos. Logo, exercendo sua cidadania, solicitamos aos/às discentes auxiliem a coordenação a prestar contas à CAPES sobre suas as realizações. O PPGM também tem que enviar à CAPES dados sobre a produção dos/as egressos/as.
Para nos ajudar, é preciso que o/a discente tenha seu Currículo Lattes em dia e que sejam enviadas (anualmente, enquanto discentes e também, anualmente durante os próximos cinco anos, contados a partir da data de defesa dos TCCs) as produções bibliográfica/técnica e artística, de alguma das formas listadas a seguir:
- por meio dos formulários que ficarão disponíveis no site do PPGM e que, em geral são enviados também por e-mail pela secretaria;
- à Coordenação do curso (ppgm@unirio.br) com o título do e-mail Produções;
Ressaltamos que serão inseridas na Plataforma Sucupira todas as produções vinculadas e/ou os desdobramento de sua pesquisa. As outras produções que não são listadas no Lattes, tais como: atuação em eventos (acadêmicos ou culturais), palestras, participação em organizações, atividades que contribuam para diminuição da pobreza, a equidade, diminuição de preconceitos ou assimetrias sociais, também devem ser reportadas para serem inseridas no relatório qualitativo. Em caso de dúvidas, não hesite em nos procurar, enviando e-mail para ppgm@unirio.br
Este exame está previsto no Artigo 56 do Regulamento do Programa:
O Ensaio do curso de Mestrado será constituído por revisão bibliográfica, sumário descritivo ou reflexão sobre produto artístico, a ser definido em conjunto com o/a orientador/a, submetido e aprovado por Comissão Avaliadora, com banca de dois professores.
§ 2º Para a realização do Ensaio, do curso de Mestrado, o discente deve preencher o formulário disponível no site do PPGM (aba Formulários) e enviar para a secretaria do Programa.
O artigo 58 do Regulamento do PPGM estabelece:
No Doutorado, é obrigatória a realização dos exames de Ensaio I e II como pré-requisitos para a Qualificação.
§ 1º Ensaio I e Ensaio II do curso de Doutorado consistem na elaboração de material bibliográfico (artigo, capítulo da tese, ensaio acadêmico, capítulo de livro, dentre outros) ou artístico (mini-concerto, pocket-show, composição ou arranjo necessariamente acompanhado de texto analítico e partituras ou gravações) apresentado para uma banca examinadora formada por três membros (sendo um o Orientador), aprovada pelo Colegiado.
§ 2º Para a realização dos Ensaios, o discente deve preencher o formulário disponível no site do PPGM (aba Formulários) e enviar para a secretaria do Programa.
§ 3º A entrega do material para a banca deve ser feita com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data do Ensaio.




