Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Walder Gervásio Virgulino de Souza

Walder Gervásio Virgulino de Souza

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduação em Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1974), graduação em Littérature - Université de Nancy (1979), especialização em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Teatro - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1995) e doutorado em Teatro e Artes do Espetáculo - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), lotado no Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Na área de pesquisas teatrais, seu foco de interesse principal consiste no estudo de técnicas contemporâneas de encenação, desenvolvendo, atualmente, pesquisa interdisciplinar nas áreas de Teatro, Psicanálise e Direito. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, Teoria do Teatro e Interpretação. Sócio efetivo da ABRACE. Chefe do Departamento de Teoria do Teatro no período de 08/2009 a 07/2013. Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIRIO (CONSEPE) de 03/2009 a 03/2011.