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Histórico e proposta do Programa

INTRODUÇÃO

No momento em que foi criado, na virada da década de 1980 e início da década de 1990, havia ainda poucos Programas de Pós-Graduação no campo da arte e do teatro no país e não havia ainda se constituído a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), fundada em 1998. Alguns dos componentes do corpo docente inicial do Programa da UNIRIO tiveram também, nos anos seguintes, participação intensa na consolidação da subárea do teatro (artes cênicas) em nível nacional, seja colaborando com lideranças de outros Estados no momento de criação e consolidação da ABRACE ou dos Grupos de Trabalho (GTs) que passaram a estruturá-la, seja compondo comissões de avaliação de Programas em teatro e em arte, integrando os processos de avaliação e classificação de periódicos, colaborando com a discussão do chamado qualis artístico ou assumindo a função de representante da subárea teatro no CNPq. Ao longo da década de 1990 e 2000, foi, de fato, intensa, nesse âmbito mais geral da área da arte/música e do teatro, em nível nacional, a participação de professores do PPGAC UNIRIO como Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), Ana Maria de Bulhões-Carvalho, Maria Helena Werneck, mas também, José Luiz Ligiero (Zeca Ligiero), José da Costa Filho (José Da Costa) e outros. Na década atual, se consolidaram ainda as lideranças de doutores formados pelo PPGAC, seja à frente de determinados Cursos de Graduação e de Programas de Pós-Graduação na função de Coordenadores, seja como avaliadores de Programas ou junto à ABRACE. Exemplo disso é o caso do Doutor Paulo Merisio, ex-Coordenador do PPGAC na gestão 2010-2013, posteriormente, Coordenador do PPGEAC – Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas da UNIRIO e com intensa atividade na área, como avaliador de Programas de Pós-Graduação e também de Cursos de Graduação. Também é o caso do Doutor Narciso Telles, formado pela UNIRIO, Presidente da ABRACE na gestão de 2014-2016, criador e Coordenador, ao lado de Paulo Merisio, do Dinter UNIRIO-UFU.

No Município e no Estado do Rio de Janeiro, passou-se, nas últimas três décadas de uma situação inicial na qual havia praticamente a Escola de Teatro da UNIRIO como a única que oferecia Cursos de Graduação em teatro, nas modalidades de Licenciatura e de Bacharelado (com quatro terminalidades ou habilitações, que eram as de Interpretação, Direção Teatral, Cenografia e Teoria do Teatro), juntamente com a habilitação em cenografia e indumentária do Curso de Belas Artes na UFRJ, para chegar hoje a uma situação na qual há diferentes cursos superiores em teatro dentro de instituições públicas e privadas, situação na qual o PPGAC da UNIRIO já convive com programas de pós-graduação mais jovens. Nesse percurso de crescimento do ensino de graduação e de pós-graduação no campo do teatro ou, numa acepção mais ampla, das artes cênicas, no Rio de Janeiro, o PPGAC UNIRIO desempenhou um papel de fundamental e de inequívoca importância, formando uma grande maioria dos mestres e doutores em teatro, que se fixaram, ao lado de colegas pesquisadores provenientes de outros ambientes formativos nacionais e internacionais, em diferentes instituições, passando a atuar em cursos não só prioritariamente voltados para o teatro, mas também voltados para as artes visuais e para o âmbito artístico interdisciplinar. Se no plano municipal e estadual, a contribuição do PPGAC para a formação de mestres e doutores responsáveis por alavancar a área é evidente, ela também se faz sentir em esfera nacional, havendo em instituições sediadas nas diferentes regiões, do norte ao sul do país, mestres e doutores formados pelo Programa da UNIRIO, dentre os quais alguns têm exercido importantes funções político-administrativas (como a de diretores de escolas ou institutos e de pró-reitores), além das acadêmicas (coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação).

O PPGAC da UNIRIO tem um histórico de docentes engajados nos destinos institucionais da Universidade de que faz parte, tendo tido 2 Vice-Reitores (José Dias, de 2000 a 2004, e José Da Costa, de 2011 a 2015), uma Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Ana Maria de Bulhões-Carvalho) e dois Decanos do Centro de Letras e Artes – CLA (Maria Helena Werneck, de 2000 a 2005, e José Da Costa, de 2009 a 2011), além de inúmeros chefes de Departamento, Coordenadores de Curso de Graduação e Diretores de Escola (a exemplo de Tania Brandão, Maria Helena Werneck e José Da Costa). O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIRIO do período 2012-2016 foi consolidado por Comissão presidida pelo atual Coordenador do PPGAC. Por fim, pode-se registrar também que a participação de Professores do Programa nos Conselhos Superiores da Universidade é intensa. Dentro da Instituição, o fortalecimento do PPGAC acompanhou a consolidação da pós-graduação na Universidade, que tinha quatro Programas de Pós-Graduação no momento da criação do PPGAC e hoje conta com 26 PPGs, dentre os quais ainda é significativa a liderança do PPGAC ao lado do PPGM (Programa de Pós-Graduação em Música), como os Programas da UNIRIO com maior nota em avaliações da CAPES.  A participação mais geral na vida da Universidade dá a muitos dos professores do Programa em Artes Cênicas uma visão e uma compreensão amplas de eventuais dificuldades que se apresentam nos processos formativos e de gestão em todos os níveis do ensino e da pesquisa, ampliando, em decorrência desse conhecimento, a capacidade do corpo docente do PPGAC para a intervenção e resolução de problemas no cotidiano dos processos acadêmicos e administrativos envolvidos com o percurso dos seus estudantes de Mestrado e de Doutorado.  

O PPGAC reúne hoje um corpo docente amplo e um conjunto complexo de pesquisas, no que tange a seus objetos, a suas metodologias e a suas perspectivas epistemológicas. Considerando o conjunto dos projetos nelas reunidos, as Linhas de Pesquisa tanto explicitam uma abordagem fundamentalmente interdisciplinar da arte e do teatro, quanto mantêm um foco prioritário sobre o estudo das artes cênicas, de suas práticas, suas problemáticas e procedimentos. No corpo docente do PPGAC, encontram-se hoje tanto jovens pesquisadores, quanto doutores com longa trajetória de pesquisa e docência. Ao lado de pesquisadores que privilegiaram em suas trajetórias o percurso fundamentalmente acadêmico, encontram-se docentes pesquisadores que têm também uma trajetória de intensa participação na vida profissional, como artistas ou como críticos. Em todos esses aspectos, verifica-se a vocação institucional do PPGAC para a complexidade e a pluralidade ao lado da interdisciplinaridade no modo de agregar docentes-pesquisadores e seus projetos dentro das Linhas de Pesquisa. O ímpeto em direção ao diálogo e à formação de redes internacionais de pesquisa no âmbito da discussão teórico crítica, sócio cultural e historiográfica, ao lado da pesquisa-ação de caráter propriamente artístico ou simultaneamente artístico, social e educacional são aspectos que corroboram essa configuração complexa do PPGAC UNIRIO, garantindo as diferentes contribuições que as Linhas, Grupos, Laboratórios, Projetos de Pesquisa e as atividades de caráter extensionista podem fornecer à área e à sociedade.

 

DETALHAMENTO DA PROPOSTA E DO HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (denominação atual) foi criado em 1991, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como Programa de Pós-Graduação em Manifestações Espetaculares, quando abriu ingresso para o curso de Mestrado, enfatizando em seu nome inicial o interesse transdisciplinar pelas artes cênicas e pela cultura em suas diferentes manifestações públicas e espetaculares. Em 1993, recebeu a recomendação da CAPES, já estruturado como Programa de Pós-Graduação em Teatro, abrigando duas áreas de concentração, mantendo a perspectiva transdisciplinar, mas fazendo com que o foco nuclear sobre a arte do teatro se torne explicitado no nome do Programa. Em 2001, passa a incorporar também um curso de Doutorado em Teatro, organizando-se em três áreas de concentração e 7 linhas de pesquisa, valorizando sempre o olhar interdisciplinar e transdisciplinar, mas sem perder o foco principal sobre o estudo da criação cênico-teatral. Uma nova alteração, em 2004, reduziu a proposta a duas áreas de concentração – Teorias e Técnicas do Teatro e Teatro Cultura e Educação.

Ao completar quinze anos de existência, em 2006, a UNIRIO e o PPGT acolheram o evento máximo da pós-graduação e da pesquisa na área – o IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) – “Os trabalhos e os dias” das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações – realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2006. A organização do congresso foi liderada pela Diretoria da gestão 2004-2006, composta por docentes da UNIRIO: Maria de Lourdes Rabetti, Maria Helena Werneck, Ana Maria de Bulhões-Carvalho e, finalmente, Angel Palomero, que era egresso, tendo concluído seu Doutorado no Programa em 2005.

Durante o ano de 2007, com a participação de docentes e discentes de seu Colegiado, o Programa passa por uma nova estruturação que possibilita a renovação de sua proposta, agora aglutinando seis linhas de pesquisa, organizadas de modo a contemplar a quantidade e a abrangência das investigações desenvolvidas por docentes e por alunos no último triênio. Em 2008, o PPGAC sofreu nova reformulação estrutural acadêmica, na qual as áreas de Concentração e Linhas de pesquisa foram reconfiguradas, de modo a abrigar mais coerentemente as pesquisas realizadas por seus professores permanentes e colaboradores. Em apoio a esta reforma, ainda em 2008, foi criado o Regulamento do PPGAC, aprovado no Conselho de Ensino de Pesquisa (CONSEPE) e baseado no Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu da UNIRIO, instituído em julho de 2008. A implantação do Regulamento do Programa, que atualizou o antigo caderno de normas do Curso de Mestrado e do novo Curso de Doutorado, implantados em 2000, e de título Manual Mínimo para Mestrandos e Doutorandos, que, a partir de 2009, passou a ser apresentado, mais regularmente, para os discentes na reunião de recepção, no início de cada período letivo. Nele são explicitados os procedimentos recomendados à consecução de um bom fluxo de atividades acadêmicas, os procedimentos para estágio de docência e obtenção de bolsa.

Em 2011, foi feita uma revisão no Regulamento. Houve a fusão das Linhas de Pesquisa Processos de Formação e Atuação Cênica (PFA) e Processos Cênicos Educacionais (PCE), resultando na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Educacionais (PFE), o que fez com que o Programa passasse a ter 5 Linhas de Pesquisa: além de PFE, as outras Linhas de Pesquisa nesse momento eram “História e Historiografia do Teatro” (HHT), “Poéticas da Cena e do Texto Teatral” (PCT), “Estudos da Performance e Discursos do Corpo e da Imagem” (PCI), e “Processos e Métodos da Criação Cênica” (PMC). Em 2011, foi também criada a modalidade Estágio de Orientação, em que os pós-doutorandos que desenvolvem projetos de longa duração (PRODOC e CAPES/FAPERJ) podem se exercitar, em conjunto com o seu supervisor, em atividades de orientação. Em 2015, verificou-se a modificação nos títulos, siglas e ementas de duas das 5 linhas de pesquisa, a antiga “História e Historiografia do Teatro” (HHT) se torna “História e Historiografia do Teatro e das Artes” (HTA) e a antiga “Estudos da Performance e Discursos do Corpo e da Imagem” (PCI) passa a se chamar “Performance: Corpos, Imagens, Linguagens e Culturas”, mantendo a sigla anterior (PCI).

Durante os períodos de concepção, recomendação e paulatina consolidação, até se tornar referência nacional e internacional na área das artes cênicas, o Programa foi coordenado pelos seguintes professores: José Luiz Ligiéro Coelho, Maria Heloisa Toledo Machado, Ângela Materno, Maria Helena Vicente Werneck, Maria de Lourdes Rabetti, Ana Teresa Jardim Reynaud, Ana Maria Bulhões de Carvalho, Lidia Kosovski, Paulo Merisio e André Gardel. Atualmente, o Prof. Dr. José Da Costa acumula os cargos de Coordenador do Programa e do Curso de Doutorado e a Profa. Dra. Ana Maria de Bulhões-Carvalho é a Coordenadora do Curso de Mestrado Acadêmico. Além do Colegiado (composto por todos os docentes, por representantes discentes e pelo Secretário), o Programa conta também com a Comissão Executiva, formada pelos Representantes das Linhas de Pesquisa e dos estudantes do Mestrado e do Doutorado. Além desses órgãos deliberativos, o Programa tem as seguintes funções executivas: o Coordenador do PPGAC e seu substituto eventual, além dos Coordenadores dos Cursos de Doutorado e de Mestrado e seus respectivos substitutos eventuais. Habitualmente, o Coordenador do Programa tem assumido também a Coordenação do Doutorado.   

No final do ano de 2013 foi criada uma Comissão de Reestruturação do PPGAC, composta pelos professores doutores Ângela Materno, Maria Helena Werneck, André Gardel, Ana Maria de Bulhões-Carvalho, Zalinda Cartaxo, Maria de Lourdes Rabetti e José da Costa Filho com a finalidade de localizar problemas e sugerir soluções junto ao Colegiado Pleno.  A Comissão de Reestruturação surgiu da necessidade de analisar as apreciações sobre o PPGAC UNIRIO contidas na última avaliação trienal da Capes (2010-2012), do imperativo interno de auto-avaliação do Programa. No ano de 2016, houve novo investimento político do Programa para o fortalecimento da Comissão de Reestruturação, com melhor especificação do papel já importante que ela havia desempenhado em termos de avaliação interna entre os anos de 2013 e 2014. O Programa deliberou que a Comissão teria a finalidade de realizar a análise e autorreflexão da prática pedagógico-acadêmica do Programa a fim de sugerir elementos para o planejamento estratégico do PPGAC, para a eventual reformulação de sua organização interna, inclusive quanto à Linhas de Pesquisa, buscando aumentar a efetividade e eficácia dessas últimas, no que tange à coerência interna e à melhoria constante de resultados no âmbito da formação e da produção intelectual, ao aumento do equilíbrio entre os docentes quanto ao número de orientandos de cada um deles, bem como quanto à produção intelectual do conjunto dos professores e à periodicidade de oferta de disciplinas por cada um deles. A composição da Comissão foi definida do seguinte modo: Professores José da Costa (como Coordenador do PPGAC e do Doutorado), Ana Maria de Bulhões-Carvalho (como Coordenadora do Mestrado), além das Professoras Angela Materno e Zalinda Cartaxo e do Professor Leonardo Munk. Decidiu-se que a Comissão teria o mandato de um ano, podendo haver prorrogação desse período, para que a Comissão leve a bom termo suas incumbências, que são as que se seguem:  1) organizar procedimentos participativos para a efetivação de avaliação interna do PPGAC, 2) elaborar planejamento de curto e de médio prazos para o Programa, 3) coordenar ações efetivas de reestruturação coerentes com os resultados das avaliações prévias, bem como dos planejamentos de curto e médio prazos elaborados pela Comissão e devidamente aprovados pelo Colegiado.

Além da recomposição e fortalecimento da Comissão de Reestruturação, foi criada, também no ano de 2016, a Comissão de Diagnóstico Coleta/Sucupira, cuja composição é a que se segue: José Da Costa (Como Coordenador do Programa e do Doutorado), Ana Maria de Bulhões-Carvalho (como Coordenadora do Mestrado), juntamente com os Professores Paulo Merisio, Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), Ricardo Kosovski e Vanessa Teixeira. A Comissão de Diagnóstico Coleta/Sucupira ficou responsável por assessorar a Coordenação em relação ao objetivo de melhorar a fidedignidade dos dados do Programa e da produção intelectual dos seus docentes e discentes na Plataforma Sucupira, de modo a viabilizar a visão mais adequada do Programa. Essa Comissão ajudou a construir estratégias para que os docentes conhecessem melhor seus dados constantes na Plataforma e compreendessem a importância de apurar a qualidade do lançamento de informações em seus currículos Lattes, para que elas sejam importadas da forma mais eficiente possível da Plataforma Lattes para a Sucupira. Tais estratégias favoreceram a retificação de dados referentes à produção intelectual do PPGAC dos anos de 2013, 2014 e 2015, como se espera também que ajudem a melhorar o registro dos dados da produção intelectual do PPGAC referentes a 2016 e aos anos que se seguirão.

Essas duas Comissões ampliam o número de docentes envolvidos com uma visão geral do Programa e ajudam a consolidar métodos participativos e coletivos de gestão acadêmica do PPGAC. Considerando a composição de ambas, foram oito professores que foram levados a ter conhecimento mais aprofundado dos conteúdos da última avaliação trienal do Programa, dos documentos de área de 2013 e de 2016/2017, dos pontos em que o Programa pode melhorar etc. Mesmo tendo parcialmente as mesmas fontes de informação sobre as quais deve trabalhar, as duas Comissões se diferenciam uma da outra por suas funções e objetivos. Uma delas tem caráter projetivo e a outra tem a função de diagnóstico de problemas relativos aos dados do Programa na Plataforma Sucupira, para melhorar tanto a realidade da produção segundo parâmetros específicos (relativos à abrangência, ao impacto etc), quanto a clareza de seus registros nas Plataformas Lattes e Sucupira.

Ainda dentro da política adotada pelo Programa, no sentido de aprofundar os métodos participativos de gestão, reforçou-se a Comissão de Bolsas também no ano de 2016, Comissão essa cuja composição é de cinco membros (os dois Coordenadores de Curso, o do Mestrado e o do Doutorado; os dois representantes discentes, o Mestrado e o do Doutorado; um docente indicado pelo Colegiado) e cujo trabalho de revisão de critérios para a concessão de bolsas e para o acompanhamento acadêmico dos bolsistas foi estimulado. A prática da gestão participativa por meio das diferentes Comissões tem favorecido o aprofundamento do debate sobre eventuais dificuldades e problemas do Programa, sobre a política de credenciamento, descredenciamento e suspensão temporária de credenciamento docente, sobre avaliação interna e atualização do projeto político-institucional e acadêmico do Programa como práticas contínuas.   

Tomando-se como referência o ano de 2016, o Programa, que conta, em seu corpo docente de 38 professores entre colaboradores e permanente, apresenta um total de 9 laboratórios; quinze Grupos de Pesquisa cadastrados, com sede na UNIRIO e liderados por docentes do PPGAC; 49 projetos de pesquisa docentes cadastrados na Plataforma Sucupira; e, ainda, projetos de extensão. Contam-se também 8 estagiários de pós-doc desenvolvendo projetos no PPGAC com e sem bolsa, alguns deles sendo docentes de universidades públicas de outros Estados, como indicado no item “Estrutura Curricular” a respeito dos projetos de pesquisa. No quadriênio 2013-2016, O PPGAC contou, em seu corpo docente, com 7 professores bolsistas de Produtividade (Pq-CNPq), entre os níveis 2 e 1 A, passando pelo 1 C. Também utilizando como referência o ano de 2016, há o registro de 13 itens de intercâmbios internacionais/ convênios e uma série significativa de ações de internacionalização. A relação com a graduação, além da docência em disciplina, se dá pelas 73 orientações de alunos de graduação com diferentes modalidades de bolsa ou em Trabalhos de Conclusão.

A principal experiência de publicação do PPGAC que é a da Revista O Percevejo, que começou como periódico impresso criado no Departamento de Teoria do Teatro e, tornou-se digital, em dado momento da história de sua edição, a partir de avaliação de que seria preciso substituir a publicação impressa de O Percevejo, que era anual e muito custosa pela modalidade digital. Por meio da publicação de Opercevejoonline, o PPGAC mantém também sua política de visibilidade no campo institucional e dentro da área de Artes e Música, além de colaborar com a divulgação de pesquisas e com o debate científico e artístico na área. O PPGAC UNIRIO publica Opercevejoonline há sete anos, como revista eletrônica, abrigada pelo Portal de Periódicos da UNIRIO, com editores convidados. Tendo chegado a ser avaliado como Qualis A1, em 2012, o periódico que busca corresponder às recomendações do Qualis Periódico, com núcleo temático, com a colaboração de uma Comissão editorial formada por Professores do PPGAC e um Conselho consultivo nacional e internacional, deparou-se com dificuldades associadas à manutenção da periodicidade em 2014. Entretanto, houve mobilização imediata do Colegiado e a criação de um grupo de trabalho de acompanhamento para a superação da dificuldade e retomada da periodicidade semestral da revista. Ao longo da história de O Percevejo, se destaca o papel desempenhado pela Professora Ana Maria de Bulhões-Carvalho como sua Editora Executiva.

Dentre as experiências inovadoras de formação que o Programa se esmerou em manter e aprofundar, desde o ano de 2013, destacam-se o planejamento e a oferta de disciplinas, de forma regular ou na forma concentrada, com a participação de professores vinculados a instituições internacionais e reconhecidos por sua trajetória de pesquisadores na área das artes cênicas ou em áreas afins; bem como as orientações de doutorado em regime de cotutela, as ações voltadas a facilitar e estimular a presença de mestrandos e doutorandos estrangeiros em estágios de pesquisa e formação (mobilidade estudantil internacional).

Ressaltamos a significativa procura, pelo nosso Programa, de candidatos de vários Estados do Brasil e do exterior, tanto para o Mestrado, quanto para o Doutorado, em decorrência possivelmente do fato de que  o PPGAC UNIRIO, reconhecidamente, contempla de modo bastante amplo, a partir das suas Linhas, interesses de pesquisa voltados para aspectos distintos das artes cênicas e de suas relações com outros campos expressivos (como as artes visuais, a arquitetura, a dança, a literatura, o cinema, a performance e as culturas populares).

É preciso destacar aqui a proposta de criação do Mestrado Profissional, surgiu inicialmente para que ele fosse um terceiro curso do PPGAC, ao lado do Mestrado Acadêmico e do Doutorado. Essa proposta emerge e se amadurece no Colegiado do PPGAC durante o período de 2010-2012. Logo, o Colegiado do PPGAC se daria conta de que, administrativamente (conforme as orientações da CAPES), seria preciso separar o Curso de Mestrado Profissional em um Programa distinto. Em 2012, foi aprovado o Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, em decorrência da iniciativa exitosa de um conjunto de professores do PPGAC, liderados pelo então Coordenador, Professor Paulo Merisio, e em meio a um contexto auto avaliativo interno do Programa. O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, alocado no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Artes Cênicas e voltado para o atendimento de uma demanda de formação em nível de pós-graduação por parte de professores do ensino fundamental e médio havia surgido, porém, no interior do PPGAC em meio a vários debates internos, como um dos primeiros cursos de mestrado profissional no país. Naqueles debates do PPGAC, anteriores à criação do Mestrado Profissional, sempre se destacaram alguns pontos: 1) a constatação da necessidade de o nosso Programa atender a demandas formativas que eram expressas há muitos anos pelos professores das redes estadual e municipal por meio de suas entidades representativas, como também encampadas pelos discursos das secretarias de educação; 2) a percepção de que os perfis diferenciados de atuação dos membros do corpo docente permanente do Programa, ora mais centrados em pesquisa acadêmica já consagrada, ora mais voltados para a pesquisa-ação direcionada para o ambiente cultural e social externo à Universidade poderiam, sem criar dicotomias e fronteiras rígidas, levar a uma revitalização da atuação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Para se ter uma ideia da imbricação dos dois Programas, o PPGAC e o PPGEAC, basta lembrar os seguintes aspectos: 1) o corpo docente do PPGEAC é formado em sua quase totalidade por professores do quadro permanente do PPGAC; 2) muitas vezes, as disciplinas eletivas dos alunos do Mestrado Profissional são cursadas no PPGAC; 3) o atual Coordenador do Mestrado Profissional desde sua implementação até 2017, Professor Paulo Merisio, era o Coordenador do PPGAC no momento de criação do PPGEAC. Portanto, pode-se, sem sombra de dúvida, afirmar que, pelo menos, por meio do empenho docente dos professores que integram os dois Programas, o Mestrado Profissional (PPGEAC) ilustra como o tema da integração com o mercado de trabalho e com a sociedade embasou os processos de planejamento, de transformação/inovação de práticas formativas, bem como de visão de futuro do PPGAC a partir, pelo menos, do ano de 2010, tema esse que continua tendo repercussão efetiva no empenho de parte dos seus docentes, que são, pelo menos, aqueles que integram o PPGEAC, mantendo-se também como docentes permanentes do PPGAC.

A Secretaria, por meio do funcionário técnico administrativo responsável, Senhor Marcus Vinícius Rosas, garante o atendimento aos estudantes, professores e aos cidadãos interessados; se responsabiliza pela armazenagem e registro de informações e dados do Programa, o que representa uma contribuição fundamental para o preenchimento dos módulos da Plataforma Sucupira; assessora a Coordenação e as Comissões de Reestruturação, de Diagnóstico / Sucupira, de Bolsas, de Revalidação de Diplomas, Executiva, bem como as comissões avaliadoras e de recursos dos processos seletivos discentes (Mestrado e Doutorado), prestando informações, organizando dados, participando dos debates sobre os temas importantes para a melhoria da gestão e da produção acadêmica do Programa.