Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Figuras Sonoras e Ressonâncias visuais: voz, imagem e escuta na escrita teatral dos séculos XX e XXI.

Figuras Sonoras e Ressonâncias visuais: voz, imagem e escuta na escrita teatral dos séculos XX e XXI.

Coordenadora: Angela Materno

Descrição: O objetivo principal da pesquisa é analisar comparativamente diferentes modos como a instância da voz e a dimensão da escuta inscrevem-se em obras teatrais dos séculos XX e XXI, transformando não apenas o modo de significar das imagens, mas também a própria configuração da escrita teatral. Desdobra-se daí, portanto, um outro objetivo: pensar como a noção e a experiência da imagem podem ser abordadas a partir de figuras e categorias pertinentes ao campo das reflexões sobre a voz e a escuta. Para além da pregnância do paradigma visual presente nas investigações sobre a imagem, e sem descartá-lo, pretende-se aqui abordá-la a partir de suas configurações rítmicas, repetições, cadências, ecos e ressonâncias. A noção de voz será trabalhada não apenas como matéria sonora, mas também e, principalmente, como o lugar em que se funda a enunciação, isto é, como o lugar em que a linguagem tem lugar. A análise das formas de presença da dimensão da escuta na escrita teatral implica no estudo das relações e tensões entre palavras e música, sonoridades e ruídos, som e sentido. A noção de escrita teatral será tratada de forma ampliada, incluindo textos, cenas, imagens, atuações e teorizações. Serão estudadas, inicialmente, as escritas de Samuel Beckett, Marguerite Duras e Peter Handke, autores cujas obras constituem-se no trânsito ou mesmo no limiar entre diferentes gêneros, linguagens e meios - teatro, literatura, rádio, cinema, ensaio. Este projeto está cadastrado no Departamento de Pesquisa da UNIRIO: P0084/2015.