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Espetacularização, Teatralidade e Sociedade.

Coordenador: Ricardo Kosovski

Descrição: Tomando-se a testralidade coomo paradigma de nosso projeto, partimos da perspectiva de que nesta esfera resida uma grande riqueza, variedade e densidade de material expressivo. Tomemos como referência, o estatuto do teatro como manifestação mais visível de uma teatralidade pura: serve-se tanto da palavra quanto de sistemas não-linguísticos de significação. Utiliza signos auditivos e visuais e inscreve os sistemas de signos destinados à comunicação cotidiana entre as pessoas. Vale-se de signos tomados em todas as partes : na natureza, na vida social, nas diversas ocupações humanas. Praticamente não há sistema de significação que não possa ser empregado no campo do teatro. É a possibilidade de espelhar, recriar, ressignificar. A teatralidade percebida como tal, estabelece um contexto de posturas críticas, relevantes para a sociedade. Nossos objetivos parte de duas questões qe fundamentam o Projeto : 1- Seria a teatralidade uma base matricial de certos processos sócio-comunicacionais? E considerando-se esta base matricial como espaço de reflexão, poder-se-ia estabelecer deste conceito de teatralidade um campo de especificidade perceptiva de determinados eventos, possibilitando-se desta maneira a criação de novos olhares produzidos a partir deste modo singular de leitura, apreeensão e relação com o real ? 2 - Seria a teatralidade um campo de manifestação de variadas formas de espetáculos da vida sócio-político-comunicacional ? Partindo destes pressupostos, pretendemos apresentar um exame que ofereça sentidos para melhores relacionamentos qualitativos com a contemporaneidade, procurando articular os variados campos conceituais trazidos à tona, a partir das esferas da Teatralidade, da Comunicação e do Espetáculo. Intentamos uma pesquisa que estabeleça diálogos comparados interdisciplinares, deflagadores de resultantes cognitivas que, por sua vez, traga contribuições efetivas e novos saberes às áreas de investigação pertinentes.