Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Animação na encruzilhada das artes: o desenho animado entre a imagem e a cena

Animação na encruzilhada das artes: o desenho animado entre a imagem e a cena

Coordenadora: Laura Erber

Descrição: O projeto aborda o período de emergência da animação, quando personagens de desenhos animados passaram a rivalizar com atores reais, em geral cômicos dotados de forte gestualidade e expressividade fisionômica. Situando o fenômeno da animação no contexto moderno da industrialização, e considerando as relações entre a animação, a crise da representação na pintura, a caricatura como modalidade do pensamento plástico e as formas nascentes de espetáculo de massas, o projeto analisa as oscilações entre um modelo plástico-visual e um modelo cênico, interrogando fatores estéticos e técnicos determinantes na estabilização das pesquisas visuais no campo da animação, o que ocorre em meados da década de trinta. O desenho animado recoloca em discussão o relacionamento entre as artes da cena (teatro, circo, espetáculos de rua) e as artes da imagem (desenho, pintura, caricatura) e perturba o esquema dicotômico que vem caracterizando a historiografia do cinema, pautada pela oposição entre visualidade plástica, sensorial, poética, ligada à autonomia moderna do signo plástico, em suma, uma visualidade que se autodefine como antirrepresentacional e antinarrativa e a defesa do cinema como arte popular, ligada ao circo, à magia, aos espetáculos de variedades. Por último, a pesquisa visa refletir sobre o contraste entre as práticas artísticas e o discurso crítico e histórico hegemônico, estruturado em uma visão marcadamente dicotômica da experiência estética moderna, entendendo-a como um jogo de forças contraditórias e excludentes (arte versus entretenimento, cinema versus teatro, artes da cena versus artes da imagem) evidenciando os insistentes e importantes processos de reabsorção e reelaboração de uma arte pela outra que tais discursos acabaram por obliterar.