Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Teatros da América Latina - Equipe Brasil

Teatros da América Latina - Equipe Brasil

Coordenadora: Profa. Dra. Doris Rollemberg
Departamento de Cenografia 

 

O projeto Teatros da América Latina é espelhado na pesquisa Theatre Architecture in Central Europe (TACE[1]), pretendendo cartografar os mais significativos teatros da América Latina do período colonial ao século XX.

Objetiva inventariar uma importante coleção a partir do levantamento e da catalogação dos espaços teatrais latinos americanos com relevância arquitetônica e/ou histórica.

Compõe, portanto, um importante e fundamental acervo inédito que reunirá e organizará a história desses espaços analisados através de desenhos, plantas e fotografias.

Pretende ainda, identificar pesquisas já existentes sobre as edificações teatrais analisadas, elencando também investigações de outros teatros não estudados na pesquisa. 

A investigação será desenvolvida ao longo de três anos e conta com a participação de professores-arquitetos-cenógrafos do México, América Central e Caribe, Venezuela, Colômbia; Bolívia e Peru, Argentina; Chile, Paraguai; Uruguai e Brasil que coordenarão suas equipes em seus países.

O projeto foi apresentado no OISTAT SEVILLE 16 MEETING em Sevilla (http://www.oistatsevilla16.com) promovida pela OISTAT Espanha em outubro de 2016.

É importante destacar que realizamos poucas trocas de informações e de conhecimentos entre os países da América Latina, o que deve ser promovido, estimulado e ampliado. Soma-se ainda, uma interessante característica do projeto: teremos interlocutores sediados na Europa (Espanha, Portugal e República Tcheca). 

Destacamos, portanto, a significativa iniciativa da pesquisa que propõe distintas perspectivasPossibilidades diversas de olhares para o tema por estarmos diante de um projeto com pesquisadores de diferentes países com características muito diferentes entre si.

Assim, a formação dessa rede possibilitará desdobramentos, para além do proposto inicialmente pela pesquisa, podendo promover parcerias entre Universidades como seminários e intercâmbios.

 

RELEVÂNCIA CIENTÍFICA

A pesquisa forma um repertório multidisciplinar de dados para o conhecimento e utilização de todos ao criar uma página trilíngue na web.  

É evidente que temos um limitado banco catalogado de vocábulos específicos do espaço teatral, além da inexistência de um conjunto que reúna diversas informações sobre os teatros latinos americanos. Sendo, consequentemente, necessária e relevante a sua investigação. 

O trabalho de ordenação de um vocabulário específico trilíngue aplicado ao projeto cenográfico e ao espaço teatral já vem sendo desenvolvido por diversos arquitetos, cenógrafos e professores ligados a OISTAT e a Quadrienal de Praga. Tenho contribuído com as traduções para o português.

A pesquisa Teatros da América Latina trata-se, primeiramente, de um levantamento das questões projetuais e historiográficas dos espaços teatrais selecionados. Entretanto, o estudo vai além, ao propor o cruzamento de subsídios de diferentes ciências ou matérias enriquecendo a investigação para além do levantamento de um inventário de dados e terminologias de projeto. 

O projeto ilumina o que se encontra disperso ao inventariar pesquisas já realizadas na área possibilitando que esse conhecimento possa ser transferido e utilizado para o processo de criação de novos estudos, ou ainda, como fundamentação de projeto para estudos dos espaços teatrais. 

A investigação ao organizar, ordenar e analisar os espaços teatrais constrói uma potente ferramenta de instrumentalização que pode ser deslocada e aplicada para o estudo da cenografia, da arquitetura e da história.  

Com a finalidade de ampliar a ótica desse inventário, pretendo, como Coordenadora de projeto da Equipe Brasil, solicitar artigos e/ou estudos gráficos aos pesquisadores-cenógrafos, pesquisadores-arquitetos que já tenham trabalhos e pesquisas nesse tema. Sabemos que podemos contar com um expressivo material já existente.

Dessa maneira, busco promover o diálogo, travando uma discussão livre, onde a investigação possa apresentar diversas perspectivas.

A catalogação estará embasada em diferentes áreas de conhecimento e a formação desse conjunto servirá, ainda, de alicerce para tecermos uma importante rede com os pesquisadores-professores da América Latina.

A criação da página na web propõe um espaço de pesquisa colaborativo que busca provocar e estimular o desenvolvimento um local dedicado à geração do saber, através de um sistema assimétrico e sensível. Interessa-me a disseminação das ideias e o uso de outras metodologias.

Construindo, portanto, um legado mutidiciplinar que estimule o interesse pela representação gráfica dos espaços. Disciplina que ministro no Bacharelado de Cenografia e Indumentária.

Que possamos produzir cultura e obras, igualmente, como produzimos conhecimento. Essa é a filosofia que move o artista-pesquisador. Aquele que persegue constantemente a criatividade e a inovação.

 

Alguns membros da equipe de pesquisa. 

 

Dr. José Manuel Castanheira.  Arquiteto, cenógrafo e pintor. 
Doutor em cenografia pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa onde é professor desde 1982. É também professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Presidente da APCEN, Associação Portuguesa de Cenografia (2012- 2016). 

José Luis Ferrera, Presidente da Associação OISTAT – Espanha. Arquiteto especialista em arquitetura teatral e restauração. De 1974 a 1986, trabalhou como arquiteto-chefe no escritório de inspeção de arquitetura e de equipamentos teatrais durante a construção do Teatro Teresa Carreño em Caracas. Em 1989 foi gerente de projetos para a remodelação e mecanização do projeto de palco do Teatro Colón, em Buenos Aires. 

Dr. Marcelo Jaureguiberry – Argentina. Arquiteto, cenógrafo.Doutor em Filologia Espanhola, menção de teatro na Universidade de Valência, Espanha. Bacharelado em teatro na Universidade Nacional do centro da província de Buenos Aires (UNICEN) Professor titular de cenografia da Faculdade de Arte, UNICEN. Professor e coordenador do Mestrado em teatro, menção Design cênico na Faculdade de Arte, UNICEN. Diretor do Instituto de estudos cenográficos nas artes cênicas e audiovisual (INDEES), UNICEN.

Ms. Claudia Suarez, Chile, Cenógrafa pela Universidade do Chile. Doutoranda em Investigação dos Estudos Teatrais da Escola de Doutorado ED-267 Arts & Media da Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle. Docente nas carreiras de teatro e de cinema na Universidade Católica do Chile, na Universidade de Valparaíso e na Universidade Playa Ancha em Valparaíso.

Ms. Daniela Bouret, Uruguai.  Mestre em Ciências Humanas com licenciatura em Ciências históricas, graduada pela Faculdade de Ciências Humanas e Ciências da Educação da Universidade da República. Recebeu vários prêmios como mentora na Vital Voices. Recebeu ainda, os prêmios Cámara del Libro, o Reconhecimento da ONU mulheres, o Mulher do ano, e as bolsas liderança do departamento de Estado EUA e bolsa da Agencia de Investigação ANII. Docente da UDELAR.

Dr. Óscar Armando García, México. Doutor em História da Arte pela UNAM, mestre em História pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, possui graduação em Literatura Dramática e Teatro pela UNAM. É Professor dos cursos de Teatro mexicano, Teatro latino-americano e Teatro medieval da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM e dos Cursos de pós-graduação em Letras e História da Arte na mesma Universidade. Foi professor da Escola Nacional de Arte Teatral de INBA, da Universidade Ibero-americana e professor convidado do Institut de Teatre de Barcelona e da Universidade de Perpignan, França. É professor da Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Veracruzana. É pesquisador Nível I do SNI, diretor fundador do Centro de Investigaciones Escénicas de Yucatán (CINEY) do Instituto de Cultura de Yucatán e presidente da Asociación Mexicana de Investigación Teatral AMIT (2005-2009).



[1] - O resultado do TACE pode ser conhecido em importantes sites e na publicação organizada por Igor Kovacevic, em 2010, Beyond Everydayness: Theatre Architecture in Central Europe Hardcover. - www.theatre-architecture.eu/project-archive.html; www.theatre-architecture.eu/about-tace.html; https://www.facebook.com/TACE-Theatre-Architecture-in-Central-Europe-192031846147/  

A coordenação do site e do projeto do TACE é de Ondrej Svoboda, Diretor adjunto do Instituto de Teatro - ATI de Praga, sendo Jan K. Rolnik o assessor do projeto. Ambos trabalharão na digitalização da pesquisa Teatros da América Latina. Participaram, inclusive, das reuniões de trabalho e da mesa de apresentação do projeto ocorrida em Sevilla16.