Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / docentes / Doris Rollemberg

Doris Rollemberg

 

Coordenadora Substituta do Bacharelado em Cenografia e Indumentária

Lotação: Departamento de Cenografia 

 

Curso em que leciona:

• Bacharelado em Cenografia e Indumentária

Disciplinas que leciona na graduação:
• Representação gráfica I
• Representação gráfica II

Projeto de pesquisa:
• Teatros da América Latina - Equipe Brasil

• Grafismos

 Projeto de extensão:

Cenografia para todos

Currículo Lattes  •  

 

Doris Rollemberg é cenógrafa, arquiteta (UFRJ) e professora no departamento de Cenografia da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

É professora colaboradora do Posgrado de la Facultad de Arte de Tandil, Unicen. Maestría en Teatro de la Facultad de Arte de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina.

Doutora em Teatro pelo PPGAC - UNIRIO, onde também defendeu dissertação de Mestrado.

Foi Co-Curadora da Representação Brasileira na 13º Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance (PQ’15), além de autora do projeto Expográfico da Seção dos Países e Regiões da Representação Brasileira.

Expos a maquete-objeto Grafismos na Mostra World Stage Design 2013 (WSD13) em Cardiff no País de Gales.

Foi artista convidada da Mostra Nacional Brasileira na Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico. A Mostra nacional ganhou o Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal de Praga. A exposição foi apresentada em São Paulo na FUNARTE em dezembro de 2011, seguiu em 2012 para o Festival Internacional de Salisbury no Reino Unido e fez parte do evento Ano do Brasil em Portugal no MUDE - Museu do Design e da Moda de Lisboa em 2012.

Participou como palestrante no segmento Historiografias, Teorias e Colaborações da PQ Talks na Quadrienal de Praga 2019 (PQ’19) na cidade de Praga, República Tcheca. A comunicação recebeu o títuloHow can we write about historiography and memory of the theatrical spaces in Latin America?”. A mesa foi composta por José Luís Ferrera, Claúdia Suarez e Doris Rollemberg.

Recebeu o Prêmio Shell de Teatro em 2019 pela cenografia de A última aventura é a morte do diretor Miguel Vellinho.

Em 2021, recebeu o prêmio pela Direção de Arte do longa-metragem Lima Barreto ao terceiro dia do diretor Luiz Antônio Pilar no Festival CINEPE, Recife - Pernambuco.

É autora do livro As asas do inventor. Considerações a partir da obra de José Manuel Castanheira da Editora Caleidoscópio de Lisboa. O livro foi lançado como parte integrante da programação do Festival de Almada, Portugal, em julho de 2022.

Escreveu o prefácio O segredo bem revelado in CASTANHEIRA, José Manuel. Um lugar para transformar o tempo. Almada, Edição Companhia de Teatro de Almada. 2023. E ainda, o posfácio Um tesoro bien desvelado in Um lugar para transformar el tempo de José Manuel Castanheira, Editora Bolchiro, Madrid, 2023.

Escreveu ainda em 2023, um capítulo em: Diversos autores. Depoimentos para a homenagem a José Manuel Castanheira. Caleidoscópio, Edição e artes gráficas, S.A. Lisboa, Portugal.2023.

 

Outras informações:

Professora Associada 3 do Departamento de Cenografia da Escola de Teatro
Membro do Colegiado da Escola de Teatro CLA/UNIRIO.
Responsável pelas disciplinas Geometria descritiva e Desenho Técnico.
Membro da Comissão de matrícula – UNIRIO.
Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária.
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária – set/2014 a set/2015. Implantação do Curso 416 em 2014/2.
Responsável por receber a Comissão do MEC para avaliação do Curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária em maio de 2015.