Bolsas e Auxílios de Graduação
Quais são as bolsas que a UNIRIO oferece para os estudantes de graduação?
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):
- Monitoria
 - Programa de Educação Tutorial (PET)
 - Programa de Tutoria Especial da UNIRIO (PROTES)
 - Programa de Acompanhamento de Discente de Graduação (PRADIG)
 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
 - Bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G):
 - Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES
 - Bolsa Mérito.
 
Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI):
- Iniciação Científica (IC)
 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):
- Bolsas de Extensão
 - Bolsas de Cultura.
 
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE):
- Auxílio Moradia (AM)
 - Auxílio Alimentação (AA)
 - Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA)
 - Bolsa Permanência (estudantes indígenas e quilombolas).
 
Como faço para concorrer a uma bolsa da PROGRAD?
Fique atento às datas dos editais de seleção dos projetos: http://www.unirio.br/pro-reitorias-1/prograd/editais
Em alguns deles, como no PRADIG, por exemplo, você pode se inscrever diretamente; em outros, você deve ser selecionado pelo professor coordenador do programa.
Como ingressar na Iniciação Científica ou no PIBITI?
Para um aluno ingressar na Iniciação Científica na Universidade é necessário seguir os passos indicados:
- Acesse o Portal de Pesquisa: http://sistemas.unirio.br/projetos/ e busque os projetos da Unidade pela qual se interessa.
 - Entre em contato com o professor (por e-mail), informando seu interesse em ingressar nos estudos como bolsista de Iniciação Científica.
 
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Diretoria de Pesquisa (pesquisa@unirio.br).
Como obter uma bolsa de Extensão ou Cultura?
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura não faz a seleção de bolsistas. Anualmente é publicado edital destinado a distribuir as bolsas entre os programas/projetos de extensão. Cabe ao coordenador do programa/projeto selecionar e indicar o bolsista. Assim, o aluno interessado na bolsa de extensão deve procurar o coordenador responsável.
Como conseguir uma bolsa ou auxílio da PRAE?
Todas as bolsas e auxílios oferecidos pela PRAE são regidos pelo DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010 e têm, fundamentalmente, perfil socioeconômico.
- Para se inscrever o estudante deverá aguardar a abertura dos Editais: http://www.unirio.br/pro-reitorias-1/prae/editais-bolsas-e-auxilios.
 
- Programa de Bolsa Permanência MEC: http://www.unirio.br/pro-reitorias-1/prae/programa-de-bolsa-permanencia-mec.
 
Posso receber mais de uma bolsa?
Apenas os Auxílios Alimentação e Moradia podem ser acumulados com as demais bolsas. Não é permitido qualquer outro acúmulo.