Em cerimônia solene, UNIRIO concede títulos honoríficos a seis professores da EMC
A UNIRIO realizou, no dia 10 de julho, a 456ª sessão solene do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em conjunto com a 532ª sessão solene do Conselho Universitário (Consuni). Com pauta única dedicada à outorga de títulos honoríficos, a cerimônia foi realizada no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UNIRIO, professor José da Costa Filho; pela vice-reitora, professora Bruna Nascimento; pelo decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor Carlos Henrique Soares Caetano; e pelo professor Antônio Macedo D’Ácri, representando a direção da Escola de Medicina e Cirurgia.
Ao abrir a sessão, o reitor destacou a honra de homenagear professores que se notabilizaram pela dedicação à UNIRIO, em especial à Escola de Medicina e ao Instituto Biomédico. Ressaltou que a homenagem se torna ainda mais significativa por ocorrer em um momento especialmente desafiador, tanto para o país quanto para a Universidade.
“Vivemos um momento crucial para a nossa Escola de Medicina, para o HUGG e para o Instituto Biomédico, diante da proposta de fusão entre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e o Hospital dos Servidores. Em meio a tantos obstáculos — nacionais e institucionais — esta homenagem assume um significado ainda mais profundo. Vocês são verdadeiros guerreiros da saúde e da ciência. Receber essa homenagem, neste contexto, também nos alerta e inspira: é preciso nos tornarmos mais fortes, mais firmes e ainda mais comprometidos, entendendo que, mesmo nas condições mais adversas, devemos seguir sendo professores dedicados. É uma honra declarar aberta esta sessão”, afirmou.
Durante a sessão, receberam o título de Professor Emérito os professores Luiz Paulo José Marques, Denise Duprat Neves, Maria Lúcia Elias Pires e Luiz Claudio Cameron (representado por Alexandre Romeiro da Silva). Esse título é concedido a docentes que se destacaram, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério e pela produção de conhecimento, após, no mínimo, 20 anos de atuação na Universidade.
Já o título de Professor Benemérito é destinado a docentes de instituições federais que tenham se destacado pelo compromisso com o magistério ou prestado serviços relevantes à Universidade. Os professores homenageados com esse título foram Carlos Alberto Lacerda Pinto e Maria Mazzarone.
Saiba mais sobre os homenageados
Professores que receberam o Título de Professor Emérito
Luiz Paulo José Marques é médico graduado pela Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. Possui mestrado em Nefrologia pela Uerj e doutorado em Clínica Médica pela UFRJ, com formação complementar na França. Ingressou como docente na UNIRIO, onde se tornou o primeiro Professor Titular de Nefrologia. Foi responsável pela consolidação da disciplina na graduação e pós-graduação, liderando grupos de pesquisa, eventos científicos e programas de residência médica. Atuou também como coordenador da Residência Médica em Nefrologia do HUGG.
Denise Duprat Neves é médica formada pela UNIRIO, com mestrado em Pneumologia e doutorado em Clínica Médica pela UFRJ. É professora titular da disciplina de Pneumologia na UNIRIO, com atuação voltada ao ensino, pesquisa e extensão em doenças respiratórias, especialmente tuberculose, derrames pleurais e distúrbios respiratórios do sono. Participa de periódicos nacionais e internacionais e tem atuação reconhecida em sociedades científicas da área.
Maria Lúcia Elias Pires é médica formada pela UNIRIO, com mestrado e doutorado pela UFRJ na área de Clínica Médica. Professora titular aposentada da Universidade, atuou principalmente nos campos da Nutrologia, diabetes tipo 2, doenças da tireoide e síndrome metabólica.
Luiz Claudio Cameron, que não pôde comparecer à cerimônia, foi representado por Alexandre Romeiro da Silva. Graduado em Nutrição pela UNIRIO, Cameron possui mestrado e doutorado em Química Biológica pela UFRJ. Atuou como professor titular nas áreas de Genética e Biologia Molecular de 1989 até sua aposentadoria em 2024, com reconhecida atuação em bioquímica de proteínas, metabolismo celular e fisiologia do esporte. Coordenou laboratórios de referência e atuou como consultor técnico para atletas de alto rendimento, além de chefiar o Departamento de Genética e Biologia Molecular por uma década.
Professores que receberam o Título de Professor Benemérito
Carlos Alberto Lacerda Pinto é médico formado pela UNIRIO em 1979. Professor aposentado da Universidade, seguiu atuando no ensino superior em outras instituições, como Unifoa e Unifeso. Com formação e experiência nas áreas de Fisiologia e Farmacologia, contribuiu amplamente para a formação de profissionais da saúde ao longo de sua carreira docente.
Maria Mazzarone é médica formada pela UNIRIO, com residência em Pediatria e título de especialista na área. Atua como professora adjunta na disciplina de Pediatria da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. Com vasta experiência em saúde da criança e do adolescente, também atuou como médica do Ministério da Saúde e participou de eventos de formação internacional, como o workshop realizado na Universidade do Porto.
Confira a sessão na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=xX7GQSiEwrY